13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 5

Conhecer novas culturas é muito bom, mas os valores das passagens aéreas podem representar uma grande parte das despesas de uma viagem. Para driblar esse gasto, muitas pessoas recorrem a pesquisa para tentar economizar alguma grana para curtir durante o passeio.

Se você simplesmente decidir viajar sem tomar os devidos cuidados, pode gastar muito mais que o necessário. Para te ajudar na hora da escolha, reunimos algumas dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas. Confira!

1# Faça muita pesquisa com antecedência

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 8

Muitos sites fazem um comparativo de preços de passagens aéreas. Com bom planejamento, você pode consultá-los e ficar esperto com as promoções de última hora. Atenção: como todo produto de liquidação, as passagens promocionais se esgotam rapidamente. Se você achou uma, não demore para adquiri-la.

– Momondo
– Skyscanner
– Kayak
– Travelocity
– Expedia
– Edestinos
– Decolar
– Submarino Viagens
– Melhores Destinos

As tarifas promocionais têm algumas restrições (cancelamento, remarcações, milhagem, tamanho de bagagem), leia com atenção antes de comprar.

2# Faça uma cotação direto nas companhias aéreas

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 9
Depois de achar as melhores tarifas, entre direto nos sites das companhias aéreas. O preço será o mesmo (e até menor) e não contará com taxa de serviços, cobrados por alguns sites de busca.

3# Fuja de alta temporada e dos feriados

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 4
Sempre que puder, fuja de feriados e da alta temporada. Viaje em outros meses que não dezembro, janeiro e julho. Tente embarcar em dias menos concorridos (terça a quinta), onde os valores promocionais são ofertados em maior número.

4# Tente não permitir a identificação do seu IP durante as pesquisas

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 14
Como forma de oferecer ao público aquilo que ele está buscando, muitas empresas identificam as suas buscas na web e começam a oferecer produtos com aquilo que você quer. Assim, os preços podem ficar mais elevados.

Para evitar isto, entre em janelas anônimas ao fazer a pesquisa, isso diminui a interação das companhias aéreas e possibilita a oferta de passagens mais baratas.

5# Compre ida e volta e conexões junto com o voo principal

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 6
Fazer compras de trechos de ida e volta separados normalmente sai mais caro do que adquirir tudo junto. Além disso, prefira comprar as conexões no mesmo momento. Pois, caso ocorra algum atraso, a própria companhia se responsabiliza pela sua remarcação e reacomodação.

6# Viaje em horários alternativos

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 10

Horários comerciais costumam cobrar mais caro e oferecer poucas opções de passagens baratas. Por outro lado, voos noturnos são mais baratos e você economiza dinheiro tanto com a economia, como pode economizar com a acomodação.

7# Horários de pesquisa de preço

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 11

Muitas pessoas já encontraram passagens aéreas promocionais nos finais de semana ou madrugada. Isto acontece porque as empresas e agências de turismo fazem todas as transações durante o horário comercial, encarecendo os preços neste período do dia.

8# Procure passagens para aeroportos alternativos

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas

Às vezes, nem sempre o aeroporto mais concorrido é o mais barato para chegar ao seu destino. Nos EUA e Europa é comum os destinos contarem com diversos aeroportos, que não ficam dentro da cidade, mas contam com uma boa conexão com ela, através de trens e metro.

Como exemplos: é possível ir para Nova York desembarcando no aeroporto de New Jersey e pegando um trem. Ou então, ir para Miami, voando para Fort Lauderdale e alugando um carro para percorrer os 40 quilômetros que separam as duas cidades. O preço das passagens para esses aeroportos alternativos pode ser até 30% mais barato.

Antes de fechar com o aeroporto alternativo é preciso considerar duas coisas. A primeira é o valor gasto para chegar ao seu destino final (hotel, hostel, etc), pois nem sempre a locomoção de transporte compensa. A outra é o tempo gasto. Se você dispor de pouco tempo, os traslados podem tirar um tempo precioso para apreciar a viagem.

9# Acompanhe as promoções e esteja aberto para mudanças

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 3
Nem sempre o seu destino primário oferece o melhor custo benefício. Definiu Orlando, mas surgiu uma promoção para Miami? Inclua no seu roteiro e alugue um carro para fazer o trajeto entre as duas cidades. Quer ir para Londres, mas as passagens estão muito caras? Que tal embarcar para Barcelona e comprar passagens por companhias aéreas pequenas na Europa, onde a passagem pode sair por 20 euros?

Pesquise e conheça os deslocamentos para a região que quer visitar e tente aproveitar ao máximo as promoções.

10# Quando o barato sai caro

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 13
As passagens promocionais escondem um grande problema, elas são difíceis e você perde dinheiro na remarcação. Caso não tenha segurança e certeza em relação às datas, compre bilhetes que disponibilizem reembolso.

11# Saiba usar suas milhas

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 12
Aproveitar pontos acumulados com compras no cartão de crédito em voos é uma prática boa. Mas o desperdício de milhas é alto. Cada programa de fidelidade tem regras próprias e é necessário conhecê-las para fazer um bom negócio. Algumas companhias oferecem um trecho nacional ida e volta por um certo número de milhas – assim voar para Manaus ou para o Rio de Janeiro tem o mesmo valor em pontos.

Seguindo esta lógica vale mais a pena usar os pontos para comprar o voo mais caro pretendido. As milhas podem ser usadas em qualquer época do ano, por isso é mais vantajoso usá-las nos períodos de alta temporada, quando as passagens sobem naturalmente de preço.

Acumular milhas também exige planejamento. As companhias aéreas vendem bilhetes de diferentes classes, e, quanto mais caros, maior a quantidade de pontos oferecidos e a flexibilidade propiciada (como exclusão de taxas para remarcar o voo, por exemplo). Cadastrar-se em serviços que reúnem pontos de vários prestadores diferentes (de postos de gasolina à banca de revistas) pode ser uma alternativa interessante.

12# Leilões e compras coletivas

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 7

Sites de compras coletivas divulgam pacotes que incluem os trechos aéreos. A compra pode ser uma ótima opção, mas é necessário tomar cuidado com as restrições desses tíquetes, pois muitos permitem apenas viagens na baixa temporada ou em dias de semana.

A Gol disponibiliza semanalmente lotes de passagens para o leilão da empresa Milan Express. Os trechos não podem sofrer alteração de dias e datas e a leiloeira cobra taxa de serviço. É importante ler atentamente as regras de cada passagem.

A TAM começou a vender passagens por um canal próprio de compras coletivas. Pelo site, o cliente tem acesso ao SaveMe, portal que vende efetivamente os bilhetes. Cada oferta fica disponível por um tempo determinado e exige um número mínimo de compradores para que seja efetivada. Os usuários podem acompanhar o tempo em que a promoção permanecerá no ar em contagem regressiva e a indicação de quantas pessoas já adquiriram a oferta. As passagens vendidas nesta modalidade também têm regras específicas de utilização.

13#  Voe por companhias aéreas baratas e alternativas

13 Dicas e macetes para encontrar passagens aéreas mais baratas 2

Muitas empresas oferecem voos a custos reduzidos – e nem por isso são as mais populares. Se a meta de uma viagem é economizar e conseguir a tarifa mais barata possível, aposte em companhias menores.

A Webjet, por exemplo, oferece tarifas abaixo da média, e segundo dados divulgados pela Infraero em março de 2012, tem figurado entre as mais pontuais do mercado. A antiga OceanAir opera hoje como Avianca, e embora ainda não seja tão popular, oferece bons preços e seu serviço costuma ser elogiado.

Para voos internacionais, vale a pena ficar atento nas companhias low cost da região. Elas oferecem um serviço mais modesto e uma frota mais velha, mas se a intenção for economizar grana vale, e muito, a pena. O importante é fazer a pesquisa no site oficial e reservar com antecedência. Confira algumas companhias aéreas baratas.

Passagens aéreas baratas nos EUA

– Jetblue
– Southwest
Virgin America

Passagens aéreas baratas na Europa

– Aer Lingus
– Easy Jet
– Vueling
– Condor
– WizzAir
– XL Airways
– CityJet
Norwegian
SmartWings
– Brussels Airlines

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »