Motivos pelos quais viajar é o melhor investimento em você mesmo

Airport-terminal

“Viajar é única coisa onde gastamos dinheiro, mas que nos deixa ricos.”

Já percebeu que quem cria o hábito de viajar, não quer parar mais? Existe um motivo para isso. Recentemente, uma pesquisa do psicólogo Thomas Gilovich mostrou que viajar traz mais felicidade do que comprar qualquer tipo de bem material. Isso tudo por conta das experiências individuais de quando viajamos.

Vivemos em uma geração que começou a questionar a velha fórmula: Estudar, entrar na faculdade, arranjar um bom emprego, casar e ter filhos. Mais ou menos o que diz a campanha #umbrindeavidareal de Smirnoff, que não existe um jeito certo de fazer coisas. Existe a sua fórmula.

Você pode juntar uma grana, ir conhecer o mundo e quando voltar, decidir o que fazer da vida. Ou pode casar, ter filhos e levar sua mulher e crianças como companheiros de aventuras. O que importa é que você coloque o pé na estrada. Ainda não se convenceu?

Separamos 4 motivos pelos quais viajar é o melhor investimento que você faz em você mesmo. Confira:

Você entra em paz consigo mesmo

large-into-the-wild-blu-ray2

“Se você deseja viajar longe e rápido, viaje leve. Deixe pra trás todas suas invejas, ciúmes, incapacidade de perdoar, egoísmo, e medos.” Glenn Clark

Quando você está viajando, você está fora do seu lugar comum. Longe da rotina e dos vícios do cotidiano, tudo que resta é você mesmo. Quem viaja sozinho pratica um exercício de auto conhecimento, onde você faz o que quer na hora que quer e do jeito que quer.

Ao caminhar pelas ruas de Paris ou fazer um cruzeiro em um navio no Nilo, você percebe que existe vida e um mundo gigante lá fora. É fácil esquecer os sentimentos ruins que deixamos para trás e passarmos a dar valor a nós mesmos e as experiências que estamos vivendo.

Pode ser assistir um pôr-do-sol no Caribe ou ver a beleza das igrejas em Ouro Preto. Deixamos o mal de lado e damos um minuto de comunhão para ficar em paz com nós mesmos.

Você aprende outras línguas na marra

shoppers-in-oxford-street-in-london-661989301

“Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros e tevês, precisa viajar, por si, com os olhos e pés, para entender o que é seu …” – Amyr Klink

Um curso de línguas é um ambiente controlado onde você dificilmente se encontrará desafiado. O apoio de um professor na sala, faz com quem você sempre tenha a quem recorrer na hora que falta uma palavra.

No estrangeiro, você vai ter que se virar para entrar no papo e ainda vai aprender gírias e como povo local responde a perguntas comuns. De tanto ouvir, você vai começar a se arriscar mais e sair de alguns lugares comuns aprendidos em salas de aula.

Você vive novas culturas

AWYW4K

“Viajar é estar aberto ao novo, aos outros e a ver a vida com outros olhos.” – Cristiane Galvão

Sabe quando dizem que o brasileiro é um pouco muito único por si só? Bem, sinto informar, mas quase todos os povos do mundo possuem suas peculiaridades. Uns são mais parecidos que os outros, mas você sempre encontra uma diferença típica de cada país ou região.

Se em território nacional, um paulistano e um manauara são povos praticamente à parte, imagina quando você senta para conversar de religião com uma iraniano, de política com um chinês e sobre esportes com um americano.

Viajar te dá essa chance de ver de perto alguns rituais diferentes dos nossos e ainda poder tirar dúvidas e se enturmar com nativos do local. Imagina você vendo uma final de Super Bowl ou visitando Meca durante o Hajj?

Você aprende história aonde ela realmente aconteceu

tourists-visiting-rome-colosseum

“Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países.” – Aldous Huxley

Tenho uma triste história pra contar: Os filmes de Hollywood mentem. Muitas das vezes, os locais retratados em grandes histórias como “Gladiador” ou “O Resgate do Soldado Ryan” são recriações em locações diferentes ou estúdios com grandes fundos verdes. Se você é apaixonado por história, tem que ir lá para ver.

Você só vai entender porque falam tantos dos egípcios quando ver a pirâmide de Gizé de perto ou algumas das obras deste povo que estão expostas no Louvre. Vai entender um pouco mais do perrengue que passaram os soldados do Dia D quando visitar as praias da Normândia.

Ao pisar em um local que foi protagonista da história, você deixará de ser só um espectador passivo de filmes e livros e poderá ser mais ativo, botando sua imaginação para funcionar.

 

Este texto faz parte da parceria MHM com a Smirnoff.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »