10 Fatos sobre vício sexual que você, provavelmente, não sabia

10 Fatos sobre vício sexual que você, provavelmente, não sabia

Vício em sexo não é um mito – ele existe e pode se tornar um grave problema em sua vida, tirando-o do convívio social, impedindo que você se relacione com outras pessoas e atrapalhando sua vida profissional.

Já falamos sobre o assunto em um texto só sobre o tema. Agora, quero apontar alguns fatos que, provavelmente, você não sabia sobre vício sexual

Dificuldade para relacionamentos sólidos

O impulsivo sexual não consegue se controlar e ultrapassa as leis naturais do corpo e da mente. Estes impulsos incluem sexo em locais públicos com frequência, masturbação excessiva, ter relações com qualquer pessoa. A pessoa passa a ter dificuldades em criar vínculos com os demais ou em manter relacionamentos sólidos.

Problema maior para os bipolares

As pessoas que sofrem de transtorno bipolar são mais propensas a se tornar viciadas em sexo. Quando eles estão em seus estados maníacos, eles tendem a se envolver em atividades sexuais de alto risco.

Abuso (ou abstinência) de outro vício pode levar ao excesso de sexo

Abuso (ou abstinência)

O uso descontrolado de drogas, cigarro ou álcool também facilita o indivíduo a desenvolver um vício por sexo. Isso pode acontecer quando eles estão no uso constante ou quando eles estão na abstinência (como no caso do cigarro), porque o sexo funciona como um substituto para seu vício.

O vício em sexo pode ter uma ligação com depressão

Um dos sinais de que a depressão está afetando a sua vida está na prática de excessos. O vício do sexo é um forte indício de que o mal está afetando seu bem-estar.

Pessoas com transtorno de personalidade emocionalmente instável podem ter o vício

As pessoas que sofrem de Transtorno de personalidade emocionalmente instável também podem ser vítimas do vício em sexo.

Quem sofre do mal tem como característica essencial um padrão de comportamento marcado pela impulsividade e instabilidade de afetos, relacionamentos interpessoais e autoimagem. Se não for controlado, o vício em sexo pode prejudicá-lo no processo.

Quem sofre abuso sexual pode virar em um viciado em sexo

Quem sofre abuso sexual pode virar em um viciado em sexo

Em muitos dos casos, viciados em sexo tinha um histórico de abuso sexual durante a infância. Estudos sugerem que o vício em sexo é a sua maneira de lidar com seus traumas e assumir o controle de suas vidas.

Circuito de recompensa do cérebro pode provocar vício em sexo

A dopamina tem uma função relevante na preservação da espécie: aprendizado, busca por alimento e procriação, por exemplo. Ela está diretamente relacionada a riscos e recompensas. Alguns comportamentos liberam uma boa dose de dopamina, um neurotransmissor ligado ao circuito de recompensa.

Quando esse circuito funciona mal, se a recompensa vem do sexo, independentemente do que motivou a procura, a dopamina vai agir, criando o vício.

Doenças que atrasam o crescimento intelectual contribuem com o mal

As pessoas com síndrome de Asperger ou outras doenças que atrasam um do crescimento intelectual estão em um alto risco de entrar em atividades sexuais prejudiciais.

Quem tem dúvida de sua orientação sexual pode ficar preso ao vício

Quem tem dúvida de sua orientação sexual pode ficar preso ao vício

Pessoas que não têm certeza de sua orientação sexual e preferências também têm sido conhecidos por ter ficado presa ao vício em sexo.

Tendências suicidas

Por afetar o convívio social, profissional e relacionamentos, o afetado com o vício sexual tem maior probabilidade de desenvolver tendências suicidas.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »