Como eliminar o mau cheiro das axilas

Assim como praticamente tudo o que o nosso corpo elimina, o odor das axilas também está diretamente relacionado ao que você come.

Apesar da higiene interferir, sim, no processo, um dos causadores do tão detestado CC pode ser a má alimentação ou também fatores glandulares ou hormonais.

Então, se você seguir as recomendações abaixo e, mesmo assim, o cheiro forte de suor não te deixar em paz, talvez seja a hora de procurar um especialista porque o seu problema realmente pode ser hormonal.

Veja como eliminar o mau cheiro das axilas:

Lave bem o sovaco

Vamos tratar os sintomas primeiro, certo? A higiene das axilas também é importantíssima e, às vezes, você pode estar lavando o seu sovaco da forma errada.

Alguns sabotes com o aroma muito acentuado podem fazer com que você produza suor mais rápido e que o cheiro exalado pelo o seu corpo piore, então, lave o sovaco com sabonete neutro para eliminar o mau cheiro das axilas.

Não acumule desodorante

Na hora de lavar, preste muita atenção para ver se não restou nenhum resíduo do desodorante do dia anterior ou até mesmo do sabonete. Caso isso aconteça, você pode criar uma colônia de fungos e bactérias embaixo do braço e aí, é certeza que o mau cheiro das axilas vai ser insuportável.

Se você está na dúvida, uma boa dica é, pelo menos duas vezes por mês, misturar vinagre com álcool e, depois do banho, passar a mistura nas axilas com um pano.

Bicarbonato

O cheiro está bravo e você não aguenta mais precisar ficar conferindo o cc toda hora? Uma boa solução é utilizar bicarbonato – substância conhecida por combater cheiros ruins.

Se você já fez o passo um e dois e, mesmo assim, o mau cheiro persistiu ao longo do dia, no dia seguinte, depois do banho, você pode colocar um pouco de bicarbonato nas axilas com um algodão.

Mas preste atenção pra ver se o produto não vai irritar a sua pele!

Escolha a roupa certa

Tecidos sintéticos costumam impedir a respiração da pele e aumentar o suor. Além disso, se você costuma transpirar bastante, fuja de roupas apertadas e de tecidos como o poliéster, por exemplo.

Você está suando demais?

Se você normalmente já é uma pessoa que costuma suar bastante, provavelmente também deve encarar o mau cheiro das axilas com maior freqüência. Então, uma dica é preparar uma infusão com folhas de tomilho ou alecrim e aplicar embaixo do braço para controlar a hiperidrose – sudoração crônica.

A babosa, bastante utilizada pra curar a ressaca, inclusive, também pode controlar esse suador todo. Basta aplicar um pouco de gel de babosa na axila – de preferência, durante a noite – e no dia seguinte você provavelmente vai transpirar bem menos.

Mas, lembre-se: consulte um médico se o suor for realmente excessivo e te incomodar muito, existem tratamentos específicos para esse tipo de problema.

A alimentação é importante

Ela pode não ser o fator primordial, mas com certeza uma má alimentação influencia no mau cheiro das axilas e de qualquer secreção corporal.

Por isso, se você comer bastante cebola, alho, café ou beber bastante álcool o cheiro do suor vai ser intensificado.

Se você não conseguir abrir mão do café e nem reduzir o consumo dos outros alimentos relatados acima, uma solução é também consumir frutas e verduras.

O cigarro, aliás, destrói a pele e também faz o organismo produzir um suor com um cheiro ainda pior. Tá aí mais um ótimo motivo para você parar de fumar!

Troque o desodorante pelo anti-transpirante

Sim, existe uma diferença e os desodorantes só servem para encobrir o mau cheiro que já está grudado na pele – eles não combatem o suor excessivo.

Já o anti-transpirante exerce essa função mas, mesmo assim, é importante utilizá-lo com cautela e ficar um tempo sem aplicá-lo para que a pele respire e você não desenvolva algum problema de saúde.

Quer mais dicas

Newsletter MHM

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »