Inscreva-se no Canal

7 dicas práticas para dormir melhor

Uma má noite de sono não te deixa apenas indisposto no dia seguinte: dormir mal pode afetar sua memória, seu humor e a qualidade do trabalho que você faz.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, quem não dorme por pelo menos 6 horas por dia tem o triplo de risco de sofrer um acidente de carro por dirigir com sono, a fome também aumenta e o metabolismo fica mais lento. Além disso, quando não dormimos bem, as regiões emocionais do cérebro ficam até 60% mais ativas, o que pode provocar reações e emoções mais descontroladas e inadequadas. Um estudo realizado pela Universidade de Califórnia e a Escola Médica de Harvard em 2007 provou essa teoria.

Outro estudo publicado pela Harvard Health Publications garante que a falta de uma boa noite de sono está relacionada ao aumento da hipertensão, obstrução das artérias e problemas cardíacos.

Ou seja: você precisa dormir bem. Mas como? Veja 7 dicas práticas para dormir melhor:

Evite cafeína e bebida alcóolica perto da hora de dormir

7 dicas práticas para dormir melhor

Não tomar café antes de dormir é uma dica meio óbvia, certo? O problema é que muita gente toma café com leite no fim da tarde e acha que vai conseguir dormir bem de noite. Isso não acontece sempre, e seu sono pode ser prejudicado. Então, por volta das 17h, é melhor cortar o café. Aliás, o melhor é evitar o consumo excessivo de cafeína ao longo do dia.

Por outro lado, tem quem acredite que beber antes de dormir facilita as coisas e pode ajudar o sono a chegar. A verdade é que beber antes de dormir vai te fazer apagar, mas não vai te fazer descansar. O álcool prejudica a qualidade do sono, é por isso que no dia seguinte, mesmo depois de dormir umas 8 horas, você ainda vai estar cansado se tomou um porre na noite anterior.

Fique no escuro completo

7 dicas práticas para dormir melhor

Por mais que você acredite que está dormindo bem quando dorme com a tv ligada ou com alguma luz acesa, você não está. Seu cérebro não consegue descansar completamente com resquícios de luminosidade porque seu corpo continua em alerta. Isso é consequência da nossa evolução. Então, para uma boa noite de sono, fique completamente no escuro e tire qualquer aparelho que emita luminosidade de perto de você.

Vá se desligando antes de deitar

7 dicas práticas para dormir melhor

Porém, a luminosidade não interfere apenas quando você dormiu, ela também interfere antes. Não adianta ficar conectado, desligar o celular e achar que você vai dormir bem ou pegar no sono logo depois. O ideal é “ir se desligando” antes de realmente se preparar para dormir.

O mesmo vale para qualquer contato com a tecnologia. Deixe seu celular de lado pelo menos uma hora antes da sua hora de dormir, o mesmo vale para o computador.

Desligue os aparelhos

7 dicas práticas para dormir melhor

Além de se desligar dos aparelhos, é importante desligar os aparelhos antes de dormir.

Desligue o computador, a TV e tente deixar seu celular no modo avião ou no silencioso antes de deitar. Isso vai te ajudar a não ser interrompido, mesmo que de forma subconsciente, enquanto dorme.

Deixe o celular de lado

7 dicas práticas para dormir melhor

Como já falamos, é importante parar de mexer no celular pelo menos uma hora antes de deitar para dormir. Além de te ajudar a relaxar, você não vai pegar no sono com alguma preocupação em mente ou com alguma conversa não finalizada na cabeça. Você vai sentir a diferença no dia seguinte porque com certeza vai acordar mais disposto.

Use roupas confortáveis

7 dicas práticas para dormir melhor

Roupas para dormir não são desenvolvidas por luxo. Se você for deitar com uma roupa apertada, uma cueca justa ou uma roupa que te incomode de alguma forma durante a noite, é bem provável que você não tenha um sono contínuo e sua mente não relaxe completamente.

Cuidado com a alimentação

7 dicas práticas para dormir melhor

Se você for comer algo antes de ir dormir, preste atenção e veja se são alimentos ricos em magnésio ou proteína magra. Alguns estudos apontam que o magnésio pode ter um papel importante na qualidade do sono. Já uma comida rica em proteínas geralmente contém triptofano – aminoácido que aumenta os níveis de serotonina – o que ajuda no sono.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »