Catuaba realmente é uma bebida afrodisíaca?

Será que a bebida mista de vinho e extratos naturais aumenta a libido?

A catuaba é uma bebida que entrou no paladar dos jovens, das festas de faculdade e, nos últimos tempos, no carnaval. Normalmente degustada pura ou com pedras de gelo, ela ganhou fama por seus supostos poderes afrodisíacos.

Mas, será que a bebida que diz aumentar a libido realmente tem este efeito?

Fizemos um vídeo especial para falar sobre isso!

A Catuaba é uma bebida brasileira preparada com os ramos, a casca da raiz e folhas de diversas plantas que popularmente levam o nome de catuaba.

Então você se pergunta: mas a catuaba não é vinho? Você não está errado! A bebida comercial mais conhecida, a “Poderosa Selvagem”, é uma mistura de vinho tinto doce, extratos de catuaba, guaraná e marapuama

Ou seja, ela tem uma concentração de energético natural (guaraná), além de dois compostos que tem por fama aumentar a libido.

Reprodução

A marapuama, já foi testada no Instituto de Sexologia de Paris no início dos anos 1980. Neste caso, a planta foi dada para 2 mil pacientes por dez dias e, ao final do período, foi comprovada uma melhora significativa da libido em 60% dos pacientes.

Já a lenda afrodisíaca da catuaba vem de muitos séculos, com os índios Tupi usado a bebida para aumentar a virilidade na hora H.

Quem tentou comprovar o efeito da bebida durante o sexo foi o botânico Gil Felippe, professor aposentado da Unicamp, analisando 400 espécies de plantas consideradas afrodisíacas

Estudos realizados em animais observaram que a catuaba provoca vasodilatação no corpo cavernoso peniano de modo similar a um ativo do viagra. Além disso, a catuaba age particularmente na serotonina e dopamina, atuando como um antidepressivo e estimulante físico.

Porém, outros estudos posteriores apontam que as propriedade do composto pode até facilitar a vasodilatação e a ereção, mas não é capaz de atiçar os ânimos sexuais. Ou seja, a pesquisa não foi 100% conclusiva .

Vale lembrar que, para fazer efeito, o consumo precisa ser moderado. Um copo é suficiente. Se passar disso, ao invés de ganhar fama, você vai é passar vergonha.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia