Treinamento funcional: modalidade emagrece e define ao mesmo tempo

Reprodução

Que tal fazer uma atividade física que movimente seu corpo de forma completa, desenvolva sua coordenação motora, dê flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força, aumento da massa muscular e ainda defina ao mesmo tempo? Se você acha que isso não é possível, precisa conhecer o Treinamento Funcional.

A atividade física surgiu como forma de tornar mais eficiente um conjunto de exercícios para o nosso corpo. Ela serve para corrigir maus hábitos posturais, o sedentarismo e, principalmente, para aqueles que estão cansados de musculação.

“O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como: pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais”, revela a professora de Educação Física Carina Meneghetti, que trabalha na academia DK Academia.

Como é feito o treinamento funcional?

Shutterstock

A modalidade leva em conta as atividades que cada pessoa faz no seu dia-a-dia. De acordo com a rotina de cada um, o instrutor monta um treino personalizado para fortalecer grupos musculares específicos (como para quem trabalha sentado em escritório ou para quem exerce função em pé em uma fábrica, por exemplo).

Os exercícios serão realizados com o próprio peso corporal. À medida que o aluno evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios, como bosu, mini trampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, entre outros materiais.

Todos os exercícios são feitos para melhorar os movimentos do corpo de forma geral e facilitar atividades simples do cotidiano, como sentar, levantar, agachar, entre outras.

A principal diferença em relação à musculação tradicional é que o Treinamento Funcional trabalha os músculos de forma integrada, e não isolada, simulando assim as necessidades exigidas na vida real.

Quem pode praticar?

DK Academia

Mais eclético do que a própria musculação, o treinamento funcional pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que o exercício esteja dentro das suas limitações corporais. A prática tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento.

“É importante lembrar que sempre antes de iniciar qualquer atividade física você deve consultar o seu médico e ter sempre um acompanhamento de um profissional de Educação Física”, enfatiza Carina Meneghetti.

Benefícios do Treinamento Funcional

DK Academia

Vários estudos já comprovaram que esse tipo de treino é uma das melhores opções para quem quer perder peso. Uma sessão de funcional pode ter um gasto de até mil calorias, dependendo da intensidade.

“O treinamento alia diversos tipos de exercícios em uma sequência de intervalos curtos, o que faz com que a intensidade seja alta e aumente o gasto calórico. O funcional, em vez de trabalhar grupos musculares concentrados, como na musculação, também mexe com o equilíbrio do corpo inteiro, fazendo com que a musculatura da região do tronco, por exemplo, também seja trabalhada em exercícios para braço ou pernas”, revela Carina.

Além do gasto energético maior, o treinamento funcional aumenta a flexibilidade, melhorar a coordenação motora, proporciona ganho de equilíbrio, define e melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

Outro grande benefício está na quebra da monotonia, já que as aulas possibilitam exercícios dos mais variados, ocasionando treinos diferentes e variáveis com frequência, sem deixar de exercitar o corpo inteiro e com a mesma eficiência.

Cuidados básicos

Shutterstock

Como o foco do treinamento funcional é trabalhar os músculos de forma global, o perigo de sobrecarregar uma ou outra parte do corpo e se machucar é muito menor. Mas, como toda atividade física, deve contar com a orientação de um profissional capacitado para a mobilidade.

Colaborou para a matéria: Professora Carina Meneghetti CREF: 102007-G/SP

DKACADEMAI

[TRANSPARÊNCIA] Esta matéria foi feita em parceria com a DK Academia. Ela é uma academia localizada na Mooca e que fica aberta 24h por dia. O MHM treina lá.

Acessando o site dos caras ou colando lá dizendo que conheceu a academia por causa da gente, você ajuda que o MHM continue a produzir conteúdo de qualidade.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »