5 Passos da Dieta Digital para evitar a overdose de tecnologia

Daniel Sieberg propõe dicas para o mundo virtual não dominar você

E se te falassem que você chega a pegar 100 vezes no celular por dia só para conferir, ligações, mensagens, rede sociais e outras coisas mais, você acreditaria? E que muitas pessoas já morreram das mais estúpidas formas por causa do seu smartphone?

Se você é daqueles que não conseguem ficar um dia ou fim de semana sem ter o contato com seu aparelho celular e procura Wi-Fi até em um passeio no parque, talvez precise de uma dieta para se ‘desintoxicar’ de tanta tecnologia.

Esta foi a ideia do jornalista canadense Daniel Sieberg, Gerente Sênior de Marketing do Google e criador do respeitado livro “The Digital Diet” (Dieta Digital), onde aborda pontos de vista interessantes sobre as transformações que a tecnologia está fazendo no nosso dia a dia, e analisa mudanças no relacionamento e na criação de uma identidade entre pessoas e empresas.

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Em seu programa de Dieta Digital, Daniel Sieberg propõe quatro etapas primordiais para acabar com sua dependência e encontrar o equilíbrio. A dieta inclui um período de abstinência e o cálculo do “peso digital” de cada pessoa, com base em um índice criado por Sieberg que leva em conta o número de aparelhos eletrônicos, logins e serviços, como são usados e por quanto tempo.

Ele conseguiu ter este insight e perceber que algo estava errado em sua vida quando ficou cara a cara com um tubarão durante um mergulho nas Bahamas. Em vez de medo diante do enorme predador, sentiu uma vontade absurda de usar seu Blackberry e compartilhar aquele momento com seus amigos nas redes sociais. “Comecei a analisar como a minha dependência em tecnologia tinha impacto no meu casamento e no relacionamento com a família e amigos.”

Apesar de reconhecer que é impossível ficar sem tecnologia, Sieberg propõe que as pessoas aprendam a viver com uma quantidade sustentável, sem serem atropeladas por mensagens no whatsapp ou ficarem desnorteadas quando a internet cair. Os sinais de dependência excessiva podem variar. “Sempre haverá casos extremos de indivíduos sufocados pelo excesso de alguma coisa. Meu livro foca na maioria, que busca meios de tirar vantagem da tecnologia de maneira saudável.”

Confira os passos da Dieta Digital e tente implantá-las na sua vida.

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1# Abstinência Total

Durante um ou dois dias, permita-se não usar nenhum tipo de gadget, como smartphone e tablet, ou redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo). Desta maneira, você pode avaliar como a tecnologia domina o seu quotidiano e qual o impacto que ela tem nas suas relações sociais e pessoais.

2# Identificação dos canalizadores do Vício

Identificar o número de gadgets, redes sociais e blogues a que costuma acessar (cálculo do Índice de Peso Virtual – Daniel Sieberg faz uma brincadeira com o Índice de Massa Corporal – IMC). Neste caso, o objetivo é identificar e calcular o peso que a tecnologia tem na sua vida, medindo o número de aparelhos, logins e serviços usados e avaliar quais são os realmente necessários.

3# Reconhecendo os erros

Agora, é preciso colocar a mão na consciência e perceber se há relações pessoais que possam ter sido afetadas de alguma maneira pelo uso da tecnologia. Como aquela conversa no final do dia com sua parceira que você respondeu no modo automático enquanto acessava as mensagens no WhatsApp. Tente corrigir o erro ou pelo menos não persistir.

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4# Use somente o necessário

Incorporar as tecnologias realmente necessárias ou que ajudem a gerir a sua vida, como aplicativos que indicam perda de peso, guias de mapas ou de serviços na região onde estiver, apps que impedem o envio de mensagens enquanto dirige guia ou serviços que organizam calendário e tarefas.

5# Dicas Simples e pontuais para viver melhor

– Carregar o smartphone fora do quarto ou do ambiente em que estiver;
– Não colocar o smartphone em cima da mesa durante as refeições e encontros com amigos;
– Focar nos relacionamentos “ao vivo” e não somente online.

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