Inscreva-se no Canal

10 Motivos pelos quais você precisa ver Creed: Nascido para Lutar (sem spoilers)

Para o homem, existem algumas coisas que são incontestáveis no cinema. As séries Poderoso Chefão e De Volta para o Futuro são duas delas. A terceira, e talvez a mais emblemática (na minha opinião), é a antologia Rocky, que formou o caráter de algumas gerações de caras.

+ Motivos para ver Creed – Nascido para Lutar

Talvez por isso, pela importância que a série de filmes teve para a minha vida (e para a vida de muitos), tive um grande receio de ver o filme spin off Creed: Nascido Para Lutar.

Não queria manchar algo que começou e terminou de uma maneira tão bonita de Sylvester Stallone. Que teve suas baixas, como em Rocky 3, Rocky 4 e, principalmente, Rocky 5. Mas sempre foi um símbolo de filmes fodas de ação, que nos ensinou a não ter vergonha de chorar vendo o lutador limitado, 100% coração, que ensinou que o mais importante na vida, não são as vitórias, mas como se levantar a cada queda.

Não queria ver um filme previsível, que tirasse proveito de uma franquia memorável e bem sucedida. Pois, ainda bem que estava completamente errado! Sai do cinema enxugando as lágrimas, fã do novo protagonista e feliz pela bela homenagem feita neste possível novo começo de franquia.

Vale lembrar que o filme já deu a Sylvester Stallone o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e foi indicado para a disputa pela mesma categoria no Oscar 2016.

Para comprovar isto, acompanhamos de primeira mão o filme Creed, Nascido para Lutar, e fizemos um vídeo especial revelando (sem spoilers) porque você deve assistir ao filme, a partir de 14/1, nos cinemas. Confira neste link!

1# História (único item com possíveis spoiler)

Reprodução

 

No filme, Adonis Johnson (Michael B. Jordan) é o filho bastardo do lendário boxeador Apollo Creed, cuja morte no ringue impediu que conhecesse o garoto (Rocky 4). Após passar por vários reformatórios onde sempre se metia em brigas e confusões, Adonis acaba sendo adotado pela mulher de Creed, que o cria mesmo sem ligação sanguínea.

Com o sangue de lutador nas veias, o rapaz encontra no boxe o seu caminho. Mas, para conquistar uma chance no esporte, ele precisa achar um grande treinador e mestre para guiá-lo. É neste momento que Rocky Balboa entra em cena.

2# Tem Rocky Balboa, mas não é um filme sobre a série Rocky

Reprodução

 

O principal receio do fã da série seria colocar o Rocky Balboa como protagonista desse capítulo extra. A história do lutador mediano que teve uma grande chance da vida foi preservada onde deveria estar: no passado. Rocky não é o foco da história. Ele ajuda a construir um novo protagonista na ação.

Não espere um filme de memórias da série, recheado de clichês. Como Balboa bem disse a Paulie, a besta de dentro dele já foi embora. Agora, neste episódio, outra grande história será contada.

3# Um ótimo Diretor que respeita os fãs da série

Reprodução

 

Um grande destaque e, talvez, o grande responsável pelo acerto em Creed, Nascido para Lutar, é o diretor Ryan Coogler (Fruitvale Station: A Última Parada). Ele age como um verdadeiro fã da série, colhendo as referências necessárias para montar um bom roteiro e conduzindo o filme de forma segura.

Ele emprega um tom de realidade comum para a franquia, introduz um personagem feminino forte e destaca aspectos da cultura negra da Filadélfia.

4# É (mas não é) um Remake

Reprodução

 

Em um momento onde a indústria de cinema adora retomar tramas com personalidades e filmes que se consagraram ao longo dos tempos, eu tinha um grande receio por simplesmente refazerem um filme tão bonito e importante. Isto não foi feito.

Mas, o que aconteceu talvez sirva de inspiração para quem deseja fazer uma bela homenagem outras produções clássicas, sem manchar sua história.

5# Trilha sonora fantástica

Reprodução

 

Na franquia Rocky, a trilha sonora tinha papel fundamental para a construção do enredo e do personagem. Em Creed, ela não é diferente. O filme tem sua trilha sonora própria, recheado de Rap, Hip Hop e música eletrônica, dando uma cara para a geração atual, mas que não esquece de homenagear de forma comedida e acertada a trilha clássica e instrumental que ficou consagrada nas mãos de Bill Conti.

6# Um protagonista carismático

Reprodução

 

Embora sem o mesmo carisma do Garanhão Italiano, o ator que se destacou na série Friday Night Lights segura bem a trama e atrai a empatia do público. Quando você menos perceber, vai se pegar torcendo por ele na luta final.

7# Stallone em uma das suas melhores atuações

Reprodução

Nos últimos tempos, Stallone tem adotado uma postura conservadora em seus papéis, atuando de forma repetida e, por muitos, momentos, previsível. Mesmo depois de fazer o Garanhão Italiano em 6 filmes, ele consegue dar uma nova guinada no personagem, mostrando um lado diferente e novo de Balboa.

Elementos que ficaram conhecidos na trama permanecem em sua personalidade, como bondade, simplicidade, determinação e coração. Porém, assim como um bom vinho, Sly conseguiu envelhecer seu personagem tal qual Clint Eastwood. Torcemos aqui por alguma premiação como ator coadjuvante.

8# Lutas de Boxe realistas

Reprodução

 

A série Rocky tem sua importância histórica, mas as coreografias das lutas sempre ficaram devendo. Lutadores que nem sequer seguravam a guarda, movimentos sem sincronia e golpes aleatórios incomodavam que praticava ou conhecia a nobre arte.

O diretor Coogler entendeu a falha e inovou no que diz respeito as cenas de luta. Escolheu três boxeadores profissionais do mundo real: Anthony Bellew, Andre Ward e Gabriel Rosado, além de uma equipe de treinadores que trabalham com o boxe.

Você vê o resultado nas telas. Postura dos lutadores e golpes tecnicamente bem treinados. Com a fotografia, planos-sequência em momentos chaves da obra, closes nos momentos dos corners, golpes cheios de impacto enriquecem a experiência de forma perfeita e prendem a atenção de forma inquestionável, fazendo com que o nível de tensão do espectador acompanhe o do protagonista.

9# Não é só um filme sobre o boxe

Reprodução

 

Quem conhece realmente a série Rocky sabe que ela não fala só sobre o universo do boxe, mas faz um paralelo intenso sobre as dificuldades e perdas que você vai ter durante a vida. Em Creed, você verá o esporte como plano de fundo, já que questões e lutas muito mais importantes entram no foco: paternidade, abandono, oportunidade, morte, perda são os grandes temas do longa.

Como bem disse Balboa, em sua clássica cena em Rocky 6, “não importa o quão forte a vida te bate e sim quantas vezes consegue levantar e seguir em frente. Balboa ensinou a todos algumas vezes na clássica série e faz novamente em Creed, nascido para Lutar.

10# Um filme bem avaliado

Reprodução

 

Tanto o público quanto a crítica avaliaram bem o spin off. No IMDB ele ganhou a nota 8,1 e no Rotten Tomatoes, 93%. Como critério de comparação, Star Wars VII conquistou 8,5 no IMDB e 94% no Rotten. O filme estreou no final de novembro nos EUA e, a partir de janeiro, é lançado em 30 países, incluindo Europa, America Central e Sul e Ásia.

Bônus: Veja no cinema!

Reprodução

 

Se você realmente é fã de Sylvester Stallone e sua franquia Rocky Balboa, vale a pena ir ao cinema a partir de 14/1 para prestigiar este novo filme. Além de dar uma força para o aumento da bilheteria, pode viabilizar a sequência desta nova franquia, que tem história e personagens para seguir bem em frente.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »