Jogo V de Vinagre é inspirado em repressão das manifestações

Os protestos contra o aumento da passagem do transporte público em São Paulo serviu de inspiração para um jogo no facebook. Criado pela Flux Game Studio, ‘V de Vinagre’, faz uma paródia a famosa HQ V de Vingança, de Alan Moore (aces‘se aqui). No game, um manifestante mascarado deve fugir da polícia que quer prendê-lo […]

No game, o jogador tem que pegar vinagre e fugir da polícia

Os protestos contra o aumento da passagem do transporte público em São Paulo serviu de inspiração para um jogo no facebook. Criado pela Flux Game Studio, ‘V de Vinagre’, faz uma paródia a famosa HQ V de Vingança, de Alan Moore (acesse aqui).

No game, um manifestante mascarado deve fugir da polícia que quer prendê-lo por portar vinagre – como aconteceu com algumas pessoas nas manifestações da última quinta (13/6) em São Paulo. O vinagre pode ser usado para aliviar os efeitos do gás lacrimogênio lançado pela polícia.

Em V de Vinagre, um manifestante que usa a máscara de Guy Fawkes corre pelas ruas paulistanas fugindo da polícia enquanto coleta garrafas do perigoso vinagre. Ele escapa de viaturas, da cavalaria, de soldados com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo no chão. Se é pego, o personagem recebe cacetadas policiais.

Jogo V de Vinagre é inspirado em piada das manifestações 2

“Gente, portar vinagre agora é crime em SP. Tome cuidado para não tomar borrachada ou ser preso”, diz a página inicial do jogo. Quanto mais garrafas de vinagre o manifestante recolher, mais policiais se juntam para tentar alcançá-lo. Ao ser capturado, ele recebe um ranking de como a polícia o enxerga, como “meliante” ou “comunista”. Para jogar, o usuário deve usar apenas três teclas para correr, pular e escorregar.

“Um roteiro no qual o manifestante precisa fugir da polícia por portar potes de vinagre em sua mochila poderia muito bem ser de um game 100% de ficção”, ressalta Paulo Luis Santos, diretor de criação da Flux, em uma nota enviada à imprensa neste domingo (16).

“O problema é que, neste caso, é inspirado nessa triste realidade com a qual não podemos compactuar. A maneira como a polícia atuou infelizmente foi digna dos mais violentos e impressionantes filmes ou jogos de ação”, continuou Santos.

O jogo foi desenvolvido em 18 horas como nossa forma de aumentar a conscientização sobre um tema de um modo diferente e divertido, afirma a página inicial.

Não sei vocês, mas achei do caralho a iniciativa, fora que o jogo é muito legal. Treine aqui e não se esqueça de comparecer na manifestação, só não se deixe ser pego pela polícia, pois aí será game over.

Fonte: G1 e Estadão

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso