10 carros que marcaram o anos 70
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10 carros que marcaram os anos 70
Além da música disco e do tri da seleção, os anos 70 foram responsáveis por alguns dos carros mais charmosos que circulam nas ruas até hoje. Viaje no tempo com a gente e relembre alguns dos modelos mais marcantes da época:
Opala
O carro misturou o primor do design europeu com a força do motor americano. Com 4 ou 6 cilindros, ganhou fama por sua potência e durante um bom tempo foi usado na categoria Stock Car.
Brasília
Criada no Brasil, foi o maior sucesso da VW, depois do Fusca, chegando a quase 1 milhão de unidades vendidas. Além disso, o carro inspirou uma das músicas mais famosas dos Mamonas Assassinas.
Fiat 147
Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, também foi o o primeiro carro a álcool produzido em série e um dos precursores do conceito "pequeno por fora e grande por dentro".
Corcel
Lançado no fim dos anos 60, o carro atingiu a popularidade na década seguinte. O primeiro modelo foi lançado com um motor modesto, mas os modelos seguintes foram se aprimorando até se tornar um dos carros mais velozes da categoria.
Landau
Durante muitos anos, foi considerado um dos veículos mais luxuosos do país. Com câmbio automático, ar-condicionado e direção hidráulica, era comum ser o veículo de diretores de empresas e autoridades do exército. O próprio presidente da República possuía três na época.
Maverick
Lançado pela Ford para fazer frente à popularidade do Opala. Teve uma das maiores campanhas de publicidade para um carro na época, porém, acabou não fazendo tanto sucesso junto ao público.
Passat
Com um visual considerado bonito e moderno para a época, o carro tinha um desempenho melhor do que os outros Volkswagen dos anos 70. Ganhou popularidade e tem versões sendo lançadas até hoje.
Chevette
Lançado pela GM, o carro foi criado para ser um concorrente direto do Fusca. O veículo na verdade era um derivado do Kadett alemão e teve vários outros modelos lançados até os anos 90.
Gurgel Xavante
O primeiro carro genuinamente brasileiro teve sua produção impulsionada por uma grande encomenda do exército brasileiro. Porém, por falta de incentivo e ajuda do governo, a marca foi a falência nos anos 90.
Variant
Também conhecido como VW16000, o carro tinha a mesma plataforma mecânica do Fusca e também possuia os mesmos motores traseiros refrigerados a ar. Com o tempo ganhou os apelido carinhosos de “Saboneteira” e “Zé do Caixão”.