15 Previsões de Bill Gates em 1999 que se tornaram assustadoramente reais

Previsões de Bill Gates

O ano era 1999, o fundador da Microsoft Bill Gates acabara de escrever um livro intitulado A Empresa na Velocidade do Pensamento (Business @ the Speed of Thought). Nela, Gates fez 15 previsões audaciosas que, na época, poderiam parecer loucura.

Essa lista foi originalmente montada por um estudante de administração finlandês chamado Markus Kirjonen em seu blog. Ele vasculou o livro escrito por Gates e retirou as previsões, provavelmente dando uma direcionada e interpretada a empresas e assuntos que ele considera pertinente no momento atual.

A lista é surpreendente, inclusive, pela naturalidade com a qual encaramos muitas dessas previsões na atualidade. Confira abaixo quais são as 15 previsões que Gates fez há quase 20 anos – e quão perto elas chegaram da realidade (ou mesmo se tornaram realidade).

1. Sites de comparação de preços

Previsões de Bill Gates

Previsão de Gates: “Os serviços automatizados de comparação de preços serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam preços em vários sites, tornando mais fácil encontrar o produto mais barato para todas as indústrias”.

O que vemos agora: o mundo de compras online é uma realidade e, aqui mesmo no Brasil, existem vários sites, ferramentas e aplicativos que só trabalham comparando preços de produtos online, de roupas até aplicativos de transporte.

2. Dispositivos Móveis

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “As pessoas vão transportar dispositivos pequenos que lhes permitam manter contato constante e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam. Poderão verificar as notícias, ver os vôos que reservaram, obter informações dos mercados financeiros e fazer qualquer outra coisa sobre esses dispositivos”.

O que vemos agora: smartphones, smartwatches, geladeiras e até casas inteligentes. Quase tudo hoje que existe pode ser controlado ou acessado de maneira remota, por meio de dispositivos móveis.

3. Pagamentos Online

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças e se comunicar com seus médicos pela internet”.

O que vemos agora: hoje você não precisa ir ao banco para pagar contas. Na verdade você nem precisa ter um banco físico, serviços online já funciona. Além de aplicativos onde você faz o pagamento virtual, existem muitos app, como o PayPal, trabalham só com sua grana na web.

Sobre a parte da medicina, você pode agendar consultas, comunicar-se por redes e até fazer cirurgia à distância. Isso sem contar com o google, que refinou conteúdos sobre sintomas e doenças online.

4. Assistentes pessoais e internet das coisas

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Os” companheiros pessoais “serão desenvolvidos. Eles se conectarão e sincronizarão todos os seus dispositivos de forma inteligente, seja em casa ou no escritório, e permitirão trocar dados. O dispositivo verificará seu e-mail ou Notificações e apresentar as informações que você precisa. Quando você vai à loja, você pode dizer quais receitas você deseja preparar e gerará uma lista de ingredientes que você precisa retirar. Ela informará todos os dispositivos que Você usa suas compras e cronograma, permitindo que eles se ajustem automaticamente ao que você está fazendo “.

O que vemos agora: o Google Now, um assistente inteligente que funciona em dispositivos móveis, está começando a seguir nesse sentido. Enquanto isso, dispositivos inteligentes coletam dados em suas rotinas diárias e ajustam automaticamente a temperatura da sua casa, veem o que está faltando na despensa e avisam sobre compromissos na agenda.

5. Monitoramento doméstico online

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Os feeds de vídeo constantes de sua casa se tornarão comuns, o que informará quando alguém visitar enquanto você não estiver em casa”.

O que vemos agora: câmeras de vigilância domésticas não são novidades. O Google comprou a Dropcam, fabricante de uma câmera de vigilância doméstica, por US $ 555 milhões em 2014. Mas isso foi apenas o começo, existe uma câmera de campainha inteligente que pode deixar você ver quem está à sua porta. Existem câmeras que permitem controlar um laser para que você possa brincar com seus animais de estimação enquanto estiver fora de casa.

6. Social Media

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Os sites privados para seus amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos.”

O que vemos agora: dois bilhões de pessoas já usam o Facebook para ver o que seus amigos estão fazendo e planejar eventos. Há também Snapchat, Instagram, WhatsApp e Facebook Messenger ao lado de uma explosão de outras redes sociais menores.

7. Anúncios Customizados

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Um software que sabe quando você reservou uma viagem e usa essa informação para sugerir atividades no destino local. Sugere atividades, descontos, ofertas e preços mais baratos para todas as coisas em que deseja participar”.

O que vemos agora: Facebook e Google Now já fazem anúncios de acordo com sua localização e e interesse. Basta você pensar em algo, falar com alguém ou até pesquisar e ver uma enxurrada de anúncios dos produtos pipocarem em seu celular, notebook ou computador. Na verdade, em muitos casos, isso é até perturbador.

8. Sites de discussão de esportes ao vivo

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Ao assistir a uma competição esportiva na televisão, os serviços permitirão que você discuta o que está acontecendo ao vivo, e entre no concurso onde você vota sobre quem você acha que vai ganhar”.

O que vemos agora: um monte de sites de redes sociais permitem isso, como o Facebook, Twitter, é claro. Em muitos eventos esportivos ao vivo rola uma votação em tempo real e interação direta com o público.

9. Publicidade inteligente

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Os dispositivos terão publicidade inteligente. Eles conhecerão suas tendências de compras e exibirão propagandas adaptadas às suas preferências”.

O que vemos agora: basta ver os anúncios que você vê no Facebook ou no Google – a maioria dos serviços de publicidade online possui esse recurso, onde os anunciantes podem segmentar os usuários com base em seu histórico de cliques, interesses e padrões de compras. Direcionando campanhas para o público realmente relevante para a ação.

10. Links para sites na TV

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “A transmissão de televisão incluirá links para sites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo”.

O que vemos agora: muitos programas e comerciais nos dias de hoje pedem ao espectador que acessem o site; ou mesmo usar hashtags em Twitter ou Facebook para medir a opinião pública.

11. Fóruns de discussão online

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Residentes de cidades e países poderão ter discussões baseadas na internet sobre questões que as afetam, como políticas locais, planejamento urbano ou segurança”.

O que vemos agora: a maioria dos sites de notícias tem seções de comentários onde as pessoas podem ter discussões ao vivo, e muitos sites têm fóruns onde as pessoas podem perguntar e responder a determinadas perguntas. Twitter e Facebook desempenharam papéis nas revoluções políticas e sociais do mundo. Você pode discutir desde problemas no planeta até coisas que acontecem no sei bairro.

12. Sites segmentando interesses

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “As comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim pelo seu interesse”.

O que vemos agora: a segmentação de interesses é uma realidade. Basta ver sites nichados e até a força do crescimento dos grupos de Facebook, dando voz a comunidades com coisas em comum.

13. Software de gerenciamento

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Os gerentes de projetos que procuram juntar uma equipe poderão entrar em linha, descrever o projeto e receber recomendações para pessoas disponíveis que atendam aos requisitos”.

O que vemos agora: toneladas de software de fluxo de trabalho no espaço corporativo está revolucionando como você recruta, forma equipes e atribui trabalho a outros.

14. Recrutamento online

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “Da mesma forma, as pessoas que procuram trabalho poderão encontrar oportunidades de emprego online declarando seu interesse, necessidades e habilidades especializadas”.

O que vemos agora: Sites como o LinkedIn é uma verdadeira rede social profissional, permitindo aos usuários fazer o upload de currículos e encontrar empregos com base em interesses e necessidades, e os recrutadores podem pesquisar com base em habilidades especializadas.

15. Licitações e negócios

Previsões de Bill Gates
Previsão de Gates: “As empresas poderão oferecer empregos, seja eles buscando um projeto de construção, uma produção de filmes ou uma campanha publicitária. Isso será eficiente tanto para as grandes empresas que querem terceirizar o trabalho que eles não enfrentam, as empresas que procuram novos clientes e as empresas que não têm um provedor de acesso para o referido serviço”.

O que vemos agora: a terceirização de setores e atividades é uma realidade consolidada. Corporações contratam estes serviços que já possuem uma expertise para realizar projetos pontuais ou atividades que não tem o know-how para executar.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »