14 dicas para quem vai viajar sozinho

large-into-the-wild-blu-ray2

“Quem viaja sozinho pode partir hoje. Quem viaja acompa­nhado deve esperar pelo dia seguinte. ” – Henry David Thoreau

Já percebeu que existe uma trava social para a gente sair para fazer um programa sozinho? Muitas pessoas deixam de fazer coisas simples como ir ao cinema ou ao teatro, só pelo simples fato de não terem companhia para o programa. Agora imagina quantas outras não deixam de viajar nas férias só porque não vão ter algum amigo ou namorada para acompanhar na viagem?

Viajar sozinho não é só uma forma de conhecer o mundo, mas também de conhecer a si mesmo. Quando você bota o pé na estrada com seus próprios pensamentos e sentimentos, você entra em comunhão com sua liberdade. Você faz o que quiser, do jeito que quiser, sem ter que seguir as vontades ou ritmo de ninguém.

Para ajudar aos marinheiros de primeira viagem sem companhia, o MHM separou 14 dicas para quem vai viajar sozinho. Se liga:

Into-the-Wild-upcoming-movies-216154_1024_768

Não tenha medo. Aproveite que você está sozinho e vá fazer o que você quiser, na hora que você quiser. Não tenha medo de encarar programas diferentes ou de fazer passeios. A maioria das pessoas não vai nem reparar em você.

Fiquem em Hostels. Tanto dentro como fora do país são os melhores lugares para você conhecer gente de tudo quanto é canto do mundo. Isso sem contar que as chances de você conhecer pessoas que estão sozinhas e também procuram companhia são muito altas.

Procure ficar nos albergues com a melhor avaliação no HiHostels e que estão mais próximos de baladas ou do ponto com mais atividades na cidade. Costumam ser os mais agitados.

► Nota do autor: Da última vez que estive a turismo no Rio de Janeiro e em Ouro Preto, fiquei em Hostels incríveis, com acomodações tipo de hotel, só que muito mais baratas. Se você não gosta de quartos compartilhados, muitos deles oferecem a opção de quartos individuais.

Faça amigos locais. Muitas pessoas tem orgulho de apresentar a própria cidade para estrangeiros. Se você fizer amigos em um bar ou alguma balada, eles podem ser o melhor guia que você pode encontrar.

filme

Não tenha medo de pedir direções. Descubra onde ficam os principais pontos da secretária de turismo da cidade ou vá buscar ajuda em recepções de hotéis. A maioria desses profissionais são super solicitas e podem te dar as direções certas para os melhores passeios que você pode fazer.

► Nota do autor: Quando eu estava em Paris, um recepcionista de um hotel imprimiu um mapa do centro da cidade e marcou todos os pontos legais para visitar ou lojas que valiam a pena dar um pulo.

Experimente comidas novas. Fuja de McDonald’s, Subways e redes de fast food. Aposte na culinária local e tente provar comidas que você não teria chance em sua cidade natal.

Segurança acima de tudo. Tome cuidado com os lugares que você visita, principalmente a noite. Na dúvida, entre num táxi e caia fora dali.

Leve entretenimento. Você vai estar sozinho, mas não precisa ficar entediado. Capriche na playlist para curtir sua viagem, leve livros para ir lendo no avião ou ônibus, e tente preencher as horas de “tédio” com algo.

Into-the-Wild-Horses-7310871

Ensine sua família a usar a internet. Baixe o skype para os seus pais ou ensine-os a usar vídeo chamadas no Google ou Facebook. Vai ajudar a sua família a ficar menos preocupada e, caso você esteja se sentindo muito sozinho, vai dar uma animada no seu dia.

Evite sair na rua levando todos documentos. Evite sair carregando passaporte, dinheiro e todos os seus cartões e documentos. Deixe coisas valiosas demais no cofre do hotel ou do hostel – como seu passaporte e passagem de volta. Caso você seja assaltado, não terá dor de cabeça de preencher a papelada na embaixada ou algo do tipo.

Aprenda a passar protetor solar sozinho. Costas e nuca cara. Principalmente na praia. É onde sempre dá ruim.

Evite ficar muito louco. Vá com calma nas bebidas e nas drogas. Quando você não está com um amigo por perto para te dar um toques de quando você está exagerando, é muito fácil perder a noção e se meter em enrascadas.

► Nota do autor: Cuidado com Amsterdan meu amigo. Qualquer coisa que você beber ou fumar lá é pelo menos duas vezes mais forte do que a gente tem por aqui.

into-the-wild-92-lancastria

Organize suas coisas. Você não vai ter sua mãe ou namorada para organizar suas coisas. Então, evite deixar sua tranqueiras largadas. Ninguém vai juntar suas coisas perdidas no quarto na hora de ir embora.

Lembre de tirar fotos. Aproveite que você não vai precisar parar em tudo quanto é canto para tirar uma selfie, mas não esqueça de registrar alguns momentos e locais da sua viagem.

► Nota do autor: Eu tenho o costume de sempre que viajo sozinho não tirar nenhuma foto. É bom, porque eu curto mais o passeio. Mas é triste, porque alguns lugares eu gostaria de ter deixado registrado.

Aproveite ao máximo. Não é porque você está sozinho que você deve se privar de nada. Faça todos passeios que quer fazer, vá em todos lugares que quer visitar e faça dessa viagem inesquecível.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »