Caminhada rápida é melhor para emagrecer do que academia

Estudo aponta que caminhada é o jeito mais eficiente do que atividades em academia

O melhor método para emagrecer tem baixo custo e exige muito pouco esforço físico seu: é a simples, barata e comum caminhada. Quem apontou isso foi um estudo realizado na London School of Economics, no Reino Unido.

Segundo a pesquisa, que comparava que pessoas que fizeram caminhadas rápidas com outras que se aderiram a atividades na academia ou mesmo esportes como futebol, 30 minutos da primeira atividade feita com regularidade ajuda a manter o Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo e a cintura mais fina, sem gorduras localizadas na barriga.

Fazer caminhadas é importante para melhorar o condicionamento cardiovascular e ainda ajuda a condicionar os membros inferiores. O interessante é que é uma atividade física de baixo impacto e uma boa arma de combate e prevenção de diversas doenças. Ela libera endorfinas que geram sensação de bem estar, além de auxiliar no controle dos níveis de pressão arterial.

Reprodução

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), andar diariamente por 2 a 4km/h, um ritmo leve que faz a atividade durar em torno de 30 minutos, é suficiente para diminuir consideravelmente o risco de infarto, derrame ou desenvolver diabetes e hipertensão.

Além disso, o condicionamento físico conquistado por esse exercício ajuda na execução de diversas funções diárias, como aumento da disposição no cotidiano, fortalecimento muscular, prevenindo de torções, quedas e lesões.

Confira algumas dicas para praticar a caminhada

– Para começar, opte por uma distância de 1,5km percorrida em 15 minutos.
– Tenha uma frequência de, no mínimo, 3 vezes por semana, em dias intercalados
– Durante a atividade, preocupe-se em manter a postura com as costas eretas, braços relaxados e movimentos sincronizados dos membros superiores.
– Alongar antes e depois da caminhada torna a atividade mais eficiente, já que reduz chances de lesões e cãibras. O ideal é fazer antes e depois dela, se não puder, priorize o alongamento pós.
– Escolha um tênis próprio para a atividade física em um tamanho confortável.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso