Inscreva-se no Canal

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Com o aumento dos veículos na estradas, é claro que, proporcionalmente, mais desastres acontecem.

Vários desses acidentes são causados por problemas de mecânica que não foram resolvidos antes da viagem e, por isso, é fundamental garantir que o seu carro está pronto para cair na estrada sem ser um risco para você e para as outras pessoas na pista.

Veja os principais itens que você deve verificar na revisão e lembre-se: não deixe o check-up para a última hora. Afinal, se você precisar trocar alguma peça, sua viagem pode ser prejudicada!

Se liga:

Pneus

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Quando for checar os pneus, não se esqueça do estepe! Ele também precisa estar cheio e em boas condições de uso.

Analise com cautela todos os pneus para ver se eles não estão com bolhas, se estiverem, troque imediatamente! Como os pneus sofrem com as altas temperaturas da pista, se estiverem com bolhas podem explodir pela pressão.

A banda de rodagem também precisa ser verificada: garanta que ela não está desgastada porque, se ela estiver, é um sinal de desalinhamento da suspensão ou pressão inadequada no pneu.

Segundo o site da Porto Seguro, os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade – eles são essenciais para que seja feita a drenagem correta em caso de chuva, prevenindo uma possível aquaplanagem.

Se você lembra das aulas da autoescola, vai lembrar que isso acontece quando o carro passa por uma poça de água ou de lama e perde o contato com a pista.

Por fim, é sempre bom revisar a pressão dos pneus e estudar o quanto de pressão você deve colocar em cada roda de acordo com a quantidade de passageiros e de bagagem no carro. Sempre leia o manual!

Rodas

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Depois dos pneus, dê uma olhada nas rodas e veja se não há partes amassadas. Pode parecer algo bobo, mas um amassado na roda pode gerar pressão nos pneus e fuga de ar.

Reparar esse problema é simples e você pode resolver a situação em um borracheiro.

Nas rodas de liga leve, procure por quebras e trincas – se você encontrar, nem precisamos dizer que você precisa trocar, né?

Triângulo, macaco e chave de roda

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Garanta que você vai levar essas peças para a viagem. Tem gente que esquece o triângulo em casa e o macaco na garagem e, quando menos espera, precisa parar o carro na estrada para trocar um pneu e não tem as peças necessárias.

Além de garantir que eles estão dentro do carro, tenha certeza que todos estão funcionando direito – por exemplo: se o triângulo estiver com a haste quebrada ele não vai ser muito útil, né?

Fluidos

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Você provavelmente sabe que a estrada exige um esforço maior do motor, então, é muito importante revisar o nível e a validade de todos os fluidos e filtros do seu carro.

Leve o veículo para uma oficina e peça para que eles chequem possíveis vazamentos – como o do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e de transmissão, do fluido de freio, da direção hidráulica e da embreagem.

Cheque a data da última revisão para ver se o prazo de troca de filtros e de fluidos está acabando. Se for o caso, amigo, é melhor prevenir do que remediar e trocar tudo de uma vez antes de viajar. Na oficina, também preste atenção no nível de combustível do reservatório de partida a frio para carros flex.

Sistema elétrico

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Muita gente acaba deixando o sistema elétrico de fora na hora de revisar o carro para viajar. Mas é muito, muito importante checar o funcionamento dos faróis e dos piscas.

Você não vai perder tanto tempo trocando uma lâmpada e isso pode salvar a sua vida.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Nos dias que antecedem a viagem, preste atenção para garantir que não há vibrações ao volante. Se você notar uma vibração, mesmo que mínima, pode ser sinal de uma roda desbalanceada ou do desalinhamento da direção.

Se o carro estiver puxando para o lado, por exemplo, é hora de levar o veículo para um profissional.

O pneu cantando, aliás, também pode ser sinal de desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que parecem simbolizar algo frouxo também merecem atenção.

Sistema de limpeza dos vidros

Quais cuidados você deve tomar com o seu carro antes de viajar

Não deixe esses pontos de lado, veja se os limpadores e desembaçadores estão funcionando direito e dê uma olhada no nível do reservatório de limpeza e no estado das palhetas.

Se elas estiverem ressecadas, o escoamento correto da água não vai acontecer e isso pode ser um problema na estrada.

No dia da viagem, aliás, limpe bem os vidros porque a sujeira reflete luz e pode atrapalhar a sua visão da estrada.

Itens básicos que você precisa checar:

  • Água da bateria;
  • Água limpador de parabrisas;
  • Extintor de incêndio;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de óleo;
  • Fluido de freios;
  • Fluido direção hidráulica;
  • Fluido radiador;
  • Óleo do câmbio;
  • Óleo do motor;
  • Palhetas de limpeza dos vidros;
  • Pressão pneus;
  • Vaselina na bateria.

Tudo certo? Então, boa viagem!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »