Inscreva-se no Canal

Conheça as diferenças entre a cachaça branca e envelhecida

Você pede uma cachaça no bar e o garçom pergunta: branca ou envelhecida? Apesar de, em um primeiro momento a frase para um leigo no assunto seja “Qualquer uma, dá no mesmo!” vir à tona, saiba que cada tipo do destilado de cana conserva característica, aromas e sabores próprios.

+ 5 Motivos para beber uma boa cachaça
Conheças os novos rótulos da Reserva 51

Se você quiser conhecer melhor o destilado genuinamente brasileiro ao invés de simplesmente virar o copo em shot, precisa conhecer um pouco os traços e aspectos que o líquido pode oferecer.

shutterstock

Com algumas informações básicas você já vai identificar qual é o tipo de cachaça de sua preferência e que mais agrada o paladar.

No mercado, existem alguns tipos de cachaças: branca, amarela, armazenada e a envelhecida. Com ajuda dos nossos parceiros da Reserva 51, confira abaixo as principais diferenças, usos e ocasiões em que elas se saem melhor.

Cachaça branca

shutterstock

A cachaça branca (ou também conhecida como cachaça transparente) é o tipo mais simples e de cachaça. Esta bebida não sofreu qualquer tipo de envelhecimento durante seu processo de produção, sem alteração de cor no produto.

Ela pode passar ou não por madeira. A cachaça que não passa por madeira é, depois da destilação, descansada em aço inox e em seguida é padronizada e engarrafada. Esta bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana-de-açúcar.

Outras cachaças brancas podem ficar em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim). Apesar do estágio na madeira, elas continuam sendo brancas.

A cachaça branca costuma apresentar sabores e aromas mais intensos, secos e ardentes. Isto ocorre basicamente por ser um produto mais “fresco” e com maior concentração de álcool. A bebida é mais comum para acompanhar drinks, como a caipirinha, já que não tem o envelhecimento em madeira que pode interferir no sabor do coquetel.

Cachaça amarela

shutterstock

As cachaças amarelas foram armazenadas ou envelhecidas em madeira e apresentam alteração substancial na sua coloração. Nesse caso o produtor poderá adicionar a marca a expressão Ouro. Por uma cachaça ser amarela isso não significa que ela tenha sido envelhecida.

A cachaça amarela, quando não envelhecida, se torna desta cor após a adição de extratos de madeira ou calda de caramelo, que por sua vez tornam a bebida um pouco mais adocicada.

Cachaça armazenada

A cachaça armazenada fica por tempo indeterminado (2 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) em toneis de madeira sem limitação de tamanho. Esse processo resulta no chamado amaciamento da bebida, influenciado no seu aroma e paladar de acordo com a madeira.

Ou seja, a bebida fica ‘menos agressiva’ no paladar e mais suave.

Cachaça Envelhecida

Gustavo Cruz

Para esta categoria, a bebida fica, no mínimo 50% dela durante pelo menos 1 ano em tonéis de no máximo 700 litros. Por ser um tonel menor e por ficar retido por mais tempo, as cachaças envelhecidas acabam apresentando alterações mais evidentes na sua cor, aroma e paladar.

Dentro delas, existem duas classificações. As cachaças Premium são 100% envelhecidas de um a três anos. Já a Extra-Premium, como a Reserva 51, é 100% envelhecida no tempo mínimo de três anos.

Porque beber uma cachaça envelhecida

Gustavo Cruz

O tipo de madeira empregada na elaboração do tonel acaba afetando diretamente os sabores e aromas finais da cachaça. Isto porque o contato entre o líquido e o barril desencadeia uma série de reações químicas podendo alterar a cachaça, proporcionando perda de álcool, ganho da cor dourada e os toques aromáticos únicos à bebida.

Diferente do whisky, tequila e rum, envelhecidos somente em barris de carvalho, a cachaça é o único destilado que possibilita o envelhecimento em mais de 24 tipos diferentes de madeira.

Por isso mesmo, a cachaça envelhecida costuma ser mais suave e aveludada, sendo até mesmo a opção mais recomendada para degustadores “iniciantes”.

Fazendo uma comparação direta com o whisky, uma cachaça extra-premium envelhecida é como um whisky acima de 12 anos, que o tempo de armazenamento contribui para arredondar sabores e aromas e deixar o composto muito mais agradável.

Por isso mesmo, a recomendação é que a cachaça extra-premium seja consumida sem qualquer tipo de mistura ou como composto em drinks. Assim, você consegue extrair o máximo de sabor do produto.

Sobre a Reserva 51

Gustavo Cruz

A Reserva 51 é um produto diferente e único. Uma cachaça 100% envelhecida em barris de carvalho que alcança sua perfeição, pelo menos, após quatro anos de descanso. E graças a isso, suaves e sofisticadas notas se mostram presentes no produto final.

Todas as etapas de sua produção seguem rigorosos padrões de qualidade e preservação do meio ambiente, atestados pelas normas nacionais e internacionais.

Uma cachaça com excepcional equilíbrio entre aroma, sabor e cor que fez como que ela fosse premiada no Councours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection com medalha de Ouro em 2014, Prata em 2015.

Neste ano, a linha conquistou uma dupla vitória na competição. Medalha de Ouro para a tradicional Reserva Única e medalha de Prata para a recém-lançada Reserva 51 Rara.

Gustavo Cruz

A Reserva 51 Unica, uma cachaça extra-premium, envelhecida de 4 a 5 anos em barris de carvalho americano antes utilizados para o envelhecimento de whisky Bourbon que deixa um sabor aveludado e marcante.

Já a Reserva 51 Rara também é envelhecida de 4 a 5 anos em barris de carvalho americano e finalizada, por mais um ano, em barris que armazenaram vinhos tinto da melhor qualidade da América do Sul. Ela é rica em sabor, suave e com leve notas de frutas vermelhas.

Por último, a Reserva 51 Singular tem 4 a 5 anos em barris de carvalho americano e mais 1 ano de finalização em barris de umburana, madeira típica brasileira que deixa um sabor levemente adocicado, notas de baunilha e aromas mais intensos.

 

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »