Dicas para quem odeia correr

capa

Passa ano, entra ano e a corrida de rua parece não sair de moda. Mesmo com a popularidade cada vez mais em alta, muitas pessoas ainda não entendem a prática: “Como assim correr sem objetivo, simplesmente chegar em um lugar e voltar?”

Porém, se você quer uma forma efetiva e simples de perder peso, a corrida é uma atividade aeróbica altamente recomendada.  Para você que quer gastar menos energia com pesquisa e focar nos treinos, separamos algumas dicas simples para quem odeia correr. Confira:

Você não precisa só correr, para correr

home-corrida-rua

Mesmo odiando, constatei que “correr” é o principal esforço nas minhas atividades físicas. Seja na academia, no rugby, na pelada com amigos ou lembrando das época do handebol, correr feito louco toma grande parte da brincadeira.

Na média um boleiro profissional corre 10km por partida, um rugbier 7km e o handballer 4km (aproximação sem fontes confiaveis diretas). Logo, você pode fazer uma atividade física que tem corrida associada e talvez o esforço seja menos maçante do que apenas dar uma volta correndo no parque.

Passos de formiga e sem COM vontade

esteira-rua-megagym-021

O mais comum na hora de disparar é dar umas pernadas gigantescas, parecendo uma gazela saltitando. Desta maneira você gasta muita energia para começar o passo, aumenta o impacto na hora de por o pé no chão e perde tempo entre um passo e outro pois tem de frear e acelerar novamente.

Pensando em um carro seria como acelerar loucamente metade do quarteirão, meter o pé no freio até a outra esquina e recomeçar o ciclo no próximo bloco. Gasta pacas né?

A chave está em onde seu pé aterrissa em relação ao resto do corpo. Idealmente, o seu pé deve fazer contato com o solo diretamente abaixo de seu corpo. Você gasta menos energia para começar, para parar e menos tempo para o próximo passo.

Endireita as costas muleque!

homem-correndo-rua

Outra coisa do afobado é se entortar pra frente para correr mais. Contrariando o maluco que deve achar que o peso da cabeça facilita ir para frente, isso ai só piora o esforço nas suas costas e joelho. Você deve ter uma ligeira inclinação para frente na hora de correr. Mas esta inclinação deve vir dos tornozelos e não da sua cintura. Além disso ela é natural;

Acontece sozinha se você tenta se manter ‘alto’ enquanto corre. Quando um personal trainer fala para se inclinar para frente, é nos casos das pessoas que fazem força contra esta inclinação, um reflexo comum de quem tem dor nas costas.

Olhe para frente

dasdasdada

Antes eu olhava para o chão, próximo de onde eu pisaria. Isto também te mantem inclinado para frente, dificulta a respiração e contrai o maxilar, tensionando o pescoço e ombros. Se você correr mirando o horizonte, fica mais fácil manter os ombros, braços, joelhos e os pés atuando de maneira correta.

Use os braços

running-on-holida-gear-checllist-brand_large

Pensando que correr é trabalho só da perna, tem gente que parece tiranossauro rex na hora da corrida. Este tipo de postura, tensiona o corpo e te desequilibra.

Os braços devem se mover no mesmo ritmo que as pernas, ombros soltos, com os cotovelos flexionados em 90 graus e as mãos abertas ‘cortando’ o ar. Se você ‘cruzar’ as mãos, aumentará o atrito do ar, gastando energia e diminuindo a velocidade.

Fluidez e sincronismo

Running

É normal que, ao tentar usar os braços, você perca a sincronização entre pernas e braços, então lembre-se de que eles devem ser alternados (p.e. braço esquerdo com perna direita) e sincronizados, quando um sai o outro também vai.

Além disso, como no exemplo do carro, você gasta energia para acelerar e para frear cada movimento. Poupe esforço ‘ligando’ um movimento no outro. Sinta as chacoalhadas e empurrões que seu corpo sofre quando faz em um movimento e aproveite no próximo.

Calma, respira

man-running-countryside

Ao invés de fazer bla bla bla sobre inspirar renovação e inovação, expirar estresse e yin, presta atenção no óbvio: Você tem de respirar tempo o suficiente para se encher de oxigênio e expirar o suficiente para se livrar do gás carbônico.

Quando falta ou passa do limite, seu corpo te avisa, então na próxima respiração ajuste o tempo, até parar o alerta. Uma vez estável, conte de alguma maneira (passadas, braçadas, linhas do campo, batidas de musica, etc) quanto cada etapa toma do ciclo e mantenha a contagem. Aos poucos, se torna natural.

Uma coisa de cada vez

man-running-sunset

Não adianta tentar tudo de uma vez, você vai errar tudo, se frustrar e botar a culpa no Manual. Tente por em prática uma dica, se sinta bem com ela, depois a próxima. Eu coloquei na ordem que deu certo no meu caso, talvez no seu seja outra.

Debata, odeie e curta

o-MAN-RUNNING-facebook

Nós corredores preguiçosos temos que nos unir. Eu fiz minha parte ajudando vocês com um pouco. Então volte depois e diga o que funcionou para você, outra coisa que descobriu ou declare sua incompreensão dos motivos pelos quais alguém sente prazer em acordar as 5 horas para andar uma distância superior à ida ao trabalho, voltar, tomar banho e ir ao trabalho de carro.

Texto escrito por Lucas Pacheco, que odeia mesmo correr, mas tem que fazê-lo para pode jogar rugby direito.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] e quem sabe nós não publicamos?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »