Inscreva-se no Canal

12 Coisas pra lembrar se você gosta de alguém que sofre de ansiedade

Tá aí um assunto delicado: ansiedade. O tema já é difícil por si só e fica ainda mais complicado quando alguém confunde e acha que qualquer ansiedade natural é sinal de patologia.

+ 12 Sinais de que você sofre do transtorno de ansiedade
+ 36 Coisas que pessoas com ansiedade gostariam que seus amigos soubessem
+ Como parar de pensar demais em tudo e ser menos ansioso em 6 passos

Já falamos várias vezes sobre ansiedade e explicamos a diferença entre o que você sente antes de um grande evento e a agonia que muitas pessoas precisam encarar diariamente.

Hoje, o papo não é com quem sofre de ansiedade, e sim com quem convive e ama alguém com esse transtorno.

Pode ser difícil viver com alguém com ansiedade – apesar de, é claro, ser muito mais fácil do que ter o transtorno – e, por isso, a gente tem algumas dicas e pensamentos que você pode colocar na sua cabeça sempre que as coisas parecerem ainda mais complicadas.

Elas são mais que a ansiedade

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Olha, ninguém gosta de ser definido por apenas um atributo – ainda mais quando esse atributo é uma patologia ou transtorno psicológico. Então, se você realmente quer apoiar e ajudar alguém com ansiedade, lembre-se de quem você gosta.

Reconheça que seu amigo, familiar ou parceira é uma pessoa completa e muito maior que o transtorno.

Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se esquecem disso pois ficam cegas pela dimensão dessa condição psicológica.

Elas podem se cansar facilmente

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade
A ansiedade é exaustiva e faz com que as pessoas viva em estados de extrema tensão o tempo todo. Quem sofre desse transtorno parece sempre estar em alerta e raramente a mente está tranqüila – é como se o corpo estivesse sempre querendo brigar e, como conseqüência, a fadiga surge com frequência.

Sabe aquele desejo de férias que acompanha uma semana extremamente atarefada e cansativa? Uma pessoa ansiosa se sente assim muitas vezes no mesmo ano. Então, da próxima vez que você for pressionar alguém com ansiedade, lembre-se disso.

Elas podem se sentir sufocados facilmente

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Como pessoas ansiosas estão constantemente em um estado de tensão, elas podem se sentir sufocadas facilmente, afinal, elas percebem cada barulho, ação, cheiro, e mudança no ambiente com maior facilidade.

Então, quando você for sair com essa pessoa não a obrigue a ficar se ela não quiser e deixe claro que ela pode ir embora a hora que precisar.

Elas sabem que a ansiedade é irracional

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Pessoas ansiosas têm consciência de que seus sentimentos são irracionais, mas saber disso não as impede de sentir.

Então, dizer o quão irracional determinado sentimento é não vai ajudar, afinal, elas sabem disso e precisam de compaixão, compreensão e apoio.

Elas podem dizer o que sentem, você só precisa ouvir

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

A ansiedade não necessariamente impede alguém de se expressar – isso só costuma acontecer quando essa pessoa está em uma crise de pânico – então, tenha paciência para entender e escutar.

Muitas vezes, pessoas ansiosas não conseguem se comunicar porque preferem o silêncio ao desconforto de ver alguém interrompendo o que dizem.

Faça as perguntas certas

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Quando a pessoa estiver em pânico, não fique perguntando: “você está bem?” é claro que a resposta vai ser não. Em vez disso, tente ajudá-la a se acalmar – é bem provável que ela ache que está morrendo – dizendo coisas como: “lembre-se que você está respirando”, “Você quer que eu te ajude a se sentir mais seguro e calmo?”, “eu estou aqui se você precisar” ou “esse pânico vai passar, você já passou por isso antes e vai conseguir passar outra vez”.

Mas tome cuidado para não sufocar: se a pessoa quiser ficar sozinha, deixe-a respirar e também deixe claro que você está por perto.

Elas valorizam a sua presença

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

A ansiedade causa um fenômeno assustador chamado “over thinking” ou “pensar demais” sobre o mesmo assunto.

Muitas pessoas que mergulham nesse inferno de pensamentos destrutivos costumam pensar muito sobre seus amigos e familiares que precisaram se afastar durante crises e, acredite, isso é horrível.

Elas se sentem culpadas e ao mesmo tempo gratas por tanta preocupação. Por isso, saiba que elas valorizam cada ajuda.

Elas podem ter dificuldades em superar acontecimentos ruins

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Como pessoas ansiosas pensam demais sobre a mesma coisa, elas também têm mais dificuldade em superar algo ruim. Por exemplo, quando elas passam por um acontecimento traumático, provavelmente vão levar muito mais tempo para conseguir encarar a vida como antes.

Na verdade, isso tem explicação científica: essa memória ruim pode ficar armazenada em uma parte do sistema límbico que é responsável por dizer se estamos em situação de risco.

Essa região é diferente da área comum de armazenamento de memórias e isso faz com que o cérebro reaja de forma diferente. Então, ele fica ativamente criando links entre a memória traumática e a situação presente e isso acaba causando muitos quadros de tensão extrema em pessoas ansiosas.

Quando o cérebro entra nesse ciclo vicioso, superar um problema pode ser muito difícil. Quando o cérebro está treinado para continuar vivendo isso por causa da ansiedade, superar um problema pode ser extremamente doloroso e quase impossível.

Então, tenha compaixão.

Mudar pode ser ainda mais difícil

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Sair da zona de conforto já não é fácil para quem não sofre de ansiedade, pra quem encara esse transtorno a mudança pode ser ainda pior.

Pessoas ansiosas levam mais tempo para se acalmar e encontrar apoio e um novo ambiente – seja ele físico ou psicológico – por isso, tenha mais paciência e compreensão e tenha certeza que elas estão tentando se adaptar com todas as suas forças.

Elas não estão intencionalmente te ignorando

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Pelo menos, não sempre. Quem sofre de ansiedade encara vários monólogos internos e, ás vezes, superar e silenciar isso é muito difícil.

Se, por acaso, essa pessoa ficar em silêncio em uma conversa, é bem provável que elas esteja pensando excessivamente sobre algo que você disse ou sobre algo que ela fez.

Ou seja: na maioria das vezes, ela não está te ignorando – mas também não é uma boa ideia pressioná-la para dizer o que ela está pensando, afinal, a mente dela pode estar bem bagunçada e confusa.

Elas nem sempre vão estar presentes

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Como falamos acima, pessoas ansiosas podem sumir de uma conversa mas nem sempre é um dialogo que provoca essa distração.

Eventos diários podem fazer com que alguém ansioso se perca em pensamentos e fique horas remoendo algum acontecimento, então, você pode tentar gentilmente trazer essa pessoa de volta para a realidade relembrando onde ela está e o que está acontecendo.

Ansiedade não deve ser encarada como uma limitação

O que fazer para ajudar quem sofre de ansiedade

Não é fácil ser uma pessoa ansiosa, mas também não é uma limitação

A ansiedade pode fazer alguém ver o mundo de outra forma e, assim como toda condição psicológica, ser controlada.

É claro que é preciso ter paciência e a ajuda médica pode mudar muita coisa, mas lembre-se que quem sofre desse transtorno não escolhe sentir toda essa angustia e isso é apenas uma parte da sua personalidade.

Por fim: tenha paciência e aproveite o que você tem de melhor para ajudar quem você ama.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »