5 Melhores Praias de Surf no Planeta, segundo Gabriel Medina

Confira os principais points de acordo com o Campeão do Surf Mundial

O Brasil (e o mundo), têm um novo Campeão do Surf. Com apenas 20 anos, o surfista paulista Gabriel Medina conquistou o Circuito Mundial de 2014 e tornou-se um dos mais jovem surfista a erguer o caneco, façanha que só o norte-americano Kelly Slater alcançou, em 1992 (ano do primeiro de seus 11 títulos).

“Consegui igualar o Kelly com essa vitória com 20 anos. Não sei por que Deus me escolheu nesse momento. É uma honra ter igualado meu ídolo. Kelly é o cara a ser batido. Tem 11 títulos mundiais. Sei que é muito chão ainda. Tem o Parko, o Mick, vários caras que têm três, quatro títulos. Claro, a última meta é passar o Kelly. Tenho muita coisa para fazer. Mas sonho é este”.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 9

Convidados pela Oakley, tivemos um bate-papo com o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Com jeito de garoto, humildade e simplicidade, Medina apontou como seus pontos fortes a determinação, persistência e frieza na hora de decidir. E falou como foi o ano do seu primeiro título e perspectiva para os seguintes:

“Sem cobrança, foi mais fácil competir. Continuar no topo do surfe será muito difícil, mas não é impossível. Está é a minha meta”.

Pedimos então, para o garoto de Maresias montar uma seleção com as cinco melhores praias do Surf no Planeta. Confira esta lista feita pelo campeão do surf de 2014, Gabriel Medina.

1# Snapper Rocks, Gold Cost, Austrália

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 10

Um dos poucos lugares onde a intervenção humana acabou favorecendo a natureza. Os homens criaram o Superbank, uma bancada de areia artificial que melhoraram absurdamente o tamanho e frequência das ondas.

A onda encavala na frente das pedras, vira um pico que suga a água debaixo de você e gera um tubo oco. Depois a onda corre pela bancada como uma pista de skate com sessões de tubos longos pelo caminho.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 4

Motivação especial: foi lá que Gabriel Medina venceu a primeira etapa do Circuito Mundial. O primeiro brasileiro a vencer nessas ondas australianas. Era um sinal de uma bela e inédita história que estava sendo escrita a partir dali.

2# Trestles, California

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 11
Trestles entrou para a lista top dos surfistas que visita a Califórnia, nos EUA. Ela não é uma cidade e nem uma praia, apenas. Trata-se, na verdade, de uma coleção de picos de surfe localizados em San Onofre, dentro da cidade de San Clemente. A região é dividida em Church, Middles, Lowers (onde rola o palco do WCT), Uppers e Cottons.

E não é fácil chegar até lá. Trestles fica a cerca de uma hora e meia de Los Angeles. Sem muita infraestrutura para turistas, se você quiser visitar o local é bom levar água e petiscos na mochila.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 12

Motivação especial: Sede de uma etapa importante do campeonato mundial de surfe, o World Champion Tour (WCT), esta foi na praia em que Medina disputou a 8ª etapa do WCT, no ano em que se sagrou campeão do torneio.

3# Cloudbreak, Tavarua, Ilhas Fiji

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 13
Uma ilha no coração de Fiji, o espaço é gerido por uma surf camp privada e só pode  ser visitada por convite, restringindo a cinquenta pessoas de cada vez.

A onda de Cloudbreak quebra em Fiji, que recebe ondulações praticamente o ano todo. A melhor época vai de março a outubro, porém é possível pegar boas ondas nos outros meses. O tamanho das ondulações variam de 2 a 18 pés (de meio a 6 metros).

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 14

Motivação especial: o Brasil voltou ao topo do ranking mundial com Gabriel Medina conquistando mais uma vitória inédita para o surfe brasileiro no ASP World.

4# Teahupoo, Tahiti

Melhores Praias para Surf no Mundo, Gabriel Medina
Famosa por ter uma das ondas mais casca grossa do planeta, tão altas e tão intensas que às vezes parecem irreais, Teahuppo figura na lista de locais obrigatórios por grandes surfistas mundiais.

As ondas quebram sobre bancada de coral rasa e produz os tubos mais incríveis já vistos.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 15

Motivação especial: A vitória de Gabriel Medina sobre Kelly Slater em um dia de ondas de quatro metros de altura em Teahupoo, deixou o brasileiro com uma ótima vantagem na liderança do Circuito Mundial de Surfe. Faltando quatro etapas para o fim da temporada, Medina estava perto de se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial.

Na grande final o brasileiro Gabriel Medina derrotou o 11 vezes campeão mundial por 18.96 a 18.93, um resultado brilhante e muito importante para o brasileiro, não só por vencer Slater em ondas grandes e perfeitas, mas por abrir uma grande vantagem no ranking nessa reta final do WCT 2014.

5# Pipeline, Hawaii

Melhores Praias para Surf no Mundo, Gabriel Medina 2
Considerada a meca do surf com as ondas mais maciças que chegam a 30 metros, colocando medo até nos veteranos big riders. Tem entre novembro e fevereiro os melhores meses para a prática do esporte, ou melhor, para quem curte ondas agressivas e prontas para serem ‘domadas.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 16

Motivação especial: Foi neste espaço sagrado do surf que Gabriel Medina consagrou-se como o Campeão do Circuito Mundial de 2014. Com isto, o brasileiro igualou um recorde de Kelly Slater. Aos 20 anos, é o mais jovem surfista a erguer o caneco.

O título de Medina veio em Pipeline, pouco antes de ele entrar nas quartas de final. Já campeão, seguiu até a final, tirou uma nota 10 e foi vice da etapa.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »