8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Muitas coisas podem afetar a sua capacidade de alcançar uma ereção, mas a disfunção erétil geralmente se resume a uma questão importante: falta de fluxo sanguíneo. Ou não há sangue suficiente no pênis, ou o sangue deixa o pênis rápido demais para alcançar ou sustentar uma ereção por muito tempo. “Quando se trata de disfunção erétil, quanto mais saudável a pessoa, mais saudável é a função do órgão sexual”, diz o Dr. David Cozzolino, urologista do Christiana Care Health System e Brandywine Urology Consultants. Ele conclui o óbvio: “Ou seja, quanto mais saudável você for, mais saudável será sua ereção”.

Os culpados usuais – doença cardíaca ou falta de exercício – normalmente são os principais fatores que causam a disfunção erétil, mas muitas drogas e outras substâncias também podem causar danos lá embaixo.

Veja oito substâncias que podem estar matando a sua ereção:

Antidepressivos

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Os antidepressivos são alguns dos maiores culpados da disfunção erétil. Alguns antidepressivos – como Prozac, Paxil e Lexapro – podem diminuir a libido e realmente atrasar a ejaculação. Isso está escrito nos folhetos informativos do paciente que acompanham essas prescrições. No entanto, o fato de que esses medicamentos retardam a ejaculação também os torna uma opção de tratamento eficaz para homens que sofrem de ejaculação precoce.

E por fim, vale ressaltar: não abra mão de um antidepressivo apenas porque ele causa disfunção erétil. Muitas vezes, ele é o mais eficaz no seu tratamento e parar de tomar pode acarretar riscos sérios para a sua saúde.

Cigarro

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Cigarro danifica os vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo para o tecido peniano. Quando restrito, o sangue flui para os órgãos mais vitais primeiro, tornando o pênis um dos últimos órgãos a receber sangue – mesmo durante o sexo. Este efeito colateral não é específico de gênero: o uso regular do tabaco afeta a função sexual em mulheres também.

Medicamento para a pressão arterial

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Os medicamentos para pressão arterial diminuem o fluxo sanguíneo no pênis, o que pode exacerbar os efeitos dos vasos sanguíneos que já foram danificados pela pressão arterial elevada. Vários estudos indicam que os medicamentos para a pressão arterial podem causar disfunção erétil, mas alguns medicamentos para a pressão arterial são “piores” que outros. As pílulas de água, como a hidroclorotiazida, são talvez as mais responsáveis – pelo menos, é isso que vários estudos apontam – seguidas pelos beta bloqueadores, como propranolol, e bloqueadores dos canais de cálcio, como a nifedipina. Os bloqueadores beta diminuem o fluxo sanguíneo e também diminuem a frequência cardíaca, tornando o fluxo sanguíneo para o pênis ainda mais difícil. A ciência não explica por que as pílulas de água são as piores, mas estudos mostram que a função sexual melhora nos pacientes que tomam pílulas de água depois de perderem peso.

Estatinas

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Alguns estudos mais antigos sugerem que as estatinas podem diminuir o desejo sexual, reduzindo a produção do próprio colesterol do corpo, o precursor comum dos hormônios sexuais, incluindo a testosterona.

Mas estudos mais recentes sugerem o contrário. “Há dados conflitantes“, explica o Dr. Mohit Khera, Professor do departamento de Urologia e Diretor de Andrologia da Baylor College of Medicine: “As estatinas podem causar disfunção erétil no curto prazo, mas podem realmente melhorar a função sexual no tratamento a longo prazo porque melhoram a função lipídica”. Diminuir os níveis de colesterol melhora a circulação geral no corpo e aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis.

Para quem não sabe, as estatinas são medicamentos usados no tratamento da hipercolesterolemia e na prevenção da aterosclerose.

Anti-histamínicos

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Os anti-histamínicos como um todo diminuem o fluxo sanguíneo para o pênis e são bem conhecidos por causar disfunção erétil. Para piorar, eles também são mais comuns do que você pensa. Benadryl, Claritin e Zyrtec são os mais comuns, mas os médicos também prescrevem essas drogas para gerenciar a náusea, relaxar os músculos rígidos e induzir o sono. Exemplos desses medicamentos incluem Phenergan, Flexeril e Unisom.

Se você não estiver familiarizado com o termo, a gente resume: os anti-histamínicos, também conhecidos como antialérgicos, são remédios utilizados para tratar reações alérgicas, como urticária, rinite alergia ou conjuntivite, por exemplo, reduzindo os sintomas de coceira, inchaço, vermelhidão ou corrimento nasal.

Drogas recreacionais

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Qualquer substância ilegal pode ter um impacto na sua ereção. “Substâncias como a cocaína, a metadona e a maconha podem prejudicar a capacidade de obter uma ereção, [diminuindo a resposta excitante aos estímulos no cérebro]”, diz o Dr. Mohit Khera. No entanto, um estudo mais recente sugere que a maconha pode ter o efeito oposto e realmente melhorar a função sexual em algumas pessoas.

Álcool

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

Como outras substâncias recreativas, o álcool pode atrapalhar a capacidade do cérebro de responder ao estímulo sexual, mas também possui alguns riscos adicionais associados ao uso a longo prazo. As pessoas que bebem muito por longos períodos colocam o fígado em risco, o que pode precipitar uma cascata de problemas de saúde, incluindo a disfunção erétil, diminuindo os níveis de testosterona.

Soja

8 substâncias que podem estar matando a sua ereção

A soja contém vários produtos químicos que são estruturalmente semelhantes ao estrogênio, o que diminui a libido. Também é possível que os compostos similares ao estrogênio encontrados na soja também possam reduzir a atividade sexual no cérebro.

No entanto, os efeitos da soja tendem a ser mais prejudiciais para os veganos e vegetarianos que consomem grandes quantidades de produtos com esse ingrediente, como tofu ou edamame – fontes de proteína ou substitutos para a carne animal. Mas mesmo que você não seja vegano, o Dr. Cozzolino diz que ainda é praticamente impossível evitar a soja completamente, já que os produtos à base de soja são comumente usados em muitos temperos e na produção de vários alimentos. Mesmo assim, é bom maneirar se você estiver exagerando na quantidade diária.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »