9 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem

Confira o que você precisa ter em mente antes de tatuar o seu corpo

Um belo dia você resolveu que, enfim, faria uma tatuagem. Assim como eu já passei, agora tem que encarar um monte de decisões antes de colocar a arte no seu corpo. Será que vai doer? Sofrerei preconceito no trabalho? E se eu me arrepender?

Você não é o único a ficar indeciso nessas horas. Para te ajudar a fazer a escolha certa, e sensata, reuni dicas minhas e, com ajuda do tatuador Renato Correia, do Last Dragon Tattoo, resolvi abordar as principais coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem. Confira!

1# Mature a ideia

Apesar de ser comum hoje em dia fazer uma tatuagem, tomar essa decisão precisa de um tempo para ver se realmente você está a fim de pintar uma parte do seu corpo de forma definitiva. Com esse passo, você vai evitar arrependimentos propícios de quem toma a ideia por impulso. Se for a sua primeira, nada de fazer uma tattoo depois daquela bebedeira com os amigos, ok?

Esse item ainda vai servir para outros momentos no seu projeto de fazer uma tattoo, como na escolha do estúdio, desenho e parte do corpo. Por isso, não hesite em dar um tempo até você ter certeza do que quer.

2# Procure o estúdio (ou profissional) certo para fazer

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 5

É primordial você escolher um estúdio ou tatuador de confiança para fazer a sua arte. São eles que darão a segurança necessária para tomar esta decisão e evitarão muitos arrependimentos. Na hora de escolher, pegue referências de pessoas próximas que fizeram a arte, pergunte como foi o processo e se recomendariam. Só com isso, você evita colocar o trabalho na mão de um completo estranho.

O estilo da tatuagem que você escolher pode direcionar o profissional eleito. Se você quiser fazer uma aquarela no corpo, nada melhor do que optar por um especialista no tipo de desenho. Pesquise os seus trabalhos anteriores e converse com quem já fez com ele.

Na hora de escolher o estúdio ou profissional, saiba se: o material que ele usa é esterilizado ou descartável; as embalagens são abertas na sua frente; e se o tatuador usa e troca de luvas durante o processo.

3# Pense na parte do corpo para a Tattoo

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 2

Antes mesmo do desenho, é legal pensar no espaço onde ele ficará. Com isso, você vai escolher a arte condizente a ele. É importante também ver se o espaço de exposição não atrapalhará sua vida, como trabalho ou ambientes que você frequenta.

Lembre-se que o desenho é permanente, por isso deixá-lo em lugares como rosto, pescoço ou antebraço pode prejudicá-los. Evite esses pontos em um primeiro momento.

4# Escolha o desenho

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem

Sou favorável a ideia de que a arte que você vá fazer em seu corpo tenha uma relação com você, simbolize um momento em sua vida ou até transmita um significado particular. Apesar dos modismos quando o assunto é o desenho, acho que quanto mais original for sua tattoo, menor é a probabilidade dela sair de moda e você se arrepender.

Pense na tatuagem como uma obra de arte. Como tal, ela precisa ser única, ter um valor. Repetir padrões não vai fazer do seu desenho especial. Por mais que você tenha visto um desenho incrível, dê personalidade a ele.

Você não precisa ter uma ideia fechada, um bom tatuador saberá pegar sua inspiração e trabalhar de forma que você tenha um desenho único, exclusivo e com identidade.

5# Pode não durar para sempre, mas dá muito trabalho para tirar

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 12

Apesar de ser um desenho em definitivo, existem processos para tirá-lo do seu corpo (ou refazê-los), em caso de arrependimento. Alguns custam muito caro e nem sempre será garantia de remover por completo a arte.

Por essas e outras, repense bem o lugar no corpo e o tipo de arte que você quer fazer, para não ter dores de cabeça futuramente.

6# Não faça economia burra

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 10

O principal erro de quem vai fazer uma tatuagem é ficar pesquisando e pechinchando o preço por aí. Lembre-se de que a tatuagem é uma obra de arte que ficará na sua pele definitivamente. Como tal, não dá para ficar barganhando valores com diferentes tipos profissionais.

Esta é o pior tipo de economia que você pode fazer, a economia burra. Diferente de um smartphone, relógio, que existe um preço médio como parâmetro, caso você tenha escolhido um tatuador merda, você não vai poder trocar a arte ou reclamar no Procon. Se o profissional não for bom, você terá que conviver com o péssimo trabalho pelo resto da sua vida. Ou ter muita dor de cabeça (e gasto) até conseguir refazer o trabalho.

Novamente, pense na arte como algo para sua vida, na sua pele e em definitivo. Ela vale um bom investimento e brigar por descontos não parece uma boa. Quer economizar, faça com suas saídas e cervejas de fim de semana.

7# Mas, será que vai doer?

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 13

Essa pergunta todo mundo já se fez e já fez a um tatuador. Sim, vai doer, será um incomodo durante a tatuagem e você vai levar este incomodo também no pós-tattoo. Acomode-se com este fato.

A dor vai depender muito do tamanho do desenho, do lugar onde ela for feita. Para seu conhecimento, existem regiões do corpo onde a dor é mais intensa, como costelas, pescoço, pulso, mão, cabeça e órgãos genitais.

Mas, se você realmente quer fazer a arte no seu corpo, a dor não será um grande obstáculo a impedi-lo. A realização de ter um desenho original e exclusivo feito na sua pele compensa, de sobra, as horas de tensão. Por isso, relaxe e deixe fluir.

8# Cicatrização, todo cuidado é pouco

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 6

Tão importante quanto escolher o profissional e a arte, é ter os cuidados devidos no pós-tatuagem. Evite tomar sol direto por, pelo menos, 15 dias; use uma camada fina de pomada cicatrizante e, quando possível, deixe o desenho respirar.

9# Repense, por favor

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 11

Nome de namorada ou tatuagem de casal – preciso jogar a real: a maioria dos relacionamentos não são para sempre e, pode ser que o seu acabe. Por isso, pense bem antes de tatuar declarações para sua amada ou fazer tatuagens conjuntas. Explicar para sua atual o nome da ex é um problema.

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 14

Rostos de pessoa – você até pode fazer, mas escolha muito bem o profissional, caso contrário a probabilidade de sair errado é grande.

10 Coisas que você precisa pensar antes de fazer uma tatuagem 8

Idiomas que você não domina – muito cuidado nesta hora. Antes de escolher a frase no idioma desconhecido, leve a um especialista na área. Caso contrário, você pode tatuar um “Babylon é o líder mundial de softwares de tradução e dicionários” pensando que é “Eu Te Amo”. (exemplo da foto acima)

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »