Charme feminino ajuda na carreira, mas gera desconfiança

O mercado de trabalho está difícil e tem muita gente que está matando cachorro a grito para se manter na empresa. Essa pesquisa foi feita especialmente para aquelas moças que precisam dar em cima do chefe para conseguir alguma promoção.

Dar em cima do chefe pode não transmitir confiança

Um estudo feito recentemente pela Universidade da Califórnia, nos EUA, comprovou que as mulheres que usam (voluntariamente ou não) seu charme para gerar uma boa imagem no ambiente de trabalho até atrai a simpática (e os olhares) dos colegas, mas ao mesmo tempo o faz serem vistas como menos confiáveis.

A conclusão veio de dois estudos que analisaram como o ‘flerte’ – entendido aqui como ‘atitude carinhosa, provocante, sem necessariamente o intuito sexual -, interferem e influenciam em negociações profissionais e no ambiente corporativo em geral. “Embora flertar possa tornar uma mulher mais agradável, negociadoras que o fizeram foram julgadas como menos autênticas do que aquelas que não usaram esse recurso”, conta a pesquisadora Laura Kray, líder da equipe.

No primeiro estudo, 79 estudantes de pós-graduação (sendo 50 homens e 29 mulheres) opinaram sobre a eficácia de dez características pessoais em uma negociação – como honestidade, tendência a manipular e capacidade de ouvir. No final, a habilidade de flertar foi considerada a menos efetiva, junto com algumas características relacionadas a ela (como beleza física e postura “leve”).Dar em cima do chefe 2

No segundo, feito com 77 estudantes (desta vez, 51 mulheres e 26 homens), os participantes assistiram a diversos vídeos de negociações, nos quais um ator (ou atriz) falava diretamente para a câmera, simulando um diálogo com o espectador. Em cada vídeo, a pessoa seguia um roteiro, que poderia demandar uma postura séria ou “charmosa”.

Aqueles que “flertavam” com o espectador eram vistos como menos autênticos, porém, no caso das atrizes, mais agradáveis do que aqueles que mantinham uma postura mais séria. Considere “flerte”, como sorrir, inclinar-se para frente, tocar os próprios cabelos e o rosto e usar um tom de voz leve, com certo ar de brincadeira.

Então mulheres, vocês até podem usar sua sensualidade para dar um up na carreira, mas com certeza será menos valorizada por isso.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »