Inscreva-se no Canal

Como chegar em uma mulher tímida

A timidez nos impede de realizar grandes conquistas. Sugerir uma ideia ótima durante uma reunião, por exemplo, parece uma tarefa impossível para quem é muito tímido.

Conseguir convidar uma mulher para sair, então, é um martírio para vários homens tímidos. Muitos, aliás, acreditam que é bem mais fácil ser uma mulher tímida do que encarar essa característica sendo um homem.

Falando como uma mulher tímida, eu garanto: isso não é verdade. A timidez paralisa uma mulher tanto quanto paralisa um homem e, por mais que você tente argumentar dizendo que, com a gente, a timidez é uma característica meiga, nós sabemos que ela não é.

Mulheres tímidas perdem milhares de oportunidades, perdem a chance de crescer na carreira, abrem mão de falar com aquele cara que elas gostam por medo da rejeição e também acabam evitando conhecer lugares novos.

Durante a faculdade, por exemplo, eu já deixei de cumprimentar alguém fundamental para o meu networking por timidez. Também pareci mal educada ao responder perguntas de desconhecidos quando, na verdade, eu só estava extremamente tímida.

Depois de anos tentando resolver esse problema, posso garantir que não perdi completamente a timidez, mas sei burlar seus sinais e fingir que ela não me afeta. Então, se você quer conseguir conversar e até ficar com uma mulher tímida, eu tenho ótimas dicas para te dar.

Tenha paciência

Tenha paciência

Pode parecer difícil diferenciar uma mulher que está realmente desinteressada de uma mulher que é tímida e não sabe como responder um flerte.

Realmente, não é fácil. Mas eu já passei por isso e posso te explicar alguns sinais significativos: se você se aproximar da garota e notar que ela tem certa dificuldade em te olhar nos olhos por muito tempo, por exemplo, pode ter certeza que ela está incomodada com a situação.

Mas, para descobrir se esse incomodo é causado pelo desinteresse em falar com você ou é fruto da timidez, siga outra dica: comece a conversa perguntando coisas básicas e sendo simpático, elogie a roupa dela, faça perguntas sobre o lugar onde vocês estão, demonstre interesse nesses pequenos detalhes e veja como ela reage.

Se ela continuar respondendo as suas perguntas, preste atenção na maneira que ela fala. Se ela parecer que está olhando para os lados na procura de outra pessoa, ou se ela responder de forma ríspida ou olhando para trás dos seus ombros, é bem provável que ela só quer sair da sua frente.

Mas, se ela responder as perguntas olhando para baixo ou intercalando os momentos em que te olha nos olhos com momentos em que observa as próprias mãos ou algo que está bebendo ou segurando, é provável que ela seja apenas tímida.

Você vai sentir a diferença e, quando sentir, deixe-a confortável para que ela não se sinta pressionada.

Faça com que ela se sinta a vontade

Faça com que ela se sinta a vontade

Não há nada pior do que se sentir intimidada ou pressionada. Mulheres tímidas sentem isso com mais facilidade – acredite, eu sei – e, por isso, você tem que redobrar sua atenção na hora de conversar.

Essa dica deveria valer para qualquer (repito: qualquer) abordagem, independente da garota ser tímida ou não, mas, vamos lá: não seja apressado. Mesmo se vocês estiverem em uma balada e você percebeu que ela trocou olhares com você durante a festa, não vá com muita sede ao pote.

Puxe assunto sobre coisas que você percebeu que ela gosta para deixá-la mais tranqüila e faça com que ela se sinta conversando com um amigo. Por exemplo: ela está usando uma camiseta com a estampa de algum filme ou seriado? Fale sobre isso.

Você gosta da música que está tocando? Pergunte para ela se ela gosta e, independente da resposta, comente alguma curiosidade ou fale sobre a banda.

Se a garota tímida trabalha ou estuda no mesmo lugar que você, você pode usar o mesmo tipo de abordagem. Na verdade, isso fica ainda mais fácil se você vê a garota com freqüência!

Preste atenção ao redor

Preste atenção ao redor

Essa dica é muito importante, eu costumava entrar em pânico quando alguém do trabalho que eu não conhecia direito falava comigo quando eu estava sozinha na copa do escritório, por exemplo.

O primeiro contato é mais tranquilo e confortável se acontecer em um ambiente com mais pessoas. Por exemplo: a garota senta do seu lado na sala? Então, use o velho truque de pedir algo emprestado e puxe assunto. Comente sobre o professor, a aula, a matéria, enfim. Faça-a sentir a vontade com o conforto de ter amigas e conhecidos por perto.

Mas, aqui vai outra dica: algumas garotas tímidas não gostam de serem abordadas em público porque ficam sem graça com os olhares de outras pessoas. Então, quando conversar com ela na frente dos outros, tenha certeza que ninguém vai se intrometer no papo.

Timidez não é falta de confiança

Tenha isso em mente quando começar uma conversa com uma garota tímida. A gente sente quando o cara acha que somos fáceis de conquistar porque acreditam que timidez é sinônimo de baixa autoestima.

Essa atitude é perceptível quando um cara começa a falar com a gente e, ao perceber nossa timidez, joga o corpo para cima. O típico exemplo disso é aquela cena clássica: a garota tímida encostada na parede e o cara com a mão apoiada na parede logo em cima da cabeça dela.

Nunca faça isso.

Aliás, nunca confunda timidez com arrogância. Mulheres tímidas demoram para se abrir e para conversar mas isso é natural, não é sinal de que elas se acham superior ou melhores.

Quando conversar com uma mulher tímida, tente não parecer nervoso ou ansioso. Isso pode deixar tudo ainda mais esquisito, afinal, se ela já for tímida, vai ficar ainda mais ao perceber que você está sem graça.

Mantenha a conversa rolando, mas não seja invasivo

Mantenha a conversa rolando, mas não seja invasivo - Crédito: Shutterstock

Se você sentiu que ela deu abertura e a conversa começou, não deixe a conversa morrer porque ela não está puxando assunto.

Mas, quando fizer isso, tome cuidado para não ser invasivo e perguntar coisas demais sobre a vida dela. Isso com certeza vai afastá-la e deixá-la ainda mais fechada.

Garotas tímidas – assim como qualquer garota, vamos combinar – gostam de rir. Então, seja bem humorado e deixe-a confortável. Você não precisa ser um palhaço e fazer piadas o tempo todo, mas fazer comentários sobre o ambiente em que estão de uma forma bem humorada é uma boa ideia.

Tome cuidado com o contato físico, a gente se sente bem intimidada quando um homem coloca a mão no nosso braço ou encosta na gente sem a nossa permissão. Quando não houver intimidade, ou se a gente não der abertura, mantenha suas mãos afastadas.

Esses são só os primeiros passos! Quando ela se abrir e começar a confiar em você, o relacionamento vai fluir naturalmente.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »