Dores musculares: como evitar?

Dores musculares: como evitar?
Uma das maiores reclamações das pessoas ao começar a fazer algum exercício são as famosas dores musculares. Aquela dor que você sente nos músculos 24h ou 48h depois do treino – e por isso é conhecida como “dor do dia seguinte” – tem motivo e principalmente, tem como ser evitada.

Qual a melhor alimentação pós-treino?
+ 13 Dicas simples para comer menos e perder peso

Agora você vai aprender como não passar mais por momentos ridículos como não conseguir esfregar o shampoo no banho depois da musculação ou andar como uma senhora reumática no dia seguinte àquela corrida de rua que você foi “só pra ter a camiseta”.

A causa

A causa - Crédito: Reprodução
Quando treinamos, os músculos sofrem microlesões. Isso é normal. É como se causássemos um estresse na nossa musculatura. Com horas de repouso e alimentação adequada, nós nos recuperamos e passamos a aguentar um pouco mais de carga, pois os músculos passam a se preparar para aquele estresse que você o fez passar.

Para melhorarmos nosso condicionamento, temos que ir aumentando ligeiramente a carga do nosso treino a cada dia. É o tal do “de grão em grão a galinha enche o papo”.

Lembra da dica do professor, de “começar devagar” e ir aumentando a intensidade do treino aos poucos? Pois é. Você não seguiu, deu nisso. A dor do dia seguinte aparece após fazermos um treino muito mais intenso do que estamos acostumados.

Ok, a endorfina te deu confiança, você se sentiu bem e exagerou. Compreensível. Mas não é bom fazer isso sempre, pois os músculos podem precisar de até uma semana de repouso pra se recuperar, o que vai impedir você de treinar por uns dias, atrapalhando todo o seu progresso.

Como evitar

Como evitar - Crédito: Reprodução
Um dos grandes motivos para treinar mais pesado do que nosso corpo está acostumado é a tal da vaidade. Sim, tem muita gente que simplesmente pira na sensação bem estar que o exercício proporciona e acaba passando dos limites sem querer.

Mas tem muita gente (98% das vezes, homens) que fica com vergonha de treinar com menos peso do que os outros. Aí o espertão se mete a aumentar radicalmente os pesos dos exercícios num espaço de tempo muito curto. O resultado disso é uma postura horrorosa (adeus coluna, ombros, joelhos e quadris) e dores musculares.

A melhor maneira de se prevenir a dor do dia seguinte é ter paciência e aumentar aos poucos a intensidade dos seus treinos. Além disso, beber muita água e ter uma alimentação equilibrada tanto nos dias de treino, quanto nos dias de repouso, é fundamental.

Texto colaborativo de Diego Paladini. Personal trainer, mestre em Educação Física e MBA em Marketing. Cansado de ver tanta gente sedentária, resolveu dar dicas sobre como ter mais qualidade de vida na correria do dia a dia (Confira mais dicas em Saúde na Rotina).

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »