Porque você não deve consumir proteína demais

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É o maior clichê das academias. Muitos adeptos da musculação associam o consumo de proteínas com o ganho de músculos.

Graças ao baixo valor calórico da substância, não se preocupam em consumi-la em excesso, como se não houvessem consequências para o exagero. É só reparar como certas pessoas apostam em uma dieta com muita carne, ovos e muito whey protein.

A princípio parece dar certo. Uma dieta focada em proteína promove uma rápida perda de peso, porém pode ter consequências danosas a longo prazo.

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O consumo excessivo de proteína pode causar danos nas funções hepáticas e renais, pois produz grande quantidade de ureia e outros compostos que sobrecarregam o fígado e os rins.

Tem mais. Ingerir uma quantidade exagerada de proteína é uma medida inútil já que o organismo acaba não aproveitando toda ela e elimina os excessos através da urina

Outro problema é que, ao comer carnes em excesso, você acaba ingerindo uma quantidade muito grande de gordura, o que faz aumentar o nível do seu colesterol ruim.  Os riscos aumentam depois dos 30.

Segundo um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, o consumo exagerado de proteína animal – incluindo também ovos, leite e queijo – aumentou em quatro vezes as chances de morte por câncer e diabetes em pessoas na faixa dos 35 aos 58 anos. O percentual é maior do que o associado ao tabagismo.

A dieta da proteína

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Se consumir proteínas em excesso é ruim, consumir só a substância é pior ainda.  Sem carboidratos, ficamos sem energia. Assim, o fígado tem que trabalhar pra transforma a proteína em combustível para o nosso corpo. Logo, o corpo trabalha mais para compensar a falta dos outros elementos.

Além disso, essa dieta não oferece energia suficiente já que – normalmente – o organismo utiliza gorduras e carboidratos para gerar energia para os exercícios.

Ou seja, seu desempenho cai, seu corpo começa a produzir substâncias tóxicas e, além disso, na ausência de carboidrato, o organismo não é capaz de construir músculos, o que prejudica qualquer treino de hipertrofia.

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O ideal é que você tenha uma alimentação balanceada que conte com proteínas, carboidratos, gorduras, grãos e frutas. Quanto mais colorido seu prato melhor.

Sem falar que ao invés de dietas extremas, o ideal é que você coma de três em três horas. Afinal, de nada adianta entre em forma e não estar saudável.

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