Fazer hora extra aumenta chance de AVC

shutterstock

Se você é um workaholic ou seu chefe sempre te obriga a fazer horas extras no trabalho, cuidado! Você é um sério candidato a ter um acidente vascular cerebral.

Quem confirmou isto foi um estudo realizado em três continentes e liderado por pesquisadores da University College London. Mika Kivimäki, professor de epidemiologia na UCL, e colegas analisaram separadamente a doença cardíaca e acidente vascular cerebral 25 estudos envolvendo mais de 600.000 homens e mulheres da Europa, EUA e Austrália, que foram seguidos por uma média de 8,5 anos.

Segundo eles, aqueles que trabalham entre 41 e 48 horas apresentaram um risco 10% maior de acidente vascular cerebral do que pessoas que trabalham de 35 a 40 horas semanais. Os que trabalham 49 a 54 horas tiveram um risco aumentado 27%. Já para aqueles com 48 horas por semana, o risco chegou a 33% de sofrer um AVC. Além disso, o perigo de sofrer alguma doença cardíaca coronária aumenta em 13%.

Os resultados confirmam as hipóteses de muitos de que a cultura de trabalhar por longos períodos, incluindo finais de semana, é potencialmente prejudicial para a saúde. O estudo alerta:

shutterstock

“A morte súbita por excesso de trabalho é muitas vezes causada por acidente vascular cerebral e acredita-se resultar de um disparo repetitivo da resposta ao estresse. Mecanismos comportamentais, tais como inatividade física, pode também ligar longas horas de trabalho e acidente vascular cerebral; uma hipótese apoiada por evidências de um aumento do risco de acidente vascular cerebral incidente em indivíduos que se sentam por longos períodos de trabalho”.

As pessoas que trabalham longas horas também são mais propensos a ignorar os sinais de alerta, levando a atrasos na obtenção de tratamento. Esta associação se manteve mesmo depois de levar em conta os comportamentos de saúde como o tabagismo, consumo de álcool e atividade física, bem como fatores de risco cardiovascular comum, incluindo pressão alta e colesterol alto.

“A inatividade física pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral através de vários mecanismos biológicos e consumo excessivo de álcool – um fator de risco para todos os tipos de acidente vascular cerebral – pode ser um fator contribuinte, porque os funcionários que trabalham longas horas parecem ser ligeiramente mais propensas a beber em excesso do que são aqueles que trabalham no horário padrão”.

O conselho que eu dou é, dedique-se um tempo a você e sua saúde e não bitole no trabalho. Não adianta nada ter uma carreira promissora e uma péssima (ou nenhuma) qualidade de vida.

Fonte: The Lancet

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »