Inscreva-se no Canal

10 dicas para lidar com o seu sogro

Todos sabemos como é encontrar os pais da namorada pela primeira vez. Na melhor das hipóteses, o cenário é estressante – não tem jeito – afinal, esses estranhos certamente julgarão se você é um candidato adequado para a filha deles. Porém, muitas vezes o encontro ultrapassa a linha do estranhamento, e o nervosismo, sentimento que já esperamos quando nos preparamos para conhecer nosso sogro e sogra, se intensifica por causa de uma péssima primeira impressão.

Então, depois de uma experiência ruim inicial, fica difícil acreditar que vai ser fácil continuar encarando o sogro em eventos de família e reuniões. Está passando por isso? Fique calmo. Nós temos algumas dicas para te ajudar a lidar com essa guerra fria!

Dirija a conversa para seus pontos fortes

10 dicas para lidar com o seu sogro

A arte da conversa é uma habilidade útil em qualquer arena, e ser capaz de transformar as conversas para mostrar seus pontos fortes pode ser uma técnica inestimável na hora de conquistar um sogro de coração gelado. Entretanto, isso não deve ser confundido com arrogância: você não deve usar as conversas com o sogro para fazer massagem no seu ego, mas artisticamente deve fazê-lo perceber que você é um cara interessante, que tem metas na vida e também que já realizou conquistas, mesmo que pequenas, em diferentes áreas da vida.

Não morda a isca

10 dicas para lidar com o seu sogro

Alguns homens gostam de provocar. Talvez eles digam coisas que são deliberadamente controversas ou ofensivas. Às vezes, eles podem ser intencionalmente difíceis. É seu trabalho não morder a isca e nem se rebaixar. Se você se recusar a jogar seu jogo, eles ficarão entediados e pararão. E muitas vezes, se eles continuam a se comportar dessa maneira de forma irracional, e só param quando terceiros começam a pedir para que eles parem. Quando você não morde a isca de uma provocação, você mostra que tem personalidade e que é dono de si mesmo e, por isso, ganha o respeito do sogro.

Demonstre que você tem planos sobre a própria vida

10 dicas para lidar com o seu sogro

Se ele não acredita que você vai proteger e ajudar a filha dele, ele provavelmente não vai ir com a sua cara, afinal, ele não quer ver a filha se casando ou até mesmo se envolvendo com alguém que não tem futuro e que não será um bom amparo para ela. E não estamos falando de questões financeiras: ninguém precisa ser rico para fornecer amparo, mas todo pai quer alguém com os pés no chão ao lado da filha, quer alguém que esteja do lado dela e que tenha planos de ter uma fida estável, afinal, ele deseja isso para a própria filha.

Não pareça íntimo demais

10 dicas para lidar com o seu sogro

Esta dica é pra quem já casou ou está perto de casar: alguns casamentos resultam em uma extensão imediata da família e no senso de familiaridade que vem com ela. Mas só porque você está vinculado, isso não significa que muita coisa tenha mudado. Não assuma que você pode começar a chamar o cara de “papai” ou fazer piadinhas com a mesma intimidade que você faz com os seus próprios pais. Você ainda precisa ganhar esses direitos. E assumir a familiaridade antes de ser obtida resultará em um antagonismo instantâneo. Então, espere a iniciativa dele antes de esbanjar intimidade – não importa se você vai casar com a filha dele ou se o namoro acabou de começar.

Evite questões controversas e críticas

10 dicas para lidar com o seu sogro

Isso parece óbvio, mas é bem difícil se controlar quando você se depara com um papo controverso ou opinião polêmica. Na dúvida, fique quieto e tente fugir de assuntos mais complicados. Se você conseguir evitar críticas ou temas obviamente controversos – religião, política e similares – você tem uma chance muito maior de evitar brigas e climas estranhos. Claro, você pode discordar intensamente de suas opiniões, mas tente não desafiar o seu sogro ou agir com arrogância e superioridade, seja sutil para não comprar uma briga que você não quer encarar, fazendo com que ele se sinta estúpido, ou que, de alguma forma, ele seja julgado de forma negativa. Ninguém gosta de se sentir inferior.

Tenha uma noção básica de etiqueta

10 dicas para lidar com o seu sogro

Se você se comportar de forma educada, vai dar ao seu sogro menos motivos para te criticar. Os princípios básicos da etiqueta são óbvios: lembre-se de dizer “por favor” e “obrigado”. Oferecer para ajudar em casa, lavar a louça, por exemplo, e até tirar a mesa depois do almoço. Seu braço não vai cair, e toda a família vai agradecer – inclusive sua namorada.

Tente descobrir como ele é antes de conhecê-lo

10 dicas para lidar com o seu sogro

Uma ótima maneira de conquistar o sogro é usar o conhecimento de sua filha sobre suas paixões para conseguir encontrar um terreno em comum com ele. Se você compartilha um interesse por esportes, por exemplo, carros ou até algum tipo de comida, a apreciação mútua pode fazer com que ele reduza qualquer hostilidade. Afinal, se você tem interesse nas mesmas coisas que ele, você não pode ser tão ruim assim para a sua filha.

Mesmo se você não gostar das mesmas coisas que ele, tenha a mente aberta o suficiente para entender as razões pelas quais ele gosta de algo e, assim, você vai se sentir mais confortável em uma conversa. Além disso, é bom pesquisar sobre o que ele não gosta para não ofendê-lo sem querer!

Conquiste a sogra

10 dicas para lidar com o seu sogro

Uma das armas mais poderosas do seu arsenal é a sogra. Se ela gosta de você, qualquer coisa que o pai possa pensar não importa mais. Trate-a com respeito, pague seus elogios e certifique-se de que ela nunca tenha motivos para não gostar de você. Mesmo se ele não suportar você, enquanto a sogra estiver por perto, você praticamente é à prova de balas. Mas, como sempre, tome cuidado e não exagere.

Comunique-se com sua parceira

10 dicas para lidar com o seu sogro

Criticar seu sogro na cara dele não é algo muito legal, mas é importante que a sua parceira esteja ciente de qualquer problema e também de como você se sente. Garantir que ela entenda qualquer eventual problema é essencial para mantê-la do seu lado e melhorar sua relação com seus sogros. Porém, a chave é o apoio mútuo. Você também precisa estar preparado para fazer sacrifícios, e ser simpático e querido cm o seu sogro mesmo em momentos mais complicados, afinal, imagine como seria difícil para a sua namorada ver os dois homens mais importantes na vida dela se desentendendo.

Mostre respeito

10 dicas para lidar com o seu sogro

Acima de tudo, você deve lembrar que ele é seu sogro e, portanto, merece seu respeito. E lembre-se: se vocês não se derem muito bem, esse relacionamento provavelmente será tão difícil para ele quanto para você. Mas se não fosse por ele, sua namorada não existiria. Então, mesmo que você odeie o cara, você ainda lhe deve essa, certo? Então, demonstre respeito por ele, sua namorada e seu bem estar agradecem.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »