Antibióticos podem aumentar a probabilidade de contrair herpes?

Créditos: Reprodução

Com certeza você já ouviu alguém dizer: “você está tomando antibiótico? Ih, cuidado! Vai ficar gripado”. Essa afirmação provém da ideia de que os antibióticos prejudicam o sistema imunológico e, por isso, enquanto você está fazendo algum tratamento com eles, tem mais chance de contrair algum vírus.

De acordo com um estudo divulgado pelo Daily Mail, alguns antibióticos podem, sim, bloquear a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus da Herpes, por exemplo.

Cientistas descobriram que essas drogas rompem o microbioma da vagina e, por isso, resultam em uma perda na diversidade de bactérias na região genital.

Os antibióticos estimulam um composto que bloqueia o sistema imunológico responsável em enviar as células T – grupo responsável pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos – para os tecidos vaginais e combater qualquer infecção na área.

Pesquisadores na Coreia e no Japão perceberam que camundongos utilizados no estudo e tratados com antibióticos contraíram HSV-2, um tipo de herpes genital, muito mais rápido do que um outro grupo de ratinhos que não tomaram os remédios.

Créditos: Reprodução

Como resultado, o time de cientistas liderado por Ji Eun Oh, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia, examinou o desequilíbrio das bactérias nas regiões genitais.

Os autores do estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, descobriram que este desequilíbrio foi causado pelo tratamento com antibióticos via oral.

Além disso, ressaltaram que: “os antibióticos prejudicam a imunidade diretamente após a infecção da mucosa vaginal” e observaram uma redução no tempo de cura da infecção nos ratinhos que contraíram a herpes HSV-s enquanto tomavam antibióticos.

Todos os ratos tratados com antibióticos e expostos ao vírus, aliás, morreram 11 dias depois por causa de uma infecção generalizada.

Os cientistas concluíram que os resultados demonstram um risco no uso de antibióticos e explicaram: “Unindo todos esses dados, nós descobrimos que a redução das bactérias comensais resulta em um defeito severo na proteção contra vírus especialmente na infecção por HSV-2 na mucosa vaginal”.

Por mais que os cientistas ainda não tenham avançado dados neste estudo, transar com camisinha é sempre a melhor opção não apenas para evitar contrair Herpes, mas também para se proteger contra o vírus HIV, a Sífilis e várias outras DSTs.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »