Como usar a Teoria dos Jogos para conquistar uma mulher no bar?

John Nash morreu, mas deixou um legado para as conquistas de bares

John Nash morreu, mas deixou um legado para as conquistas de bares

John Forbes Nash Jr., matemático e ganhador do Prêmio Nobel de economia em 1994, morreu aos 86 anos, em um acidente de carro. Ele ficou famoso por seu trabalho com Teoria dos Jogos e por ter sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, protagonizado por Russel Crowe.

A Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Em resumo, você estuda suas ações e as ações dos adversários frente a uma tomada de decisão.

Seus estudos não contribuíram tão somente com estratégias de guerra e negociação. Como bem exemplificado no filme, você pode entender e praticar um pouco da Teoria dos Jogos na abordagem com o as mulheres também. Para homenagear o gênio da matemática, apresento abaixo a estratégia que ficou revelada no longa-metragem.

A teoria dos Jogos no bar

Como usar a Teoria dos Jogos para conquistar uma mulher na balada 3

Na cena do filme, John Nash está com um grupo de colegas da Universidade em um bar, quando entra no recinto uma mulher muito bonita acompanhada por algumas amigas (não tão bonitas assim). Nash e seus amigos ficam logo interessados na mulher mais bela e começam a discutir para decidir quem iria falar com ela.

Nash, então, propõe duas hipóteses: na primeira – a mais utilizada pelos homens em uma ocasião como esta – os rapazes tentam conquistar a mulher bonita, mas apenas um consegue sua simpatia. Se os outros rapazes, após terem sido rejeitados por ela, forem conversar com as outras garotas, muito possivelmente serão rejeitados por elas também, porque elas se sentiriam inferiores (afinal, eles só as procuraram porque foram rejeitados pela outra amiga mais bonita).

A segunda hipótese apresentada pelo Nash segue o raciocínio segundo o qual cada um dos rapazes deveria procurar as outras moças, não a mais bonita, isolando-a. Isso porque, de acordo com o conceito de equilíbrio desenvolvido pelo matemático (que ficou conhecido como Equilibrium de Nash), cada um deve buscar o seu interesse, levando em consideração o interesse dos outros envolvidos (no caso, as garotas).

Com esta estratégia, a probabilidade de mais casais se formarem é muito maior do que a primeira, já que as garotas não se sentirão inferiores.

A primeira hipótese, na qual todos tentam conquistar a mulher mais bela, tem como princípio um pensamento de outro economista, Adam Smith: os indivíduos devem procurar atingir seus interesses e o melhor competidor levará vantagem sobre os outros. É até possível que um dos caras conquistem a mais bonita, porém, o resto dificilmente sairá com alguém naquela noite.

Já no segundo caso, John Nash usa o conceito de equilíbrio, onde os resultados gerais são consideravelmente melhores. Se cada um dos rapazes busca conquistar uma garota diferente, as chances de que consigam atingir seus objetivos são bastante superiores às de que conquiste apenas uma, disputada por todos.

Você pode aprender duas coisas com essa teoria. A primeira, quando estiverem em grupos, prefiram a cooperação dos seus amigos à disputa, esta é a melhor estratégia para beneficiar a maioria (e preservar a amizade). Em segundo, ao invés de privilegiar a mulher nota 1000 na balada, que tal arriscar na que não tem tanto o foco de todos os homens, mas que pode ser tão interessante e mais acessível quanto?

Como usar a Teoria dos Jogos para conquistar uma mulher na balada

Ps: em sua visita ao Brasil em agosto de 2010, o verdadeiro John Nash foi questionado se a cena do filme realmente aconteceu. Ele respondeu:

“Foi uma cena bem artística, bonita, e que ajudou a ganhar o Oscar. Só isso. Não há referência histórica.”

Bom, pelo menos ela provou que a matemática pode te ajudar na hora da conquista.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso