Frases sobre Ayrton Senna

homenagem-ayrton-senna-20090429-23-size-598

No dia 1º de maio de 1994, o Brasil perdia mais que um piloto, perdia um herói. Meu herói. Apesar de não ter idade para entender toda a qualidade técnica gasta nas poles positions, ultrapassagens perigosas e a incrível corrida usando apenas a 1ª e 6ª, tinha Ayrton Senna do Brasil como um homem que era um pouco mais.

A memória dele não vive só na lembrança de quem acordava cedo de domingo para ver a corrida ou dos filhos que viam os pais torcendo pelo único orgulho do país, na época que a inflação comia solta. Separei aqui algumas frases de pessoas que viveram com o piloto e que refletem a magia ao redor dele até hoje em dia. Saca só

Alain Prost, maior rival de Senna

Ayrton Senna e Alain Prost

“Eu acredito que a competição que enfrentei naquela época me fez ser um piloto melhor, embora eu só tenha realmente compreendido o significado da minha rivalidade com Ayrton depois que me aposentei. Nossos duelos realmente beneficiaram a Fórmula 1 e elevaram a disputa para um outro nível, mais humano. Nós tivemos personalidades diferentes, uma forma contrastante de pilotar e uma abordagem distinta sobre o esporte. Mas depois que parei de correr, entendi que o jeito de Ayrton foi muito mais claro, e preciso agradecê-lo, porque 50% do meu sucesso se devem a ele .”

“Senna era muito mais rápido que você conduzindo o mesmo carro e tão rápido quanto com um carro inferior.”

“Infelizmente a sua morte era previsível, pois como se costuma dizer, ele estava indo mais rápido do que os carros que pilotava.”

Bernie Ecclestone, presidente e CEO da Fórmula 1

Bernie Ecclestone e Ayrton Senna

“Ayrton teria feito coisas ainda melhores que as que Michael conquistou se não tivesse morrido em Ímola. Acho que Michael é super, mas se eles estivessem com o mesmo carro, eu apostaria meu dinheiro em Ayrton.”

“Foi uma infelicidade. Mas a publicidade gerada foi tanta… Foi bom para a Fórmula 1. É uma pena que tenhamos perdido o Ayrton para isso acontecer. Ele era popular, mas muita gente que não o conhecia soube da existência Fórmula 1 pela publicidade gerada com a sua morte.”

“O episódio da morte de Senna foi como se Jesus tivesse sido crucificado ao vivo pela televisão.”

“Senna morreu e agora a Fórmula 1 está mais popular do que nunca.”

Ron Dennis, CEO e homem que levou Senna para a McLaren

Ayrton Senna e Ron Dennis

“Eu acho que é  o Senna é considerado o melhor de todos os tempos porque foi muito bom por todo tempo que esteve no planeta. Eu não consigo ver algo positivo pelo fato dele ter sofrido um acidente e perdido a vida, mas significa que você não viu o declínio dele. Existem vários pilotos que continuam no esporte por tempo demais e sujam sua grandeza. Ele é lembrado porque era inacreditavelmente competitivo. Ele era demais, tinha bons valores humanos. Ele tinha alguns descuidos na sua vida, mas era um cara com princípios. E era um bom ser humano.”

“Eu não acho que Ayrton mudaria nada do que aconteceu. Ele perdeu a vida fazendo algo pelo o que era apaixonado e que era a sua vida, às custas de muitas outras coisas que outros pilotos e pessoas aproveitam.”

“Ele era completamente dedicado, completamente concentrado, tinha uma tremenda satisfação e tirava enormes experiências profissionais de correr e ganhar provas”

“Ele sabia que não era invencível. Ele sabia dos seus limites, ele sabia do perigo, ele aceitava o perigo.”

Michael Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1

Michael Schumacher e Ayrton Senna

“Se Senna não tivesse morrido, não teria conquistado os títulos de 1994 e 1995 porque ele era melhor que eu”

“A primeira vez que vi o Ayrton foi no início da década de 80, acho que foi em 1980, em Nürburgring, em uma corrida de Kart. Ele brigava pela quinta posição, ou seja, nem estava na frente. Mas a forma como brigava pela sua posição era incrível. Era contra um piloto alemão, Bertzen, que eu conhecia muito bem. A forma como o Ayrton ultrapassava e manobrava era incrível e era muito bom vê-lo pilotar.

“Observar seu estilo de pilotar era muito especial, mesmo antes de eu chegar à Fórmula 1, nos velhos tempos. Porque a forma como ele usava o acelerador era muito especial, e eu aprendi muito sobre a maneira de se adaptar a qualquer circunstância, a qualquer momento. Ayrton era mestre nisso e, sem dúvida alguma, observar isso me ajudou muito.”

Frank Williams, dono da Williams

Frank Williams e Ayrton Senna

“Senna era tão rápido e tão corajoso quanto Schumacher, mas era provavelmente mais inteligente. Ele sempre planejava pelo menos três ou quatro movimentos à frente. Senna tinha uma preparação mental impressionante”

“Senna não era uma pessoa comum. Na verdade, ele era um homem muito maior fora do que dentro do carro”

“O carisma dele, a presença de espírito… Era um homem muito centrado e tinha um dom muito especial, inquestionavelmente, dentro e fora do carro”

Nelson Piquet, ex-piloto de Fórmula 1

Ayrton Senna e Nelson Piquet

“Senna é o melhor piloto? Porra nenhuma! Melhor é o Prost, que é tetracampeão”.

“Eu e o Prost já ganhamos tudo e estamos mais pra lá do que pra cá na carreira. O Ayrton, não. Vai se matar, se for preciso, para chegar ao título e ser considerado o maior de todos os tempos.”

“Ele era um piloto rápido e muito forte. Corria com determinação do começo ao fim. Naquela época era difícil manter o carro inteiro durante toda a corrida. Era preciso ter cuidado com a caixa de marchas e com todo tipo de peças para terminar a corrida. Não bastava ser rápido. Enfim, ele foi ótimo. Ser campeão prova que o piloto é ótimo.”

Rubens Barrichello (piloto de Fórmula 1)

rubens barrichello e ayrton senna

“Se não fosse por sua morte, todos os recordes de Schumacher seriam de Senna, que foi simplesmente o melhor piloto de todos os tempos. Descanse em paz e com Deus.”

“Ayrton deixou um legado enorme de pista, de vida, do Instituto (Ayrton Senna). No final, infelizmente, ele não está aqui com a gente para dar sua própria opinião, mas a gente tem que comemorar o que ele realizou em vida – e o que ele ainda continua fazendo, mesmo tendo nos deixado. O Instituto é tudo aquilo que ele sempre desejou. A gente tem que comemorar, sim, porque ele ainda continua nos ajudando”.

“Nada foi mais difícil do que voltar para o Brasil em 95, conviver com a falta do Ayrton no momento em que eu ainda não tinha competitivo para lutar por vitórias, sendo que era algo que eu gostaria muito, porque o brasileiro sempre foi muito apaixonado por F-1, acostumado com as vitórias. Eu não estava querendo suprir a falta do Ayrton, mas sim queria simplesmente dar um gostinho especial para os brasileiros.”

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »