Aprenda a melhor forma de arrumar a mala e não estragar suas roupas

Separamos algumas dicas funcionais de como arrumar a mala e não estragar suas roupas.

É possível dividir os homens do mundo em dois tipos quando o assunto é arrumar a mala: aqueles que jogam meia dúzia de peças, de qualquer jeito, dentro da bagagem e esperam não utilizar nada além, e aqueles que lotam a mala com roupas e sapatos e se esquecem que elas podem amassar, estragar e até serem inúteis no destino final.

Muitas viagens, inclusive, realizadas à trabalho, exigem o transporte de ternos e de roupa social. Por medo de estragar uma peça cara, o paletó e a camisa são carregados pra todos os cantos do aeroporto em um cabide separado.

Além dessa não ser a opção mais prática, também é a mais arriscada, afinal, as chances de que algo aconteça com o seu terno caro são bem maiores. Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas de como arrumar a mala e não estragar suas roupas. Veja só:

Escolha o tamanho da mala

Créditos: Reprodução

Você vai passar muito ou pouco tempo fora? Escolha a mala de acordo com a duração da viagem e leve em consideração a possibilidade e levar uma mala de mão para viagens mais curtas.

Caso seja uma viagem à negócios e com duração máxima de três dias, você não vai precisar carregar uma supermala e também não vai precisar levar muita roupa.

Para viagens curtas

Créditos: Reprodução

Se a viagem curta for à trabalho, a mala é ainda mais prática. Leve apenas um paletó, uma calça, duas opções de camisa social e gravata, além de uma camiseta e bermuda para ficar no hotel.

Exagerando, você vai precisar levar três cuecas – para emergências, nunca se sabe – e três pares de meia: duas sociais, uma esportiva.

Um sapato social e um tênis são suficientes, o restante da mala deve ser formado por itens de higiene pessoal.

Mas, se a viagem de apenas um final de semana for à lazer, troque a roupa social – logicamente – por três camisetas variadas, duas bermudas, uma calça jeans e uma jaqueta.

O destino pede roupa de banho? Acrescente uma sunga, um chinelo, uma toalha e protetor solar nos itens de higiene pessoal.

Dica importante: tente vestir o máximo de peças para aumentar o espaço na mala e também a possibilidade de escolher uma bagagem menor e mais leve.

Para viagens mais longas

Créditos: Reprodução

Fique sempre ligado na previsão do tempo e faça a mala de acordo com ela. Se a viagem durar cerca de 20 dias, o ideal é carregar pelo menos duas calças, duas bermudas – para lugares frios, desconsidere a bermuda, é claro, e inclua mais uma calça – cinco camisetas, duas jaquetas (pode ser blusa de moletom) e três pares de calçados (tênis e um modelo mais casual).

Lembre-se sempre que várias camisetas podem combinar com a mesma calça e sapato, então, a dica é fazer as combinações antes de sair de casa e ter em mente quais peças combinam entre si.

Lembre-se que ocasiões diferentes vão pedir peças diferentes, então, entre as camisetas escolha alguma que possa ser usada em festas mais formais ou jantares que exijam um traje mais elegante. O mesmo vale para calças e sapatos!

Como já especificamos anteriormente, se o destino for um lugar muito frio, substitua as peças de acordo com a temperatura esperada, mas mantenha a quantidade de roupa – acrescente, no máximo, mais meias e uma bota.

Escolha a quantidade de peças íntimas de acordo com a quantidade de dias de viagem e leve duas cuecas extras para emergências.

Na mala de mão

Créditos: Reprodução

Na mala de mão ou na mochila é ideal sempre levar uma muda de roupa para casos de emergência. Itens básicos de higiene pessoal, como escova de dente, também são bem vindos e podem quebrar um galho quando o voo atrasa ou se a sua mala for extraviada.

Tenha sempre um chinelo por perto e mantenha os objetos mais importantes com você. Nunca coloque o carregador do celular ou eletrônicos de valor dentro da mala que será despachada – todos os documentos, inclusive, precisam estar em um lugar de fácil acesso.

Como organizar a roupa dentro da mala

Créditos: Reprodução

É fundamental colocar, na primeira camada, os itens que menos amassam, como sapatos, calças jeans ou com tecidos mais itens, bermudas e jaquetas.

Na segunda camada, coloque meias, cuecas, e acessórios que podem amassar e que também precisam estar em um lugar de acesso mais fácil e rápido. Por cima, coloque as camisetas e camisas e, na terceira camada, dobre as camisas sociais e paletós.

No compartimento externo ou naquela bolsa anexada na tampa da mala, coloque os itens de higiene pessoal.

Como dobrar as roupas para que elas caibam dentro da mala e não amassem

 

Créditos: Reprodução

Existem dois métodos principais para dobrar a sua camisa social em situações normais do dia a dia.

Nós, inclusive, já fizemos uma matéria sobre isso mas, para colocar a camisa social na mala, existe uma forma ainda mais fácil: enrolando!

Basta dobrar a camisa na metade, colocar as mangas, juntas, sobre a camisa dobrada e depois enrolar, é bem fácil e esse método não amassa a camisa e aumenta o espaço na mala!

Para dobrar o seu paletó, existe um método um pouco complicado, porém eficaz: a sua calça social e paletó vão chegar no destino como se tivessem acabado de sair da loja.

Veja o passo a passo indicado pela revista norte-americana Brooks Brothers:

Créditos: Reprodução

Compartilhe
Lucas Balzer
Lucas Balzer

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso