Inscreva-se no Canal

Vinhos para iniciantes: por onde começar

Um mundo novo se abriu diante dos seus olhos depois que você provou a primeira taça de vinho? Acontece! Quem curte um bom vinho normalmente já se sente envolto logo na primeira vez.

+ 10 piores erros para quem começa a beber vinhos
+ Conheça os principais vinhos tintos e descubra qual é o mais indicado para você

O problema dessa paixão ao primeiro gole é querer mais e não saber por onde começar. Vinho é um produto bastante delicado e específico, são inúmeras variações e detalhes e não é fácil entender a diferença das uvas, da fermentação e das outras características presentes em um rótulo.

Então, para facilitar a sua vida, selecionamos as principais dicas de sommeliers para que, mesmo sem entender nada de vinho, você consiga encontrar os sabores que procura e saber por onde começar!

Como o vinho é feito

Vinhos para iniciantes

O vinho é feito pela fermentação alcoólica do mosto da uva sã, fresca e madura, e que resulta em uma graduação alcoólica de 8,6% a 14% em volume.

A fermentação é um processo natural que acontece quando a levedura (os micro-organismos que vivem na fruta) transforma o açúcar da uva em álcool (vinho) e anidrido carbônico (as bolhinhas ou borbulhas).

O anidrido carbônico é o que define se o vinho será um espumante ou tranquilo (o nome gourmet de um vinho sem bolhinhas): se essa substância for devolvida pela natureza, o vinho não é espumante.

Outro ponto importante para destacar é que, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessariamente a uva que dá nome a um vinho.

O Sommelier Maurício Roloff, em uma entrevista para o site Dicas de Mulher, explicou: “Ele pode ser classificado por diversos fatores (fino/de mesa, seco/doce/demi-sec, tranquilo/espumante/fortificado etc.), e cada uma dessas categorias, de certa forma, dá ‘nome’ ao vinho”.

Então por que o vinho é nomeado com o tipo de uva? “Usar o nome das uvas para nomear um vinho é um tipo de categorização. Vale para os rótulos varietais, ou seja, que usam prioritariamente uma variedade de uva – Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, etc. Mas os vinhos também podem ser de corte (que usam diferentes uvas numa mesma garrafa), e nem por isso eles ficam sem nome”, destaca Maurício.

Quatro tipos de vinho

Vinhos para iniciantes

Agora que você já entendeu o básico da produção de vinho, vamos partir para as explicações mais específicas.

Vinhos brancos (frescos e minerais)

São ideais para o verão e para dias mais quentes porque são muito ácidos. Essa característica dá uma sensação de frescor e, além disso, esse tipo de vinho tem um toque mineral e, por isso, possui um aroma de maresia.

Se você procura um vinho para beber durante o dia e casualmente com amigos, sem acompanhar uma refeição específica, pode apostar nesse tipo. Nossa recomendação é experimentar aqueles feitos com uva Sauvignon Blanc já que não costumam custar muito caro.

Vinhos brancos (frutados e maduros)

Se você procura um vinho mais encorpado, para tomar de noite e acompanhar refeições, mas que ainda seja leve e refrescante, pode apostar em vinhos brancos frutados e maduros.
Frutados por causa do aroma de frutas, e maduros porque sofrem um processo de envelhecimento em madeira – o que proporciona uma textura mais complexa e saborosa.

Para quem está começando a beber vinho agora, a dica é investir nos rótulos feitos com uvas Chardonnay. Ela é reconhecida por ser a melhor uva para a produção de vinho branco.

Vinhos tintos (delicados e com aroma)

Agora que chegamos nos vinhos tintos, a coisa fica um pouco mais complexa. Os vinhos tintos vistos como “delicados” são menos encorpados que os vinhos acima. Eles são perfeitos para quem ainda não está acostumado com sabores mais fortes.

Como não possuem muitos taninos (um fenol presente em frutas para protege-las quando ainda verdes), a boca não fica tão seca depois de beber.

Eles são leves e, por isso, podem ser servidos um pouco mais gelados. Aposte na uva Pinot Noir para dias mais frios.

Vinhos tintos (frutados e suculentos)

Quer um bom vinho para saborear enquanto come uma boa carne vermelha? Então, a recomendação é um vinho tinto frutado e suculento. Ele é mais forte e a presença das frutas é bem perceptível. O aroma também é forte e o sabor é mais maduro.

Quando for comprar um, opte pelas uvas Malbec e Cabernet. O seu bolso agradece: eles não custam muito caro, os valores variam entre R$ 30 e 50.

Vinhos tintos (encorpados e potentes)

Esse tipo de vinho não agrada todo mundo porque seu sabor é bem forte e potencializado. Vinhos tintos bem encorpados e potentes têm mais álcool e aroma de madeira. Normalmente, é o tipo de vinho preferido pelos homens para acompanhar uma refeição.

O Vinho do Porto – e vinhos portugueses em geral – são feitos com uvas Touriga Nacional. Os vinhos espanhóis, por sua vez, costumam ser produzidos com uvas Tempranillo.

Ambos são ótimas representações dos vinhos mais fortes!

10 vinhos para iniciantes

Vinhos para iniciantes

Os rótulos foram selecionados pensando na praticidade. Entre eles, há vinhos argentinos, chilenos, espanhóis e brasileiros para você ir preparando seu paladar e se acostumando com os sabores.

Diferente das outras bebidas, existe uma variação absurda de rótulos e, na hora de escolher um no mercado, até aqueles que entendem de vinho podem se confundir. Então, a nossa seleção visa sabores mais democráticos e fáceis de apreciar.

Também pensamos em rótulos fáceis de comprar no Brasil e mais acessíveis. Os sabores que você experimentar podem não te marcar para sempre, mas não vão te assustar no primeiro gole, afinal, você ainda está descobrindo o mundo dos vinhos e começando a apreciar a bebida.

Para compor a lista, reunimos indicações de sites especializados no tema e também de sommeliers de vinho! Abaixo, você confere quais são as nossas indicações e onde comprar: 

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »