A bandeirinha culpada por sua beleza

Fernanda Colombo foi julgada não por seus erros, mas por ser bonita

“Desculpem-me as belas, mas feiura é fundamental, pelo menos no futebol”.

Se Vinícius de Moraes estivesse vivo, talvez esta fosse sua frase adaptada para comentar sobre o episódio em que a bandeirinha catarinense Fernanda Colombo, 23 anos, foi acusada, julgada e sentenciada por seus erros no jogo do Cruzeiro contra o Atlético Mineiro.

A beleza de cara lavada das mulheres sem maquiagem
Confira a polêmica por trás da nudez de Scarlett Johansson

Por causa do ocorrido, a bandeirinha foi afastada pela Comissão de Arbitragem da CBF.

Sua maior falha não foi ter se equivocado em impedimentos, algo comum no futebol e que acontece todas as semanas em campeonatos do mundo inteiro. Seu grande erro foi ter nascido mulher e bela, causando a indignação e ira do dirigente cruzeirense Alexandre Mattos. “Essa bandeira é bonitinha, mas não está preparada. Se é bonitinha, que vá posar para a Playboy.”

No dia seguinte, o jornal carioca Extra estampou a manchete “Bandeirinha musa Fernanda Colombo é clicada em pose indiscreta em clássico mineiro”. Durante a partida, o fotógrafo procurou o ‘melhor’ ângulo para explorar a sensualidade da assistente.

A auxiliar até fica feliz pelo apelido de musa, mas não quer que a beleza fique em primeiro plano. “Creio que a beleza é subjetiva. Uma pessoa pode achar a outra bonita, a outra feia. Fico feliz pela lembrança, mas não gostaria de ser lembrada apenas por isso”, disse Fernanda, em entrevista a Rádio Itatiaia.

 

A bandeirinha culpada por sua beleza

Mas esse não é um caso isolado. Ana Paula de Oliveira, uma das primeiras auxiliares mulheres no futebol masculino, teve sua carreira descontinuada por falhas de arbitragem. Por não ter se envolvido sexualmente com ninguém no futebol, chegou a ser chamada de lésbica. Depois que fez o ensaio para a Playboy, caiu no ostracismo do futebol dentro das quatro linhas.

Nossa sociedade onde a misoginia está arraigada, pune a mulher de duas maneiras: uma por questionar a sua competência quando exerce algum cargo gerencial ou de destaque; a outra por duvidar da sua seriedade e profissionalismo pelo simples fato de ser bonita. Ou você acha que um bandeirinha masculino teria sua beleza questionada por uma falha em campo?

Fernanda deveria ser questionada por seu trabalho, sem que o seus atributos físicos entrasse em discussão. Usando-os, você desqualifica a profissional.

A bandeirinha culpada por sua beleza 3

Vale lembrar que são poucas as mulheres que conseguem se destacar no futebol, das redações aos programas de TV. Este último, usa-as para contrabalancear os velhos e babões comentaristas, como uma forma de aumentar a audiência masculina.

Ainda que tenham destaque, sua presença serve para passar por constrangimentos quase que diariamente, com indiretas e diretas, cortejos feito pelos colegas em programas ao vivo. O sorrisinho amarelo e sem graça é a resposta possível.

Na próxima vez que você, homem, ver uma mulher por ai, pense, fale e trate-a como se estivesse tratando um homem. Esqueça esta história de sexo frágil, essa é a maior prova de respeito que possa dar.

Quanto a bandeirinha, perdoem os outros homens, que ainda não compreendem o quão machista e retrógrados são seus discursos. Se você é bela ou feia, não importa, basta que seja profissional.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »