Inscreva-se no Canal

5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora

É difícil achar alguém que não curta superheróis: a maioria das pessoas que gosta pode não conhecer muito sobre o Batman ou o Homem Aranha, mas, mesmo assim, gosta de ver esses heróis no cinema.

+ Veja 5 quadrinhos do Batman que você PRECISA ler

Os filmes de superheróis nunca estiveram tão em alta quanto agora, mas esse universo é muito mais amplo do que vemos no cinema.

Se você acha que o que é mostrado na tela é o bastante, saiba que ler quadrinhos não é apenas uma forma de te fazer compreender melhor o que vê no cinema. A diversão de ler quadrinhos vai muito além disso e nós vamos te dar 5 razões pelas quais você deveria começar a fazer isso agora:

Te faz pegar o gosto pela leitura – ou melhorar seu ritmo

5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora

Como explica Scott McCloud em seu livro “Understanding Comics” – em tradução livre, “Entendendo Quadrinhos” – os quadrinhos ensinam nossos cérebros a ler e a digerir o texto nas lacunas, o espaço entre os quadros de uma página de quadrinhos.

Usamos nossa imaginação e conhecimento de padrões prévios para reunir partes de uma história que não são explicitamente desenhadas na página. De certa forma, nossas mentes se tornam a força motriz por trás da leitura de um quadrinho.

Ler HQs é a forma mais participativa de leitura, e seu cérebro aprende a ler de uma maneira totalmente diferente. Se você já leu alguma história da série Sandman de Neil Gaiman, você sabe que os quadrinhos não são apenas uma linha alinhada de caixas com arte e texto. Às vezes é preciso muita concentração para decodificar o que uma página gráfica diz, e ainda mais importante, qual é o subtexto dessa página.

Tente ler uma página de WATCHMEN de Alan Moore e de Dave Gibbons e dizer que ler HQs é fácil. Quadrinhos são arte: desde as letras até os desenhos e o roteiro.

Quando lemos quadrinhos, nos tornamos o diretor da história.

Quadrinhos são mais que histórias de superheróis

5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora

A mídia dos quadrinhos é ótima para contar vários tipos de história. O HQ “Maus”, por exemplo, conta a história do pai do autor que sobreviveu ao holocausto durante a segunda guerra mundial. Spiegelman prova que até as histórias mais horríveis e cruéis podem ser contadas no silêncio dos desenhos.

Na HQ, os judeus são retratados como camundongos, os norte-americanos são cachorros e os nazistas são gatos. Para entender a poesia disso, você precisa ler.

Esse quadrinho é apenas um exemplo das várias HQs que relatam temas mais densos e profundos do que briga de superheróis e, na verdade, se você for atrás, vai encontrar muitos quadrinhos da Marvel e da DC que, mesmo utilizando o universo dos heróis, narra temas mais sérios.

Se o seu negócio é superherói, os quadrinhos realmente te fazem mergulhar nesse universo

5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora

Quando você começa a ler uma série de quadrinhos, você vai entender que o universo dos heróis é praticamente infinito. Não há apenas uma história, vários autores podem contar a história do mesmo herói sob diferentes perspectivas. Além do roteiro ser diferente, a arte também pode mudar já que os traços mudam de acordo com o artista. Neil Gaiman, por exemplo, contrata vários artistas diferentes para cada quadrinho.

Quando você começa a ler HQs, percebe coisas que os filmes de heróis não mostram. Por exemplo, o primeiro amor do Peter Parker não foi a Mary Jane, foi a Gwen Stacy – e isso não foi inventado apenas para a última série de filmes dirigida por Marc Webb.

A origem dos heróis também varia bastante e o único jeito de você entender é lendo as versões diferentes para, na sua mente, criar uma combinação que faça sentido.

Quadrinhos conectam as pessoas

5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora

A sensação de unidade entre os fãs é tão incrível que você vai querer mergulhar cada vez mais nesse mundo. O clima, por exemplo, causado pela comoção global durante o último episódio de Game of Thrones ou no lançamento da nova temporadad e Walking Dead é incrível, não é? Então, é isso que um fã de quadrinho sente quando está perto de outras pessoas que também curtem esse mundo.

Você lê

5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora
Simples assim: se você curte ler ou quer desenvolver seu hábito pela leitura, os quadrinhos são uma mídia emblemática, incrível e inesgotável de arte em texto e imagem. Você nem precisa comprar as HQs em forma física – apesar disso ser bem mais legal, afinal, dá pra ler quadrinhos em e-readers e também em sites especializados.

Se você acha que lê pouco ou quer dar um tempo entre os livros mais densos, os quadrinhos são excelentes alternativas pra manter sua mente funcionando e sua imaginação fluindo.

E aí, foi convencido?

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »