23 Melhores Jogos de Futebol de todos os tempos

Reprodução

Não há como negar que os games de futebol passaram de simples jogos de entretenimento e se tornaram uma religião. Amigos se reúnem para disputar partidas e torneios internacionais acontecem, no melhor estilo Copa do Mundo.

Enquanto muitos ainda se dividem entre os fanáticos por Fifa e amantes pelo PES, a revista inglesa Four-Four-Two montou uma seleção de peso com os 23 Melhores Jogos de Futebol de todos os tempos. Confira a lista dos jogos de todas as épocas e todos os estilos.

23. LMA Manager (2002)


O game para PS2 mesclou o Football Manager com a jogabilidade 3D dos games tradicionais. No jogo, resumos das partidas, capacidade de salvar a sua equipe para um cartão de memória e, em seguida, enfrentar um adversário e olheiros para observarem jogadores sub-11.

22. FIFA Street (2012)


O jogo para PS3 trouxe o freestyle, dribles e boleiragem das quadras para os consoles. Aqui não bastava ganhar as partidas, tinha que jogar bonito. O jogador poderia realizar diversos tipos de firulas com a bola e o cenário escolhido era o futsal, não o gramado.

21. Microprose Futebol (1988)


O primeiro jogo de futebol da história foi criação de Jon Hare e Chris Yates para computadores domésticos Commodore 64 (C64). Por muito tempo, a jogabilidade na vertical da tela iniciada por ele foi referência para os muitos games que vieram na sequência.

20. Euro Boss (1991)


Um dos primeiros games no estilo manager da história. Aqui, o foco não era só a atuação nos gramados, mas o financeiro, tamanho dos estádios e, o mais importante, conquistar títulos.

19. Super Soccer (1992)


Um dos jogos clássicos de Super Nintendo. Os jogadores só tinham o primeiro nome e o campo continua na vertical, só mais estreito. Destaque para os carrinhos agressivos que você poderia dar.

18. World Championship Soccer 2 (1994)


Na época do seu lançamento, o jogo foi pouco vendido. Só ganhou notoriedade mais recentemente, para os ‘adoradores de antiguidade’, depois que foi divulgado que Jon Hare (um dos mais famosos desenvolvedores de jogos de futebol) participou da criação do game.

17. Emlyn Hughes International Soccer (1988)


Outro game antigo, lançado para computadores domésticos no final dos anos 80. O jogo, porém, foi muito bem desenvolvido, com possibilidade de dar passe, drible e chute. Você ainda poderia colocar os nomes e fazer o uniforme das equipes.

16. Mario Strikers Charged Football (2007)


O game para Nintendo Wii era uma junção de duas coisas de muito sucesso: jogos de futebol e Mario. O resultado não poderia ser diferente: personagens do universo Mario Bros. em chutes super potentes e com efeitos absurdos, parafusos e poderes especiais.

15. UEFA Euro 2008 (2008)


O game da Fifa para PS3 e Xbox 360 ajudou a transformar e dar fama ao futebol da EA Sports, introduzindo comemorações individuais de jogadores e mudança de gramado de acordo com o clima e temperatura.

14. Top Eleven (2010)


Jogo no estilo manager online, desenvolvido para redes sociais e smartphones. O jogo baseia-se nos conceitos e jogabilidade encontrados em jogos como Sports Interactive Football Manager e Electronic Arts Premier Manager.

13. Virtua Striker (1994)


Passe longo, passe curto, chute super potente, desarme. O jogo que reinou por muito tempo nos arcades foi um dos primeiros a oferecer essa gama de possibilidades (além de ser um dos primeiros a ser jogado na horizontal). Tinha impressionantes gráficos 3D (para a época) e contava com 18 seleções mundiais para escolher.

12. Multi-Player Soccer Manager (1991)


Um dos jogos mais realistas de manager da época para computador C64. Lesões, treinamentos de jogadores, pré-temporada já existiam nesse simulador.

11. Actua Soccer (1995)


No PS1, foi um dos primeiros jogos 3D de futebol. Ele também foi pioneiro em usar o motion capture, ou seja, jogadores de verdade faziam movimentos e os jogos copiavam (Chris Woods, Graham Hyde e Andy Sinton foram eles).

10. Kick Off 2 (1990)


O ponto alto da série foi abrir o caminho para Sensible Soccer, com a sua perspectiva de cima para baixo e decisão engenhosa de tratar a bola e jogador como entidades separadas (e não grudadas, como acontecia até então).

9. Football Manager (1982)


Este foi o primeiro jogo de manager da história, com direito a simulador das jogadas perigosas, que poderiam terminar em gol ou não. Não confundir com o famoso jogo da Sports Interactive que, apesar de não ser a evolução, recebeu forte influência.

8. New Star Soccer (2012)


Misturando elementos de Sensible Soccer (perspectiva elevada), Football Manager (negociações do clube) e elementos RPGs (melhorar a qualidade do jogador, fazendo atividades extra-curricular), é um jogo de modo carreira.

7. Rocket League (2015)


Este game prova que pode ser criativo mesmo com tantos jogos de futebol. Este é um jogo de futebol com carros, onde os carros tentam fazer gols. Feito para PS4, é um simulador de risco e recompensa.

6. International Superstar Soccer Deluxe (1996)


Para quem tinha um Super Nintendo, é o jogo mais famoso de futebol (eu considero o melhor de todos os tempos). Apesar de não ser o precursor direto do PES, influenciou fortemente a franquia. Contava com narrador, frases de efeito clássicas e, no Brasil, ganhou versões alternativas, como o “Campeonato Brasileiro 1996” e “Ronaldinho 1998”. Sem esquecer do esquema que fazia o juiz virar cachorro!

5. Football Manager 2016 (2015)


A consagrada série com mais de duas décadas de existência é a grande favorita no quesito gestão de clube. O recém-lançamento é bem complexo e chegou à sua melhor versão.

4. FIFA 16 (2015)


O jogo superou a rivalidade com o PES e hoje ganha com sobras da franquia da Konami. Na avaliação de especialistas, o FIFA 16, para PS4 e Xbox One é o melhor da série. Não é pra menos, são mais de 30 ligas licenciadas e ainda com equipes femininas neste ano.

3. Championship Manager: Season 01/02 (2001)


Antecessor do Football Manager, este foi o primeiro jogo de manager moderno a fazer sucesso mundial. O motor de visualização do jogo consistia na visualização da narração do jogo de forma escrita, fazendo com que o jogador tenha a possibilidade de acompanhar todos os lances da partida virtual.

Ele também foi pioneiro ao simular de forma completa e permitir um melhor jeito de dirigir um clube e gerir as finanças da equipe.

2. Pro Evolution Soccer 6 (2006)


O jogo para PS2 revolucionou os games de futebol é foi considerado o melhor game da série PES e também o melhor simulador de futebol por inúmeras revistas da especialidade, ficando à frente do já conhecido FIFA 07 da EA sports. Além de passe e chute precisos, o jogo trouxe melhor movimentação dos jogadores sem a bola, estilos de corrida únicos para cada jogador (de acordo com suas habilidades), formas diferentes de cobranças de falta.

1. Sensible World of Soccer (1994)


Este game conquistou o primeiro lugar, na frente de PES e FIFA porque, ao contrário dos outros jogos, que precisou de anos de evolução, o Sensible trouxe uma evolução incrível e um jogo só, há 21 anos atrás. São mais de 24 mil jogadores e 1,5 mil times na base de dados desse simples jogo de Mega Drive.

Fonte: Four-Four-Two

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »