Inscreva-se no Canal

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

O marketing pessoal usa os princípios comerciais e de marketing social para nos ajudar a alcançar os objetivos que escolhemos para nós mesmos – ele é uma ferramenta poderosa que realmente pode ajudar sua vida.

Assim como o plano de marketing de uma empresa, seu plano deve conter os mesmos elementos e o mesmo rigor. Se você levar o seu desenvolvimento pessoal tão a sério quanto uma empresa bem sucedida, ele vai valer a pena. Ao preparar seu plano, considere o seguinte:

Seus objetivos: A primeira prioridade de qualquer plano é ser claro sobre o que você pretende alcançar. Você quer ser promovido no seu trabalho atual? Encontrar um novo? Iniciar uma empresa? Cada um desses objetivos requer uma estratégia diferente, então decida o que deseja primeiro e depois planeje como chegar lá.

Seu produto: O produto aqui é você e, embora possa ser difícil refletir honestamente sobre você em relação à concorrência, é necessário entender como se posicionar. As marcas fazem isso para decidir qual cliente eles devem abordar e como alcançar esse cliente. Esta etapa requer pesquisa, mas o LinkedIn, por exemplo, torna isso mais fácil. Encontre as pessoas que estão fazendo o trabalho que você deseja fazer e veja o que eles estavam fazendo quando estavam no mesmo estágio da carreira que você. Se você acha que te falta algo, como um idioma ou uma qualificação, você pode começar a resolver esse déficit.

Prazo: quando você descobrir o que deseja e quais lacunas precisa preencher para alcançar esse objetivo, você precisa definir uma linha de tempo realista. Certifique-se de ter marcos regulares. Não adianta dizer: “Em cinco anos vou começar uma empresa”, se você não tem idéia do que você vai fazer nos próximos seis meses. As empresas listadas publicamente relatam seus resultados em uma base trimestral e você pode fazer o mesmo – seja para si mesmo ou para as pessoas ao seu redor.

Orçamento: pense em quanto você está disposto a investir nisso, não apenas em termos monetários, mas também em termos de tempo e energia. Se você reconhecer que o que você está procurando é difícil, como, por exemplo, fazer um curso mais caro ou difícil de acessar, ou começar uma empresa, então você pode decidir se você está preparado para o inevitável estresse e os sacrifícios que vai encarar.

Como melhorar seu marketing pessoal

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Agora que já demos dicas mais abstratas, vamos ser diretos e dizer como melhorar o seu marketing pessoal de acordo com as dicas de especialistas. Depois de trabalhar décadas como atriz e diretora de teatro, Bruna Gasgon quis mudar sua carreira. No fim dos anos 1980, várias empresas perceberam a importância de treinar a desinibição e a desenvoltura em seus funcionários e, por isso, passaram a contratar atores para dar palestras e workshops sobre esses assuntos. Bruna fez parte dessa leva de atores e se destacou.

Com isso, a atriz ganhou bastante exposição na mídia e suas palestras passaram a ser cada vez mais procuradas. Hoje, ela segue no mundo corporativo, seja por meio de seus livros de dicas, ou através de suas palestras, workshops e cursos sobre as relações de trabalho. Entre suas estratégias, está o marketing pessoal.

Em entrevista para a revista Época Negócios, ela deu 8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal – ou seja, ela compartilhou as melhores maneira de promover sua imagem, conteúdo e trabalho para se destacar em qualquer lugar:

Seja pontual

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Se o compromisso é às 15h, por exemplo, chegue com 15 minutos de antecedência. De acordo com Bruna, nas seleções de elenco para o teatro, a avaliação dos atores começava pelo horário que eles chegavam. Os atrasados já estavam eliminados: “Isso é um grande diferencial competitivo, pois as pessoas sabem que dá para contar com quem é pontual”, afirma.

Construa seu personagem

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Esteja preparado: “A construção do personagem, ou seja, a preparação, te blinda.” Para isso, é necessário também se adequar ao ambiente e às pessoas com que você precisará que lidar. Se você estiver participando de uma reunião com executivos importantes, por exemplo, esteja vestido a altura e evite o uso de gírias, por exemplo. “Quando você trabalha em uma empresa, você afeta o nome e a credibilidade dela pela sua apresentação”, explica.

Nunca perca a naturalidade

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Além de conhecer o assunto sobre o qual você está tratando e saber lidar com outras pessoas, a naturalidade das suas reações constrói sua credibilidade profissional. “Se você é uma pessoa divertida e descontraída, mantenha essas características. Ninguém deve forçar algo que não é, apenas se prepare muito de acordo com o ambiente e a situação.”, pontua.

O cliente não tem nada a ver com os seus problemas

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Bruna garante: “Seu mundo pode estar desabando, mas o cliente não tem nada a ver com isso. As pessoas precisam seguir o exemplo dos comissários de bordo, que são cordiais e já estão arrumados e prontos para o trabalho quando os passageiros chegam.”

Não se acomode

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

É comum ficar em uma zona de conforto depois de passar muito tempo na mesma empresa. No entanto, segundo Bruna, “se acomodar é bloquear seu desenvolvimento e crescimento profissional”. É preciso sempre se manter motivado e, para isso, ela sugere que o funcionário se pergunte sua relevância para o cargo, para os colegas de trabalho e para a empresa. “Pergunte-se ‘como eu gostaria que as pessoas me vissem? Como posso melhorar meu desempenho em minhas funções?’. Tem que ver até que ponto você pode fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente nas de seus clientes. Tomar consciência disso, já é meio caminho andado”, explica.

Estimule sua criatividade

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

É fundamental se manter criativo e, para isso, você precisa ler, ver filmes, séries e se manter conectado. “Faça um curso atrás do outro, mesmo que não tenha a ver com a sua área, isso abre seu leque de visão e aumenta suas possibilidades”, afirma Bruna. Estimulando sua criatividade, você se mantém motivado e, consequentemente, fica mais produtivo.

Tenha tato

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Trate as pessoas com carinho e cuidado. “Cada pessoa da equipe é um indivíduo, é necessário ter tato e tratar as pessoas de acordo com suas características individuais”, diz Bruna. Para os líderes, a dica vai além, o ideal é que façam elogios na frente da equipe e correções em particular.

Conheça bem a si mesmo

8 dicas de ouro para melhorar seu marketing pessoal

Conheça suas falhas, limites e pontos fortes. Saiba administrar os dois pontos primeiros e explore os últimos. “Quanto melhor ser humano eu for, melhor profissional serei. Se eu me conhecer bem, saberei lidar comigo e com os outros”, diz a especialista.

Depois dessas dicas, você certamente vai se tornar um profissional melhor!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »