O que você precisa saber sobre correr na areia

Praia Crédito:Shutterstock

A corrida na areia é uma prática que desperta curiosidade em algumas pessoas, levantando dúvidas sobre os reais efeitos do exercício físico na praia. Assim como qualquer terreno, trará benefícios em alguns aspectos, mas o corredor terá dificuldades em outros.

De qualquer forma, a paisagem ajuda e estimula a pessoa, pois além da sensação de bem-estar da atividade há um ambiente que favorece demais essa sensação. A seguir, o que você precisa saber sobre correr na areia e quais os impactos disso no seu corpo.

O impacto é menor sobre as articulações

Esqueleto

Por não se tratar de um terreno tão duro como o asfalto, o impacto sobre suas articulações é menor, poupando seus ossos do desgaste que o solo firme causa a eles. Dá até pra aumentar o volume de exercícios e treinos ao longo da semana, justamente por essa diminuição de impacto.

Exige muito da musculatura

Músculos

A exigência muscular do treino na praia é enorme porque o esforço pra tirar o pé da areia e dar a passada, a chamada propulsão, é bem grande – especialmente na areia fofa. Em razão do terreno irregular, alguns mecanismos dos nossos músculos (os proprioceptores) são estimulados para ajudar a prevenir lesões e dar equilíbrio, o que torna o exercício menos arriscado.

Você ganha mais preparo e resistência

10 Dicas para melhorar o desempenho nas provas corridas

Ao trabalhar a musculatura com um esforço maior, ganharemos mais preparo físico e mais resistência, o que pode ajudar até em outras atividades físicas. Jogadores de futebol, surfistas profissionais e atletas de outros esportes já fizeram e fazem trabalhos específicos na areia para ganhar preparo e resistência de olho no seu desempenho nessas modalidades.

Lesões

Cissé tornozelo

Apesar dos estímulos musculares de prevenção de lesões serem ativados pela corrida na areia, essa atividade não faz com que você esteja menos sujeito a outros tipos de lesão, principalmente de tornozelo. Justamente por ser irregular, a praia pode ter buracos e prejudicar a sua passada, fazendo com que vire o pé.

Cuidado com a inclinação da praia

Praia da Pipa

Para fugir dos buracos e dessa irregularidade da praia, corredores tendem a ir para a areia mais dura, próxima à água. Só que além do impacto maior pelo fato de o solo ser mais duro, precisam prestar atenção na inclinação da praia. Essas áreas geralmente são mais inclinadas, prejudicando a coluna e sobrecarregando um dos lados do corpo.

Descalço ou de tênis?

Correndo na praia

Dispense o tênis. O melhor pra correr na areia é descalço mesmo, a menos que você esteja sentindo algum tipo de lesão nos tendões do pé. Para quem quer algo mais profissional, são indicadas as sapatilhas ou aqueles tênis fivefingers, que farão com que você eventualmente não pise em lixo, cacos de vidro e qualquer outra coisa que possa estar no seu caminho.

Mergulho no mar? Só depois!

No swimming

Nunca cometa o erro de dar um mergulho no mar e depois iniciar sua corrida. A água salgada aumentará a possibilidade de você ter uma bela assadura nas coxas, o que não vai ser nada agradável. Quer lavar a alma no mar? Faça depois da corrida, quando estiver indo embora.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »