Inscreva-se no Canal

Descubra os benefícios da cachaça

Tudo em excesso faz mal e a gente não precisa te dizer que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar problemas irreversíveis e doenças graves.

Mas o consumo moderado traz alguns benefícios e, inclusive, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que garante: o consumo diário ideal é cerca de 30g de álcool, o que corresponde à praticamente duas doses de cachaça. Então, pode separar o seu copinho de dose!

Prevenção de doenças

A ingestão moderada de álcool (preste atenção: m.o.d.e.r.a.d.a) pode dilatar a parede das veias e artérias, elevar a temperatura do corpo e facilitar o fluxo sanguíneo.

Isso previne coágulos e doenças como a trombose!

Aliás, estudos científicos já comprovaram que pessoas que consomem bebida alcoólica moderadamente possuem o HDL – aquele tal do colesterol “bom” – mais elevado que as demais, e por isso, o risco de infarto é indiretamente reduzido.

Como já falamos aqui, homens têm mais risco de infartar do que as mulheres, então, o consumo moderado pode ajudar a reduzir essa probabilidade.

O cardiologista Protásio Luz aponta que os estudos sobre álcool obedecem a uma “curva em J”: quem bebe muito morre mais; mas os abstêmios apresentam, geralmente, maior mortalidade do que aqueles que bebem pouco.

Protásio Luiz, junto com uma equipe de especialistas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), realizou um estudo com ratos em 2011 e dividiu os animais em três grupos: o primeiro grupo recebia doses de vinho tinto, o segundo recebia uma baixa quantidade de resveratrol (encontrada em sementes de uva) e o terceiro uma grande quantidade dessa substância.

A pesquisa notou que os animais que beberam vinho e quantidades pequenas de resveratrol apresentaram melhora na função vascular e fizeram mais exercícios físicos.

Porém, os que receberam doses altas da substância não apresentaram nenhuma melhora na condição vascular.

Ajuda a cabeça a funcionar melhor

Outros estudos também apontaram melhora na capacidade intelectual e raciocínio com o consumo moderado de álcool. Aliás, até mesmo o risco de Alzheimer é reduzido com pequenas doses diárias da sua cachaça favorita.

Cientistas da Universidade Loyola, nos Estados Unidos, revisaram estudos produzidos em 34 com 365 mil pessoas sobre o consumo de álcool e problemas cognitivos.

Os resultados mostraram aqueles que bebem álcool moderadamente têm 23% menos chances de desenvolverem Alzheimer e doenças parecidas.

Benefícios da cachaça

Além do álcool, a cachaça tem concentrações de outros compostos provenientes da fermentação e envelhecimento (no caso das cachaças conservadas em barris de madeira).

A cachaça envelhecida, aliás, pode ser ainda mais benéfica. Compostos fenólicos, fornecidos pela madeira, possuem propriedades antioxidantes e anticoagulantes.

Então, quanto maior o contato da bebida com a madeira, maior a extração e concentração desses compostos na cachaça.

Diversos fenóis simples e polifenóis são encontrados nas cachaças envelhecidas, principalmente os elagitaninos, derivados de taninos hidrolisáveis da madeira.

Ficou complicado entender o que isso quer dizer? Vamos explicar: polifenóis possuem capacidade anticoagulante. Isso reduz o acúmulo de plaquetas no sangue e protege o nosso corpo de doenças coronárias e também do câncer.

A ação antioxidante favorece mecanismos de defesa do organismo e combatem fatores oxidantes (como o próprio nome já diz), tais como radicais livres e o LDL (colesterol ruim).

Convencido? Além de todos esses benefícios, você ainda valoriza uma bebida nacional!

Mas não se engane: muitas pessoas acreditam estar consumindo doses moderadas quando, na verdade, já passaram da dose há tempos. Quer saber se você anda bebendo demais? Já falamos sobre isso! Dê uma olhada e preste atenção na sua saúde.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »