Pequenas mudanças que tornam seu café da manhã mais saudável

Pequenas alterações que tornam seu café da manhã mais saudável

O café da manhã é para muita gente a refeição mais importante do dia, principalmente por ser a primeira e por fornecer boa parte da energia que precisamos para levar bem as atividades diárias, como trabalho, estudos, exercícios físicos, etc.

Mas não adianta se entupir de calorias e gorduras no café, é preciso consumir alimentos saudáveis e que fazem bem ao organismo. Confira algumas pequenas alterações que você pode fazer para tornar seu café da manhã mais saudável.

Leite integral pelo desnatado

Leite desnatado

Ao trocar o leite integral pelo desnatado, você não sairá perdendo no número de nutrientes e nem na quantidade de cálcio, mas vai fazer sua refeição melhor por ter níveis de gordura menor. Ou seja, só benefícios.

Pão branco pelo integral

Pão integral

Essa é uma dica básica pra quem quer mudar o panorama do seu café da manhã. Pães integrais possuem mais nutrientes e suas fibras ajudam na digestão. Além disso, o pão branco tem carboidratos de alto índice glicêmico, que fazem com que a gente engorde mais fácil.

Suco de caixinha pelo natural

Suco de laranja

Muita gente toma suco de caixinha logo pela manhã pois tem preguiça de fazer um natural. Mas vale a pena largar a preguiça pra trocar o de caixinha pelo “feito à mão”, especialmente se for preparado com diluição em água. Os sucos de caixinha têm muitos corantes, sódio e nível de açúcar elevado.

Iogurte integral pelo desnatado

Iogurte desnatado

Aqui a troca vale pelo mesmo motivo do leite. Você vai ter a mesma quantidade de nutrientes e ainda vai sair no lucro porque os desnatados possuem menos gordura saturada. Iogurtes são importantes fontes de vitamina A, cálcio e zinco.

Cereal tradicional pelo integral

Cereal matinal

Experiente um dia pegar a caixa de cereais tradicional e peneirar ela. Você vai ver o tanto de açúcar que vai cair na vasilha quando você separar o cereal do saco em que ele vem. Por isso os integrais são melhores e contém fibras, boas para a digestão.

Só não exagere, pois mesmo os cereais integrais são fontes de carboidrato e, com exagero, podem causar aumento de peso.

Ovos mexidos pelo cozido

Ovo cozido

Há quem goste de ovos mexidos (ou até fritos) no café da manhã. E a melhor maneira pra comer os ovos na primeira refeição do dia é com ele cozido, pois seu modo de preparo é geralmente mais saudável que os mexidos ou fritos.

Fique atento à refeição como um todo para não comer demais, então pense bem se vale a pena adicionar os ovos ou não.

Bolo por frutas

Frutas

Pouca gente resiste a um bolo para tomar junto com uma xícara de café pela manhã. Mas troque o bolo ou o doce por uma fruta. Não precisamos nem falar que é mais saudável, né? Com as frutas, você já inicia o dia consumindo boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

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