Não, significa não. Sexo sem consentimento é estupro.

não

“Ela estava tão bêbada que não conseguiu tirá-lo de cima dela ou pedir ajuda. Felizmente o telefone tocou – um amigo estava indo procurá-la. Ela conseguiu sair do carro, mas mesmo assim a experiência foi uma introdução sombria para a vida da universitária.”

“Uma menina apavorada falou que foi estuprada por outro aluno. Ela disse que não, ele insistiu, e no final ele tomou à força a sua virgindade. Desde então ela tem medo de ter qualquer relação com alguém.”

date-rape

Nas últimas semanas a mídia internacional, principalmente dos Estados Unidos, tem publicado diversas matérias sobre casos de estupros nos campus de universidades americanas. Os casos de abusos ocorrem tanto nas festas quanto dentro da própria universidade.

Após relatos de algumas jovens que tiveram coragem de denunciar as agressões, outros casos foram noticiados. Não só nos Estados Unidos, mas também na Inglaterra e aqui no Brasil.

Os locais mais comuns de ocorrem este tipo de abuso são as festas de faculdade. Muitos dos abusos ocorrem nos banheiros ou nas proximidades da festa, mas também é comum acontecerem nas repúblicas ou dentro dos carros após aquela carona a princípio inocente.

caras cama

As meninas embriagadas são as principais vítimas, porque tem alguns babacas que acham que se a garota não falar nada, então ela quer. Não. Se ela está bêbada e perdida demais para se dar conta do que está acontecendo, ela não quer e você não tem direito de se aproveitar do corpo dela.

No ano passado, após uma festa de final de ano de um dos maiores escritórios de advocacia do pais, uma estagiária bêbada foi estuprada pelo seu chefe após ele oferecer uma carona para levá-la para casa. Dias depois a jovem se matou, pois não conseguiu lidar com tudo que aconteceu. A jovem deixou uma carta pedindo desculpas e falando que sentia vergonha de si mesma.

Quando não chegam a esse ponto, as jovens se voltam para um grau de introspecção altíssimo que bloqueia qualquer tentativa de se relacionar novamente.

mulher triste

Estupro é a prática de sexo não-consensual, por meio de violência ou grave ameaça de qualquer natureza, e pode ser por ambos os sexos. Ou seja, um homem pode ser estuprado por outro homem e uma mulher por outra mulher.

O artigo 217-A do Código Penal diz que quem tiver conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos comete crime de estupro de vulnerável. Logo em seguida, o parágrafo primeiro do artigo descreve que incorre no mesmo crime “quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência”. Esse é o conhecido no meio jurídico por estupro de vulnerável  em caso de embriaguez.

Desaprovamos esse tipo de comportamento. Sexo sem consentimento é crime. Se aproveitar de garotas bêbadas é crime. Combater a violência sexual é responsabilidade de todos nós.

Por isso, fique sempre atento as suas amigas durante a balada, festa da faculdade e em qualquer lugar. Esteja por perto, peça para elas ligarem se houver algum problema, ofereça você a carona e não deixe com que elas saiam bêbadas com estranhos. Afinal, assim como você, toda mulher têm o direito de curtir uma festa e beber sem ser abusada.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »