Transei sem camisinha. O que eu faço?

Especialistas em saúde afirmam que o menor dos males em transar sem preservativo é uma gravidez. Movidos pelo pensamento de impulso “comigo não vai acontecer”, o tesão substitui a razão no momento que antecede a penetração.

Para você ter uma noção do perigo que corre, vale a pena olhar para as estatísticas. Na faixa de 15 anos a 24 anos, o número de casos de Aids aumentou 40% de 2006 até agora em todo país.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde com 12 mil pessoas revelou que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Mas quase metade dos entrevistados (45%) não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Os jovens têm mais parceiros, se protegem menos e não têm noção do perigo da doença.  A Aids mata 12 mil brasileiros por ano.

Considerando que você foi uma pessoa que, sem pensar, arriscou e fez a besteira de transar sem camisinha, fizemos um vídeo com tudo o que você precisa saber para proceder e se livrar de alguma doença venérea após a relação sexual ou mesmo a gravidez.

Não se desespere

Shutterstock
O nervosismo não ajuda ninguém. Se faz menos de 72 horas que vocês transaram, sua parceira ainda pode recorrer à a pílula do dia seguinte. Mesmo que já tenha ocorrido a ovulação, os hormônios da pílula podem impedir que o óvulo fecundado se implante na parede do útero.

Se atente a como o medicamento deve se tomado, bem como horários, já que existem pílulas em uma única dosagem e aquelas em 3. Vale lembrar que, quanto antes você recorrer ao método, maiores as chances de que ele funcione corretamente.

Relação de risco

 

Shutterstock

Quando a gente tem uma relação de risco, a gente tem até três dias depois dessa relação para buscar uma prevenção com medicamentos contra o HIV. Essa prevenção se chama PEP e está disponível nos serviços de saúde.

Uma pessoa que teve uma relação desprotegida deve procurar um posto de saúde em busca da PEP. Ela vai ser testada e vai tomar a medicação por 28 dias. Por isso, conheça bem as parceiras com quem se envolve e sempre pergunte como anda a saúde sexual do outro.

Abstenção

Se você transou com alguém sem camisinha, o melhor a fazer é suspender as atividades sexuais e procurar um médico. Por mais que não apareça nada de diferente no seu corpo, cuidado. Algumas DSTs, como HPV e herpes genitais, só se manifestam depois de meses. Sem falar da Aids, cujos sintomas podem aparecer só depois de anos.

Não estamos aqui para te julgar, mas se você realmente gosta de alguém, não vai querer que esta pessoa pegue uma doença sexualmente transmissível por sua culpa. Pulou a cerca ou teve uma relação de risco, seja sincero e fale para sua parceira. Nada paga uma consciência limpa.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »