Inscreva-se no Canal

8 sinais de que você precisa pular fora da sua zona de conforto

Zona de conforto é um termo bastante relativo. Cada um tem a sua e, é óbvio, cada um enxerga sua segurança de uma maneira diferente. Por exemplo: para mim, segurança é sinônimo de casa própria e emprego fixo. Para você, segurança pode ser viver de aluguel e trabalhar como freela.

+ Ninguém é obrigado a sair da zona de conforto para ser feliz 

Como cada um enxerga o conforto de uma maneira diferente, nós não vamos listar coisas ou comportamentos para determinar a sua zona de conforto. Nós vamos listar sentimentos e pensamentos que normalmente indicam esse estado de espírito tão temido por tanta gente.

Mas, antes disso, a gente precisa dizer uma coisa: hoje em dia, estar na zona de conforto é uma situação completamente imperdoável e deprimente. Todo mundo acredita que sair da zona de conforto é uma obrigação de qualquer ser humano e que se você não quer sair da sua, você é medroso e nunca vai ser alguém na vida.

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Não é bem assim.

Algumas pessoas amam correr atrás do desconhecido e sentem o desejo de explorar cada parte do mundo, correr riscos, apostar em coisas e empregos novos. Outras, entretanto, gostam e sentem prazer de manter a tranqüilidade e não inovar: curtem a ideia de ficar no mesmo emprego por anos, gostam da perspectiva e da segurança de um contrato CLT e também não se importam de fazer uma viagem longa a cada dois anos e conhecer algum canto novo do Brasil apenas nas férias coletivas.

O problema começa quando essas duas pessoas trocam de lugar. Quando aquele que precisa e deseja viver em constante mudança se vê no lugar de alguém que gosta de levar uma vida tranqüila e sem mudanças drásticas.

Descubra os oitos sinais dessa zona de conforto e pense: se você sente alguma dessas inquietações, provavelmente se encaixa no grupo citado acima, afinal, quem está feliz na zona de conforto não vai levantar os próximos questionamentos e nem sentir as emoções listadas abaixo:

Você está infeliz e não tem certeza do motivo

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Surpreendentemente, tudo ao seu redor está funcionando da maneira que deveria. Mas, por algum motivo, você sente que falta algo na sua vida. Você não fica feliz ao perceber que tudo está tranquilo e comum, seu corpo parece querer algo diferente, talvez uma nova experiência ou um novo desafio.

Você duvida de si mesmo

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Você não se acha bom o suficiente ou capaz o bastante. Consequentemente, você vive se questionando e sente que a sua auto-estima está baixa. Você se empolga com o que novos desafios podem te trazer porque eles provariam a sua capacidade, mas você tem medo de mudanças e se sente inseguro em arriscar.

Você se sente estagnado

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Você está há tanto tempo preso no mesmo lugar que se tornou entediado com tudo o ao seu redor; não acredita que está crescendo e não vê nenhum novo aprendizado ou evolução na sua frente. Tudo está dando certo mas, infelizmente, você vive uma crise porque não está fazendo o progresso que sua personalidade merece.

Você não consegue se lembrar da última vez que tentou algo novo

Já faz um tempo que você não é desafiado e você nem se lembra da sensação da adrenalina correndo nas suas veias. O pior de tudo é que você amava isso mas, por algum motivo, esqueceu da sensação e deixou tudo para trás.

Você raramente conversa com estranhos

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Conhecer gente nova? Fora de questão. Aquele frio na barriga que é normal nesse tipo de situação te dominou e você tem medo de como as pessoas vão reagir se você falar com elas, afinal, você não quer correr o risco de encarar uma reação diferente das reações que você já está acostumado de receber das pessoas que já conhece.

Então, prefere manter o mesmo ciclo de pessoas ao seu redor e não arriscar uma rejeição.

Você diz “não” quando é convidado a fazer algo novo

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Qualquer coisa que não está relacionada com o que você já está fazendo parece arriscada demais. Você reage de maneira negativa a tudo o que está fora da sua área de interesse e amaria ver qualquer uma dessas tarefas direcionada para outra pessoa.

Você procrastina demais

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

Tudo chega até você e você não faz esforço algum para alcançar nada. Entretanto, nada parece perfeito. Você sente que algo está te puxando para trás mas não está disposto a mudar isso. Em vez de agir, você cria desculpas e reclama de como as coisas acontecem na hora errada.

As frases que começam com “um dia eu…” são suas favoritas. Um dia você vai terminar de ler aquele livro, um dia você se matricula na academia, um dia você começa o curso de inglês, enfim, você vive repetindo esse tipo de coisa e nunca conclui nada.

Você constantemente usa as palavras “se” e “quando”

Sinais de que você precisa sair da sua zona de conforto

As palavras negativas não são suas favoritas, mas você se pega usando elas algumas vezes no dia. Por exemplo: “eu não posso” ou “eu não vou fazer” são frases freqüentes na sua vida e, por mais que você não perceba o impacto delas, são elas que te prendem na sua zona de conforto. Essas palavras te deixam seguro, te protegem e, por isso, seu subconsciente não permite que você as abandone.

Então, qual o próximo passo?

Perceber que você precisa sair da zona de conforto já é o primeiro passo. O próximo é realmente se expor aos limites e ultrapassá-los. Pode parecer assustador, mas não precisa ser tudo de uma vez. O mais importante você já fez!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »