Deixar de consumir glúten aumenta risco de diabetes

Estudo nos EUA aponta que ingestão de alimentos com glúten pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2

Nos últimos tempos, entre os itens que muitas pessoas estão abrindo mão em busca de uma alimentação mais saudável e emagrecimento é o glúten e a lactose. Porém, visto como vilão, um novo estudo nos EUA revelou que a ausência de uma dieta sem o primeiro item pode aumentar risco de diabetes do tipo 2.

+ Cervejas sem glúten que você precisa conhecer

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram isso depois de reunir informações de três grandes estudos que duraram 30 anos. (1984-1990 e 2010-2013). Nessas pesquisas, os participantes precisaram responder a um questionário de frequência alimentar a cada dois e quatro anos.

As pessoas que consumiram mais glúten foram 13% menos propensas a desenvolver a diabetes em comparação a outros que ingeriram menos a proteína.

Com esses dados na mão, os cientistas calcularam a ingestão de glúten dos participantes e viram que a maioria dos voluntários comeu menos de 12 gramas por dia.

Crédito: Reprodução

O que os cientistas descobriram é que cerca de 16 mil pessoas que participaram dos estudos desenvolveram diabetes tipo 2. Ao comparar o consumo de glúten com os riscos de desenvolver a doença, chegaram à conclusão que os voluntários que comeram mais glúten tinham 13% menos chances de desenvolver a condição do que os que não consumiram tanto a proteína (menos de quatro gramas diárias).

Vale salientar que os indivíduos que se alimentaram com menos glúten também tiveram uma menor ingestão de fibra de cereais.

O estudo não chegou a uma resposta para dizer por que os participantes que comeram mais glúten foram menos propensos a desenvolver a doença. Uma das hipóteses levantadas é que essas pessoas também comeram mais fibras, uma substância que ajuda a proteger o corpo contra o diabetes tipo 2.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso