Melhores praias de nudismo no Brasil

Reprodução

 

Com certeza você já foi em alguma praia como essa – muitas vezes sem querer, ouviu falar ou já passou perto de lugares assim.

Frequentar Praias de Nudismo foi uma atividade bastante popular entre os anos 1990 e meados dos anos 2000 aqui no Brasil.

Popularizadas por programas de TV e por uma cultura que, aos poucos, estava se abrindo para o diferente, as Praias Naturistas estão espalhadas pelo país inteiro e, caso você queira conhecer as mais bonitas e se aventurar em uma delas, selecionamos as mais bonitas e também compartilhamos algumas dicas sociais para frequentar esses ambientes.

Regras

Reprodução

 

Antes de iniciar a lista, é preciso ressaltar que o respeito compartilhado por aqueles que gostam de conhecer e passar horas em uma Praia de Nudismo é digno de inveja! Para entender as regras de comportamento nesse ambiente livre de pudores, conheça a etimologia do termo nudista e naturista.

Segundo o dicionário Michaelis, nudismo é um “tipo de culto e interesse compartilhados por pessoas que (…) se reúnem em grupos para associar-se em nudez”. Em contraponto, naturismo, segundo a Federação Brasileira de Naturismo, é um estilo de vida. Nesse estilo, o respeito a si, à natureza e aos outros acompanha a nudez social.

Baseado nesses princípios, a mesma Federação citada anteriormente criou um código de ética para garantir um padrão de comportamento. Entre as regras, é proibido praticar atos de caráter sexual ou obsceno, assediar outros naturistas, fazer propostas inconvenientes, fotografar ou filmar outros frequentadores sem permissão.

Para garantir o cumprimento das regras, várias praias disponibilizam segurança particular até as 7h da noite.

Galheta, Florianópolis, Santa Catarina

Créditos: Reprodução

 

Escondida por uma trilha logo depois da Praia Mole, a praia de Galheta é uma das mais lindas do Brasil. Ao contrário de outras praias, para entrar aqui você não precisa tirar a roupa, mas deve obedecer as regras e respeitar os outros frequentadores.

Barra Seca, Linhares, Espírito Santo

Créditos: Reprodução

 

Bastante isolada – diferente da praia de Galheta, que é de certa forma mais popular, a Barra Seca tem 250 metros de areia e, para chegar até lá, você vai precisar atravessar de barco – por cerca de 5 minutos – uma área do Rio Ipiranga.

Em um clima de total aventura, você deve parar o caro na estrada, na altura da praia, e procurar pelos barqueiros. Na hora de acertar o preço, combine também um horário para o retorno. Por lá, diferente da praia de Galheta, também há quiosques, banheiro e duchas para os banhistas.

Tambaba, Conde, Paraíba

Créditos: Reprodução

 

Com uma beleza natural estonteante, repleta de pedras e pequenas piscinas formadas pela maré alta, esta praia foi a primeira oficialmente de nudismo do Nordeste. Ela ficou bastante popular em 1991 e, apesar da faixa de areia pequena, é cercada de falésias, coqueiros e vegetação de restinga.

Em sua extensão, há uma área para quem deseja utilizar trajes de banho e outra, depois de um bar e formações rochosas, especial para quem quer praticar o naturismo: nesse trecho, são 300 metros de extensão.

Outro diferencial da praia é o fato de que homens não podem entrar desacompanhados de outra mulher.

Pedras Altas, Guarda do Embaú, Santa Catarina

Créditos: Reprodução

 

Apesar da Guarda do Embaú ser uma região turística, os dois costões de vegetação com pedras grandes e marcantes são utilizados para realizar o nudismo. São duas prainhas, uma em cada ponta, com 100 metros de extensão.

Para acessar, você deve pegar uma estrada que sai da Enseada do Brito e, para entrar, você precisa tirar a roupa.

Massarandupió, Sítio do Conde, Bahia

Créditos: Reprodução

 

Praticamente isolada em uma área de conservação ambiental, a praia é isolada por dunas brancas e uma vila de pescadores. Como é difícil chegar nela por terra, os curiosos e possíveis desavisados acabam se mantendo afastados.

Nesta praia, é obrigatório tirar a roupa para entrar!

Praia do Abricó – Praia de Grumari, Rio de Janeiro

Créditos: Reprodução

 

Semelhante ao ambiente da Praia de Galheta, essa praia fica em área de preservação ambiental e, coincidentemente, também é uma das mais bonitas do Rio. A vegetação de restinga nos morros protege a área, e as grandes pedras espalhadas pela faixa da área são ótimas para relaxar.

Como as ondas são fortes, muitos surfistas praticam o esporte por lá e, para chegar até a praia, é preciso pegar a Avenida Estado de Guanabara até avistar uma placa indicando o local.

Toda a praia leva o nome de Grumari mas, a área reservada para nudistas se chama Abricó.

Olho-de-Boi, Búzios, Rio de Janeiro

Créditos: Reprodução

 

Bem pequena e discreta, essa praia se popularizou bastante nos últimos anos. Porém, para chegar até ela é preciso enfrentar uma trilha nada convidativa, bem íngreme e pouco sinalizada que parte do canto direito da Praia Brava. São cerca de 20 minutos de caminhada, mas a recompensa é gratificante e maravilhosa: no mar cristalino, é possível ver os peixes mesmo sem usar máscara de mergulho.

Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Créditos: Reprodução

 

Outra praia do litoral sul do Brasil ganha destaque entre os praticantes do nudismo. A primeira praia oficial de naturismo no Brasil permite a entrada de visitantes com roupas de banho mas, se você quiser experimentar a sensação de liberdade, pode ficar tranquilo, a área é bem segura. Com ondas fortes e costões cobertos de mata nativa, a paisagem em contraste com o tombo de areia no mar esverdeado é maravilhosa.

Se inspirou? Então leve protetor solar e não se esqueça de passá-lo naquelas regiões que normalmente estão protegidas pela sunga ou biquíni. Uma queimadura por lá deve ser extremamente dolorosa!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »