Coisas que aprendi treinando Muay Thai

bigstock-one-caucasian-man-exercising-t-46863163

“Aquele que é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada” – Benjamin Franklin

Confesso: Apesar de sempre gostar de lutas – pratiquei judô e boxe por alguns anos – eu tinha um certo preconceito com o Muay Thai. Achava que era violento demais, rápido demais e difícil demais para mim.

Na real, não era bem preconceito. Era medo mesmo.

Mas um dia desses, em um momento de inspiração, resolvi parar de ser cagão, participar de um treino de Muay Thai na DK Academia e ver qual que era da modalidade. Foi paixão a primeira vista.

Treino de Muay Thai da madrugada na @dkacademia #squadrãothai #vemproladodk

Uma foto publicada por Manual do Homem Moderno (@blogmhm) em

Descobri na prática que o Thai não só é uma atividade física que queima uma porrada de calorias, como também ensina disciplina, respeito e superação.

Como sei que este medo não era uma coisa exclusiva minha, resolvi fazer um post sobre o que eu aprendi nos meus treinos de Muay Thai até agora. Quem sabe você não se inspira e vai treinar a modalidade também?

Muay Thai não é clube da luta

12958865685_fc6f1cc199_b

Muita gente acha que vai chegar em um treino de Muay Thai, tirar o tênis, camiseta e sair na mão. Não vai. Quanto mais séria a academia e o treinador com que você treina, mas sério e menos violento será o seu treino.

Ninguém vai te colocar para fazer sparring (um exercício de simulação de luta) ou para lutar se você não estiver pronto e – acima de tudo – disposto para isso. Só vira lutador profissional quem quer.

Logo, vale a penar dizer que o treino de Muay Thai não é sobre machucar o outro, mas sim sobre aperfeiçoar uma técnica. O que por consequência vai te fazer entrar em forma e colaborar um tanto para fazer com que você se sinta melhor consigo mesmo.

Dói, mas passa

tumblr_mht91rQVkD1qic19lo1_1280

Como qualquer outra atividade física, é normal você sentir incômodo em alguns músculos após o primeiro treino. Mas com o tempo passa.

Quanto mais você treina, se dedica e descansa corretamente, o seu corpo vai se tornando mais forte. O mesmo vale para o sparring e acredito que para lutadores profissionais também.

Na hora ou no dia depois, pode até doer, mas é só continuar treinando que seu corpo se torna mais forte. É a fraqueza indo embora de você. O mesmo princípio vale para a vida.

Não existe forma física ideal para treinar

Fighters train at the Muay Thai Boxing Club under the freeway at Khlong Toei, Bangkok Thailand March 2003 ©David Dare Parker / AsiaWorks Photography

Logo no meu primeiro treino reparei que tinham gordos, magros, altos, baixos, jovens, velhos, homens e mulheres treinando. Não importa a forma física, idade ou sexo. O que importa é ter disposição.

Muitas vezes a gente se limita a fazer alguma coisa por não se achar adequado para aquilo. A gente dá desculpas e se impõe limitações para realizar uma vontade, invés de calar a boca e ir atrás do que a gente quer.

Quer algo? Trace um plano, vá lá e faça. Quer praticar uma modalidade esportiva? Veja com seu médico se você está apto a fazer, vá lá e faça.

Você não é feito de vidro

muay-thai

Já reparou como perdemos o senso do tato no dia-a-dia? Vivemos presos dentro de nossos carros, casas e escritórios, onde ninguém pode encostar na gente.

Qualquer esbarrão, empurrão ou batida é um choque imenso. Como se o ser humano fosse feito de vidro. Mas não é.

O que nos faz chegar ao sparring. Ele faz parte do treino de Muay Thai sendo uma simulação muito próxima de uma situação de luta. Mas, como disse lá em cima, só participar quem quer e está pronto para isso.

tumblr_m8cek2JPKp1rd9oayo1_1280

Quando você está no sparring, você e seu parceiro estão simulando uma luta, com socos, chutes e contato. Não é uma luta de verdade, nem uma disputa de quem bate mais forte, mas se você não levantar a guarda, vai tomar um soco sim.

Normalmente, não muito forte, já que no sparring a força deve ser controlada para dar lugar à técnica. Mas é sempre um choque tomar soco na cara, certo?

Mas quer saber? Você sobrevive. Mais do que isso: Tomar um ou outro golpe de surpresa te ensina a ficar mais esperto e não vacilar da próxima vez. Não vai te quebrar, vai só te deixar mais forte.

Quando mais você treina, mais conhece sobre si mesmo

KOH_401_aspect16x9

Nós passamos o dia inteiro sentados na frente de um computador ou no sofá da sala vendo TV. O ser humano ficou molenga. Muitas pessoas não sabem do que são capazes por simples preguiça de levantar a bunda e ir se exercitar.

Quanto mais você treina, mais você entende do que é capaz. O quanto você consegue correr, pular, chutar, agachar… Você vê aos poucos os limites de ontem sendo ultrapassados.

Se um dia só conseguia fazer 10 flexões, depois de um mês de treino consegue fazer 20. E por aí em diante. O treino de uma prática esportiva mostra que você é capaz de muito mais do que imagina.

Medo se encara de frente

download

Como eu disse lá em cima, eu tinha medo do Muay Thai. Medo de não conseguir chutar alto, de não acompanhar um treino ou de rirem de mim. Mas acredito que certos medos devem ser encarados de frente. Com o tempo, o medo se torna controlado, dando lugar para confiança.

Ele ainda surge com o tempo. A primeira vez que participei de um sparring, eu estava me cagando de tomar uma surra e virar uma piada. Mas lembrei de tudo que eu treinei, aprendi e ouvi. Sem contar a confiança que dá ter um treinador por perto dando orientações e mostrando que você é capaz.

Depois daquela primeira vez, cada vez que paro de luvas na frente de alguém, me sinto mais confiante no que estou fazendo. Lembro de fundamentos, treinos e de tudo que aprendi. Tudo isso graças ao medo.

O medo é bom. Ele mantém a gente vivo e impede que a gente faça merda. Temos que usa-lo para coisas boas também. Aprendi a usar o meu medo como combustível para reconhecer minhas falhas, buscar o autocontrole e confiança.

O Muay Thai é um treino para vida

p8

O Muay Thai é um treino para a vida. Ele te deixa duro. Forte. O Muay Thai ensina que você pode ir um pouco além do que já é e ter uma consciência corporal maior e melhor.

Te ensina que se você se esforçar você pode ficar melhor. Que você pode tomar uma ou outra porrada aqui, mas vai sobreviver. Melhor ainda. Vai aprender a contra-atacar com o tempo.

DKACADEMAI

[TRANSPARÊNCIA] Só consegui fazer este post porque os caras da DK Academia me convidaram para treinar lá. Ela é uma academia localizada na Mooca e que fica aberta 24h por dia.

Acessando o site dos caras ou colando lá dizendo que conheceu a academia por causa da gente, você ajuda que o MHM continue a produzir conteúdo de qualidade.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »