Inscreva-se no Canal

Como conseguir focar no trabalho e nos estudos

Existem condições psicológicas que podem nos impedir de focar com precisão. O Transtorno do Déficit de Atenção, por exemplo, é uma dessas condições.

Por isso: se você sente que precisa de ajuda médica, não pense duas vezes antes de procurar um especialista.

Se esse não for o seu caso – ou se você simplesmente quer algumas dicas práticas para parar de viajar no trabalho ou sentir aquela urgência em contar os pelos do braço em vez de concluir um projeto, nós temos alguns segredos para compartilhar:

Encontre inspiração em tudo o que faz

Trabalhos mais braçais, por exemplo, são mais fáceis de serem concluídos porque o ritmo é mecânico e quase automático.

Trabalhos que exigem um raciocínio mais elaborado são os mais passíveis de distrações, então, para tentar fugir delas, tente encontrar algo inspirador em tudo o que faz.

Para estimular seu desejo em completar uma tarefa, pense que, ao completá-la, ela vai ser sua e, por isso, concluir o projeto com empenho vai ser importante para o seu ego e carreira.

Escolha uma cadeira confortável e organize sua mesa

Se a sua cadeira não for confortável, você, logicamente, vai se sentir desconfortável. Deixando o óbvio de lado, é só pensar: você vai passar horas sentado, então, seu corpo não pode ter distrações como uma dor na coluna, uma fisgada atrás do joelho e nem um mal jeito na região do pescoço.

Manter a mesa organizada também vai te ajudar a manter o foco. Quando não há bagunça ou itens demais para te distrair, trabalhar fica bem mais fácil.

Tire as distrações do seu computador

Separe seus projetos em pastas, organize seu trabalho de uma forma prática e se livre de distrações: quer uma dica? Se acessar as redes sociais for um hábito muito difícil de largar, ative o alarme do seu celular para tocar a cada três horas e só acesse seu Facebook nesse momento.

Mantenha garrafas de água por perto

Além de ser saudável, a água vai te ajudar a manter o foco. Quando você começar a se sentir inquieto, beba um pouco de água e volte ao trabalho.

Nem sempre a fome que você sente é realmente fome, sabia? Muitas vezes, seu cérebro pode confundir, inclusive, a sede com o desejo por doces. Por isso, é interessante manter uma garrafa de água sempre por perto.

Tenha algo para beliscar

Além da água, é importante ter petiscos por perto quando estiver trabalhando. Nada muito gorduroso ou doce: invista em barrinhas de cereal e torradas, por exemplo.

Beliscar esse tipo de coisa na sua área de trabalho vai te ajudar a manter o foco – afinal, estômago vazio nos impede de raciocinar – mas, na hora de almoçar e jantar, é importante sair da frente do computador.

Faça listas

Listas ajudam demais! Eu, por exemplo, costumava ser um pouco desorganizada e sempre ficava desesperada no trabalho por achar que não estava produzindo o suficiente ou não teria tempo para concluir o necessário.

Quando eu comecei a fazer listas, isso mudou drasticamente e eu me tornei menos ansiosa. Criar listas diárias com os afazeres do dia, ou com a ordem de obrigações que você precisa seguir para concluir seu projeto, é um excelente passo para não pirar no caminho.

Mantenha a lista por perto – de preferência em sua área de trabalho – e trace cada ponto depois de finalizar a obrigação. Além da incrível sensação de alívio gerada pelo risco, você também vai começar a visualizar a sua rotina.

Saiba priorizar suas tarefas

Este é outro ponto fundamental. Para ser produtivo, é preciso priorizar as tarefas e focar onde gastar sua energia: as obrigações mais difíceis devem ser as primeiras; as mais fáceis, as últimas.

Esse método te ajuda a manter o foco e também dedicar mais energia ao que é mais importante, em vez de chegar na tarefa mais complicada cansado de um dia todo de trabalho.

 

Fones de ouvido são aliados

Mesmo que nada esteja tocando, colocar os fones de ouvido é uma estratégia excelente para aprimorar sua concentração. Além de reduzir as chances de que alguém venha conversar com você, você também consegue isolar, pelo menos um pouco, o som ao redor.

Se você quiser ouvir algo, escolha músicas que estimulem a concentração em vez de atrapalhar. Uma playlist com música instrumental é sempre uma boa escolha.

Seja invisível, mas compartilhe seus horários com seus colegas

Não adianta todo esse esforço se você se esforçar sozinho: quando você estiver focado em uma tarefa, seus colegas de trabalho, de escola ou sua própria família precisa respeitar o processo.

Se pra você, ficar focado é algo muito difícil, é melhor criar horários no dia para conversar, andar pelo escritório e jogar papo fora.

O modo avião do seu celular é seu aliado. Mantenha o aparelho desconectado da internet, se possível, e estipule horários para se conectar e ver as notícias. Aquela sensação de que “alguém pode falar comigo a qualquer hora” é péssima e, mesmo sem perceber, você é afetado por ela.

Se você estiver trabalhando dentro de um prazo, converse com seu supervisor e peça para ele, se possível, não falar com você enquanto você não entrega a tarefa. Mesmo sem cobrança, o simples fato dele aparecer e discutir o tema – se não for necessário, é claro – pode atrapalhar sua concentração.

Organize seus e-mails e fique longe das redes sociais

Já demos a dica lá em cima: estipule horários para acessar suas redes sociais. Quanto aos e-mails: escolha um momento do dia para respondê-los e organizá-los.

Muitas pessoas ficam ansiosas e, mesmo sem entender, angustiadas com a caixa de e-mail lotada. Isso atrapalha a concentração e, para resolver esse problema, tente separar seu e-mail em seções de “trabalho”, “família” e “lazer”, por exemplo.

Depois, filtre a ferramenta para receber apenas e-mails de trabalho na hora do trabalho.

Os e-mails que você puder responder no fim do dia, responda somente no fim do dia. Aqueles que precisam ser respondidos com urgência devem ser prioridade.

Reorganize seu celular

Além de seguir as dicas que demos anteriormente, você também pode organizar os aplicativos do seu celular de um jeito que impeça distrações: coloque os aplicativos em caixas separadas e deixe os mais propícios a chamar sua atenção em uma seção separada do telefone.

Essas dicas certamente vão te ajudar no dia a dia. Mas lembre-se: você precisa tirar pequenos intervalos para conseguir manter a concentração na tarefa.

Surtar e querer terminar tudo em um curto período de tempo pode resultar em um trabalho não tão bom, então, é melhor programar o seu dia para tirar pausas.

Meditação ajuda – sim, ajuda mesmo, e pequenos prêmios também. Por exemplo: conseguiu concluir uma etapa? Aí você pode acessar o Instagram. Conseguiu concluir outra parte? Agora você pode jogar uma breve partida de Clash of Clans no banheiro.

Enfim, crie suas regras e siga o processo. Isso é o mais importante!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »