Inscreva-se no Canal

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Quando somos novos, acreditamos que só o amor é suficiente para salvar e manter qualquer relacionamento. Porém, isso não é verdade, e a vida não demora muito tempo para te mostrar isso. Um relacionamento é construído com base em outros pilares além do amor – e muitas vezes eles são ainda mais importantes para manter a estrutura e impedir que o casal desabe.

O amor é importante, é claro. Mas ele sozinho não sustenta um namoro ou casamento por muito tempo. Por quê? A resposta é simples: a vida real vai além do amor.

Pense nos seus sonhos por um instante. Você tem algum sonho muito grande na vida? Ter um filho, por exemplo, trabalhar viajando e viver na estrada ou, quem sabe, morar em outro país? Esses sonhos são os mesmos sonhos da pessoa que você ama? Ou você estaria disposto a abrir mão deles para ficar com quem você gosta?

E as suas morais, quais são? Você tem princípios dos quais não abdicaria? Você crê em comportamentos ou ideais que são completamente opostos aos ideais da pessoa que você ama? Não estamos falando de visões políticas diferentes, ou times de futebol diferentes. Estamos falando de coisas bem mais sérias e significativas, como, por exemplo, você acreditar que determinado comportamento é uma falha de caráter, e a outra pessoa exercer exatamente esse comportamento porque ele faz parte de quem ela é.

Quer saber o que mais é importante para sustentar um relacionamento além do amor? Então, fique atento aos 6 pontos que analisamos abaixo:

Compatibilidade

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Todos têm uma maturidade diferente, e a compatibilidade de maturidade é importante para ter um bom relacionamento. Basicamente, a maturidade é algo que alcançamos quando consolidamos um conjunto de pontos de vista e crenças sobre as coisas. Eles podem ser categorizados em valores pessoais, filosofias de vida e visão de mundo que são de nível pessoal, nível social e nível mundial, respectivamente.

Só porque você se apaixonou por alguém não significa necessariamente que essa pessoa é uma boa parceira para a sua vida. O amor é um processo emocional; a compatibilidade é um processo lógico.

É possível se apaixonar por alguém que não nos trate bem, que nos faça sentir pior em relação a nós mesmos, que não nos respeite e que tenha uma vida tão bagunçada e perigosa que nos arraste para baixo também.

É possível se apaixonar por alguém que tenha diferentes ambições ou objetivos de vida que são contraditórios para a gente. É possível amar alguém que tenha diferentes convicções filosóficas ou visões de mundo que chocam com nosso próprio senso de realidade.

É possível se apaixonar por alguém que acabe com a nossa felicidade.

Pode parecer paradoxal, mas é verdade.

Amadurecimento constante

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Um relacionamento saudável consiste no desejo de ver o outro feliz porque, ao ver o outro feliz, você fica feliz também. Por isso, as duas partes do relacionamento desejam crescer e amadurecer lado a lado.

A pessoa que está do seu lado deve querer te ver ser um indivíduo cada vez melhor, e vice versa.

No entanto, em primeiro lugar, temos que nos amar antes de amarmos os outros. O amor não é algo compromete nossas paixões e sonhos.

Portanto, não esqueça (ou comprometa) quem você é quando está apaixonado. Você ainda tem a vida dos seus sonhos para planejar, seus objetivos, sua missão na vida, seu negócio, e etc. Pense nisso com carinho: ou o amor é tudo que você precisa?

O amor pode fazer você se sentir melhor no seu relacionamento, inclusive te ajudar a refletir e ponderar seus problemas dentro dele, mas ele não é o bastante para solucionar esses problemas.

Crescemos acreditando naquela ideia de que quando alguém nos ama, essa pessoa muda quem ela é para nos agradar. Isso é uma mentira absurda e é um dos maiores problemas dentro dos relacionamentos. Na maioria das vezes, a pessoa não vai mudar porque ela é daquele jeito e não consegue ser alguém além de quem ela é.

Além disso, existem peças-chaves que nos constroem como seres humanos e que fazem parte do nosso caráter. Quebrar essas peças é quebrar quem somos, então, se você está com alguém que tem em sua essência traços de personalidade que não te agradam, é melhor terminar esse relacionamento e procurar alguém que seja diferente.

O amor é muito poderoso, sim. Ele pode mudar uma pessoa para melhor, porém, isso vai depender do seu conceito sobre o que é melhor ou pior: muitas vezes a pessoa pode ter princípios diferentes dos seus, mas isso não a torna uma pessoa ruim, então, por que ela precisaria mudar?

Amadurecer é uma coisa, mudar a personalidade é outra completamente diferente.

A noção de que um relacionamento não é uma competição

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

O amor não é uma relação de negócios, e você precisa ter isso em mente. Não devemos medir a quantidade de amor que damos e comparar com a quantidade de amor que recebemos em troca – como se amor pudesse ser medido e mensurado.

Todo relacionamento saudável é uma via de duas mãos onde os dois precisam ganhar para o namoro ou casamento funcionar. Isso significa que ambos se beneficiam do relacionamento. No final do dia, os dois precisam estar felizes com o que alcançaram. No final do dia, todas as queixas precisam ter sido abordadas, e, depois de uma briga ou discussão, todos os pontos precisam ter sido resolvidos.

Respeito próprio e mútuo

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Para fazer o relacionamento funcionar, às vezes, os dois precisam sacrificar algumas coisas. No entanto, o amor nem sempre vale alguns sacrifícios. O tipo de sacrifício mais simples, como acompanhar a sua namorada em um jantar cujo prato principal é algo que você odeia, ou sair com aqueles amigos dela que você não gosta tanto, é o mais fácil, e também é importante para manter um relacionamento funcionando. Porém, o tipo de sacrifício cuja base é sacrificar a sua identidade em prol do seu relacionamento não é legal. É perigoso e desrespeitoso.

Quando um relacionamento exige sacrificar a sua auto-estima, a sua dignidade, seu corpo, as ambições e o propósito da vida, esse relacionamento não é saudável. Um relacionamento amoroso é deve complementar a nossa identidade individual, não prejudicá-la ou substituí-la. Se nos encontramos em situações em que estamos tolerando um comportamento desrespeitoso ou abusivo, então estamos permitindo que nosso amor nos consuma e nos negue, e se você não tomar cuidado, ele pode acabar com você.

Comunicação

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Para ter um relacionamento amoroso saudável baseado em honestidade e empatia, a comunicação é inevitável. Muitas pessoas não sabem como comunicar suas necessidades, e isso é um problema tremendo.

Sua namorada por acaso é uma psicóloga? Vidente? Mágica? Por que você acredita que sua namorada deve saber intuitivamente o que você precisa sem você ter que dizer nada?

Comunicação é fundamental. Em primeiro lugar, você tem que entender que você tem o direito de pedir as coisas que você precisa. Não tenha medo de deixá-la conhecer seus pensamentos, porque essa é a sua responsabilidade consigo mesmo.

Se você tem dificuldades com isso, tente começar expressando uma pequena necessidade e depois parta para as coisas mais importantes.

Todo mundo tem suas próprias “peculiaridades”, e é normal, com o tempo, descobrir algumas particularidades com as quais você não concorda. Então, converse com a outra pessoa e explique seu ponto de vista. Se essa particularidade não for inerente ao caráter e parte da personalidade da outra pessoa, é provável que, juntos, vocês consigam mudar e resolver o problema.

Porém, mesmo que você comunique claramente as suas necessidades com a sua parceira, isso não significa que suas necessidades sempre serão atendidas – e tudo bem. Se essas necessidades não implicam em desrespeito, deixe pra lá. Pessoas são diferentes.

Mas lembre-se: você não deve se comunicar para ganhar uma discussão. Você deve se comunicar para garantir o amadurecimento e a felicidade de vocês dois como um casal. A importância da comunicação é ajudar a criar um relacionamento amoroso saudável com base na honestidade e na empatia.

Confiança

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Em um relacionamento, a confiança é sempre um dos ingredientes mais importantes, especialmente em um relacionamento amoroso. Você precisa entender que a outra pessoa é uma pessoa independente como você, ela tem seu próprio círculo de amigos, vida, gostos e hobbies, e se ela quiser sair com as amigas, você precisa deixá-la ir, mesmo que ela não te conte cada papo que teve com as garotas sem a sua presença. O mesmo vale para você.

Porém, além de confiar na outra pessoa, você precisa confiar em você. As maiores crises de ciúme nascem da falta de confiança que temos em nós mesmos e, para construir essa confiança em você, você deve ser capaz de lidar com suas emoções negativas e traumas, e parar de refletir problemas do passado no seu relacionamento atual.

Sem confiança, qualquer relacionamento pode se tornar tóxico e extremamente prejudicial.

Por fim, entenda o amor

6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor

Por último, lembre-se: a única maneira de desfrutar plenamente do amor em sua vida é escolher fazer algo mais importante em sua vida do que o amor.

Você pode se apaixonar por uma grande variedade de pessoas ao longo de sua vida. Você pode se apaixonar por pessoas que são boas para você e por pessoas que são ruins para você. Você pode se apaixonar de maneiras saudáveis ​​e de formas não saudáveis. Você pode se apaixonar quando você é jovem e quando é velho. O amor não é único, e o amor não é escasso. Mas seu auto-respeito é, a sua dignidade é.

Você pode encarar muitos amores ao longo da sua vida, mas quando você perder o respeito por você, perder a sua dignidade ou sua capacidade de confiar em si mesmo e nos oturos, você pode se perder também.

O amor é uma experiência maravilhosa. É uma das maiores experiências que a vida tem para oferecer. E é algo que todos devem aspirar a sentir e apreciar.

Mas, como qualquer outra experiência, pode ser saudável ou insalubre. Como qualquer outra experiência, ela não pode nos definir e nem definir o nosso propósito de vida. Não podemos deixar ele nos consuma, não podemos sacrificar nossa identidade e auto-estima. Porque no momento em que fazemos isso, perdemos, ironicamente, a essência do que é amor.

O amor é mágico, mas não é o suficiente.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »