Aprenda a fazer um Fish and Chips com cerveja

Descubra a receita para fazer o tradicional prato inglês e ainda adicione um toque de cerveja nele.

Aprenda a fazer Fish and Chips

Se tem duas coisas que marcaram minha passagem pela Inglaterra foi a cerveja e o Fish and Chips. O tradicional prato de peixe empanado com batatas fritas foi meu fiel companheiro em laricas no fim de noite ou nas saídas dos jogos do Chelsea. E a cerveja, é uma constante tão grande por lá, que estranho é quem não bebe.

+ Como fazer um pão de cerveja

Mas além de ser um dos meus pratos favoritos, o Fish and Chips é um dos cartões postais ingleses. A receita ficou famosa no século XIX por ser a refeição predileta dos marinheiros que trabalhavam nos mares do norte do Reino Unido. Pouco a pouco, o prato foi se popularizando e se tornando uma das comidas mais típicas do país.

Um dos jeitos mais tradicionais de se comer um fish and chips na Inglaterra é receber a comida dentro de um cone de jornal. Pode parecer meio anti-higiênico, mas é quase uma tradição comer o peixe e batatas no cone usando as mãos. Ingleses…

Para você que quer viver de perto o gosto da terra da rainha, te ensinamos a fazer uma incrível receita de Fish and Chips com Cerveja. Se liga:

Ingredientes para fazer um Fish and Chips com cerveja:

Ingredientes para fazer um Fish and Chips

Peixe:

  • Farinha de trigo
  • Fermento biológico em pó
  • Cerveja clara (recomendo a Eisenbahn Weizenbier )
  • Vinagre
  • Sal
  • 250 g de peixe
  • Óleo

Batata:

  • Batatas
  • Óleo para fritar
  • Sal a gosto

Como fazer o Fish and Chips com Cerveja

Empanar Fish and Chips

Tradicionalmente, o peixe usando por lá é o “fresh cod”, muito difícil de encontrar por aqui. Mas que pode ser muito bem trocado pelo hadoque, linguado, ou pela pescada branca, que foi a escolhida para a receita deste post.

Para começar, em um recipiente, coloque uma xícara de farinha de trigo, o saco fermento e a cerveja. Mexa bem até que não exista mais pelotas na mistura. Adicione uma colher vinagre e um pouco sal e depois reserve a mistura.

Fish and Chips na Farinha

Antes de fritar o peixe, você vai empana-lo duas vezes. Umas vez na farinha de trigo normal e outra na mistura. Tome cuidado para passar a mistura de forma homogênea no peixe.

Peixe fritando no oleo

Quando você for colocar o peixe no óleo quente a mistura se transformará numa massa na hora e estufará. O ideal é que você tenha uma escumadeira na mão e pressione levemente a massa para que ela não fique estufada. Frite o peixe até que ele adquira uma cor levemente dourada.

Cortando Batatas

Já as batatas fritas podem ser feitas do seu gosto. As minhas eu fiz cortes mais “gordos” nas batas, mas você pode faze-las em palito ou rústicas. Você que escolhe campeão.

Batata fritando no Oleo

O resultado final do seu prato, deve ficar mais ou menos parecido com este aqui: um peixe com uma crosta um pouco mais massuda e dourada do que um peixe empanado teria.

Fish and Chips

O ponto ideal para o Fish and Chips é que ele fique bem crocante por fora e bem macio por dentro. Você deve poder pegar o peixe inteiro com a mão sem que ele fique molenga caindo para os lado. Ele deve ficar firme, permitindo que você arranque um pedaço tranquilamente e como com as mãos, se quiser.

Pedaço do Fish and Chips

Você pode servir o prato acompanhado do tradicional molho tártaro. Eu preferi servir a minha versão com um molho de azeitona e um limão. O Fish and Chips é um prato que harmoniza bem com uma cerveja do tipo Pilsener ou Weizen.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso