Deixar de consumir glúten aumenta risco de diabetes

Nos últimos tempos, entre os itens que muitas pessoas estão abrindo mão em busca de uma alimentação mais saudável e emagrecimento é o glúten e a lactose. Porém, visto como vilão, um novo estudo nos EUA revelou que a ausência de uma dieta sem o primeiro item pode aumentar risco de diabetes do tipo 2.

+ Cervejas sem glúten que você precisa conhecer

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram isso depois de reunir informações de três grandes estudos que duraram 30 anos. (1984-1990 e 2010-2013). Nessas pesquisas, os participantes precisaram responder a um questionário de frequência alimentar a cada dois e quatro anos.

As pessoas que consumiram mais glúten foram 13% menos propensas a desenvolver a diabetes em comparação a outros que ingeriram menos a proteína.

Com esses dados na mão, os cientistas calcularam a ingestão de glúten dos participantes e viram que a maioria dos voluntários comeu menos de 12 gramas por dia.

O que os cientistas descobriram é que cerca de 16 mil pessoas que participaram dos estudos desenvolveram diabetes tipo 2. Ao comparar o consumo de glúten com os riscos de desenvolver a doença, chegaram à conclusão que os voluntários que comeram mais glúten tinham 13% menos chances de desenvolver a condição do que os que não consumiram tanto a proteína (menos de quatro gramas diárias).

Vale salientar que os indivíduos que se alimentaram com menos glúten também tiveram uma menor ingestão de fibra de cereais.

O estudo não chegou a uma resposta para dizer por que os participantes que comeram mais glúten foram menos propensos a desenvolver a doença. Uma das hipóteses levantadas é que essas pessoas também comeram mais fibras, uma substância que ajuda a proteger o corpo contra o diabetes tipo 2.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »