Lulu e a falácia do revanchismo das mulheres

2013-02-21-Lulu_collection1b

“Mas os homens fazem isso toda hora, por que as mulheres não podem?”. Essa é o principal comentário que tenho ouvido quanto ao aplicativo Lulu que permite que mulheres façam avaliações de qualquer cara que esteja no Facebook, sem que ele saiba do mesmo.

Tenho visto os mais otimistas indo pelo lado que esse app cria uma discussão válida onde os homens são colocados no lugar da mulher e sofrem o mesmo que muitas sofrem as serem objetificadas . Quase como uma revanche para frases como  “gostosas”, “te chupo toda” e derivados disparados para as moças nas ruas.

Ainda pude ver muitas mulheres que brigam todos os dias contra o machismo exaltando aos quatro ventos o aplicativo, comemorando que agora podem rankear seus paqueras e faze-los sentir na pele o que sofreram a vida inteira. Coitadas.

article-2275216-176AB5AC000005DC-775_634x372

Para mim, esse aplicativo só gera um sentimento de revanchismo.  Não duvido que amanhã suja um aplicativo igual, só que voltado para homens categorizam as mulheres, com a justificativa de que eles tem todos direitos de faze-lo, já que o Lulu faz o mesmo.

Qualquer aplicativo do gênero é uma ofensa a vida privada de qualquer pessoa, seja do sexo masculino ou feminino. Não se cria uma sociedade com direitos iguais para homens e mulheres incentivando mulheres a tratarem homens como objetos. Do mesmo jeito que  a convivência entre negros e brancos não seria melhorada se botassem os brancos como escravos, para entender os que milhares passaram em navios negreiros.

Criar um ambiente onde mulheres tem direitos iguais, não é dar liberdade para elas poderem objetificar um cara, falando do tamanho do pau dele ou como ele é ruim de cama em um aplicativo qualquer. Isso é fazer exatamente o que os machistas fazem todo dia.

lulu_2543040b

A mudança tem que ser para que “Guerra dos Sexos” termine e, tanto homens, como mulheres, sejam tratados iguais, sem serem objetificados. Utopia? Talvez. Faço minha as palavras de Gustavo Crespi em um comentário que fiz no Facebook:

“Vingança, olho por olho… Já sabemos onde isso vai dar. Quer saber qual vai ser a maior conquista feminina com esse app? O retrocesso de um monte de cara que poderia estar mudando a mentalidade e, que ao ver isso, vai ver que mulher não quer então ser tratada bem, de igual pra igual, quer só fazer o outro sentir como é ruim.”

Parabéns a todas envolvidas, que criaram e sairam usando, no Lulu.Vocês deram combustível para os babacas criarem o aplicativo mais sexista do mundo, dizendo se vocês são peludas, tem capo de fusca ou se não lavam direito a perseguida. E acima de tudo fizeram a conversa sobre o papel na mulher da sociedade ter regredido alguns passos valiosos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »