Sabe o que é uma cafe racer? Conheça modelos clássicos da moto

discovery-hd-theater-cafe-racer-caferacer-tv-vintage-motorcycles-ace-cafe-london-rockers-59club-norton-triumph-triton-honda-historic-photos-12

Você talvez tenha ouvido falar sobre cafe racer, mas não sabe exatamente o que é. Em uma definição básica, cafe racer é um modelo de moto que segue um padrão específico de design. Contudo, mais do que apenas tipos de moto, elas representaram um movimento de contracultura.

Surgido entre o fim dos anos 50 e começo dos 60, esse movimento nasceu de jovens britânicos que disputavam corridas em estradas inglesas (e assim buscavam uma maneira de fugir do marasmo e se divertir), cujos circuitos tinham fim nos próprios cafes – lanchonetes de beira de estrada – dos quais saíam. Fãs de rock, se vestiam com casacos de couro e tinham motos preparadas para velocidades acima de 100 mp/h (160 km/h) e distâncias pequenas.

O modelo das motos tinha um padrão: eram leves, tinham o guidão bem curto, o tanque de combustível grande à frente do banco e não primavam pelo conforto – dá para ver pelo tipo de assento, bem simples e que deixava o corpo um pouco curvado à frente. O diferencial delas estava no desempenho.

Alguns modelos britânicos se destacaram entre os cafe racers. Saiba quais as marcas que fizeram história e até hoje fazem sucesso entre os entusiastas da cultura vintage, fenômeno que também atingiu as motocicletas e leva pessoas a reformarem motos novas para que pareçam antigas.

Triumph

Cafe-Racer-Dreams-Triumph-Bonneville-1

A Triumph é uma das marcas mais tradicionais da cultura cafe racer e era conhecida principalmente por seu motor potente. Inclusive, os corredores faziam adaptações em motos e, muitas vezes, utilizavam o motor da Triumph.

Norton

Norton-Commando-Cafe-Racer11

Também tradicional, a Norton foi uma das motos mais utilizadas pelos cafe racers dos anos 60. A marca se destacava por ter um dos melhores quadros entre as motocicletas produzidas na época.

Triton

triton-cafe-racer-build

A Triton não era uma marca, mas sim um híbrido de marcas que resultou na moto mais potente usada pelos jovens britânicos. Seu motor era da Triumph e seu quadro, da Norton, combinando o melhor de cada marca.

BSA

a1958659a080aa04f9403677e10ce8c0

Para os menos endinheirados, a BSA era uma opção para as corridas dos cafes. A empresa não era uma montadora exclusivamente de motos, mas também trabalhava com armas, carros e bicicletas. Seu quadro era sua principal qualidade.

Norvin

08-norvin-base

Assim como a Triton, a Norvin não era uma marca e sim uma combinação de marcas. Seu motor era da Vincent e seu quadro da Norton, aproveitando mais uma vez a qualidade “física” da última.

Honda

Honda

Britânicos foram os responsáveis pelo movimento, mas japoneses também aderiram à prática e copiaram o padrão de design, entrando de cabeça no mercado a partir dos anos 70. A mais famosa cafe racer japonesa provavelmente foi a Honda.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »